Zap Móveis

4 erros para evitar na entrega das chaves

Entrega das chaves
Spread the love

Encontrar o imóvel dos sonhos, seja novo ou usado, é uma conquista especial. Mas é preciso cuidado para que esse momento não se torne um pesadelo. Alguns erros podem ser evitados com atitudes simples e listamos quatro importantes para não ter problemas na hora da entrega das chaves.

O primeiro ponto é que não ter um profissional acompanhando o processo pode acarretar em um desgaste desnecessário. Principalmente porque a aquisição de um imóvel é um procedimento complexo. “Ele demanda uma análise documental completa. Diante desse cenário é indispensável procurar um corretor de imóveis na aquisição. Trata-se do profissional qualificado para intermediar a negociação com segurança e credibilidade em todas as etapas”, explica Laudimiro Cavalcanti, diretor do Creci-RJ. 

Análise dos documentos para entrega das chaves
 Análise dos documentos deve ser criteriosa e profissional pode ajudar no acompanhamento

Não avaliar de forma criteriosa a condição do imóvel é outro erro que pode ser cometido. “No caso de imóveis usados, deve-se elencar todos os itens que permanecerão no imóvel após a concretização da negociação e a entrega das chaves. No caso de imóveis novos é importante se atentar ao memorial descritivo, documento obrigatório na aprovação do projeto que especifica o acabamento, a metragem e as características da unidade imobiliária”, detalha. “Quando não se dá a devida importância para esse documento, é possível identificar, após a entrega das chaves, diferenças no acabamento, gerando reclamações e ações judiciais”, complementa.

Leia também

+ Saiba como ganhar dinheiro vendendo seu imóvel

+ Veja 7 dicas para vender ou alugar seu imóvel com segurança

+ Veja como começar o sonho da casa própria durante o isolamento social

Uma vistoria, quando não é bem feita, também pode acarretar em problemas e alguns pontos não devem deixar de ser observados. “Os pontos observados durante a vistoria para receber as chaves são vários. É comum acontecer de portas e janelas estarem empenadas, deve-se abrir e fechar todas mais de uma vez; verifique se tem algum piso solto ou mal colocado; abra todas as torneiras; verifique as descargas; confira todos os pontos de luz e a parte hidráulica, sinais de rachadura, tudo isso terá que ser analisado com atenção”, enumera. 

Vistoria do imóvel para entrega das chaves
 É preciso verificar uma série de itens durante a vistoria, como a parte hidráulica

A vistoria é também importante para identificar qualquer necessidade de reparo e, neste caso, não estabelecer as regras para a realização do conserto pode gerar transtornos. “Isso é importante principalmente quando falamos em imóveis usados, que já sofreram desgaste natural devido ao tempo de uso. É preciso conferir se o que foi negociado condiz com o que está sendo entregue, estabelecendo como serão feitos os reparos. É necessária a negociação com o vendedor sobre como será esse ajuste, devendo ser descrito em um documento os detalhes do acordo e de como ele será realizado”, sugere.

Leia mais

+ Banheiro para relaxar: como tornar este espaço em uma sala de banho?

+ Veja o que é necessário para criar um lar acessível para idosos

+ Como economizar dinheiro alugando seu imóvel

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas