Zap Móveis

Bairros de Belém que você precisa conhecer

Belém, capital do Pará
Spread the love

Belém, capital do Pará, é uma cidade repleta de história e tradição. Com mais de 400 anos, fica às margens do Rio Guamá e da Baía do Guajará. Em uma das principais cidades no Norte do Brasil, os bairros de Belém oferecem excelentes opções para comprar ou alugar imóveis em uma das cidades mais tradicionais do Brasil.

A cidade é formada por uma área insular e uma continental. Considerada a capital que recebe mais chuvas no Brasil, o clima é quente e úmido o ano todo. Belém faz parte da Amazônia Oriental, tornando o município repleto de diversidade em relação à fauna e à flora. Vamos conhecer os principais bairros com o ZAP Imóveis?

1. Campina

Estação das Docas é um complexo cultural, turístico e gastronômico

Referência econômica, cultural e turística, o bairro Campina é considerado um dos mais históricos. As ruas foram construídas na época da colonização do Brasil. Por isso, é nesse bairro onde estão localizados os pontos turísticos mais tradicionais, como o Theatro da Paz, o Ver-o-Peso e a Estação das Docas.

Sendo assim, com excelente localização, Campina é um dos bairros de Belém mais consagrados. Destacam-se na região a diversidade de serviços e o bem-estar proporcionado pelo clima aconchegante do local. Fica por lá um dos principais pontos do cortejo da procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

2. Cidade Velha

Reconhecido como o mais antigo, o pontapé inicial do município de Belém foi no bairro Cidade Velha. Nele está localizado o Forte do Presépio, uma das primeiras construções da cidade. Em um passeio pelo bairro, é possível conhecer diversas edificações tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

O Cidade Velha, ao lado do Campina, é passagem obrigatória para quem deseja conhecer os bairros de Belém. A gastronomia típica também é um dos marcos do bairro. Lá é possível experimentar o pato no tucupi, o tacacá e a carne seca com açaí, além de degustar a cachaça de jambu e a maniçoba feita pela população local.

3. Nazaré

Quem procura um local repleto de comodidade para comprar ou alugar um imóvel precisa conhecer o bairro de Nazaré. Na região, localiza-se a melhor seleção de moradia da capital do Pará. Além de edificações históricas, as construções residenciais destacam-se pela variedade de opções.

Em Nazaré está fixada a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. No bairro, turistas e moradores têm acesso a restaurantes, cafés, bancos, bares e pontos turísticos. Outros pontos tradicionais são o Colégio Santa Catarina de Sena, e as sedes do Clube do Remo e do Paysandu Sport Club.

4. São Brás

Entre os bairros de Belém, o São Brás começou a receber as primeiras moradias nos anos 1920. Resultado do sucesso do Ciclo da Borracha, os moradores de Belém passaram a ocupar o lugar em busca de bem-estar, longe da agitação do centro. Hoje, ele ainda é sinônimo de tranquilidade e conforto.

As extensas avenidas e os largos quarteirões são repletos de árvores. Sendo assim, o São Brás segue sendo uma das regiões de Belém mais valorizadas. A localização estratégica fez com que o bairro abrigue o Terminal Rodoviário de Belém. É por lá que passam as ruas e as avenidas que mais recebem carros e ônibus todos os dias.

5. Curió-Utinga

Berço do Parque ambiental de Belém, Curió-Utinga é um dos bairros de maior extensão. Sendo assim, é altamente arborizado, com nascentes e mananciais em abundância. É nessa região que se localiza a Companhia de Saneamento do Pará, responsável por distribuir água potável à capital.

A Lagoa Água Preta e o Lago Bolonha são os tesouros do bairro Curió-Utinga. Fazendo divisa com o município de Ananindeua, ele foi batizado em homenagem ao tradicional engenho Utinga e ao famoso Francisco Curió, personalidade reconhecida como uma das figuras mais célebres de Belém do Pará.

Conheça os pontos turísticos de Belém

A capital do Pará possui alguns dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Quem visita ou mora na cidade não pode deixar de conhecer a Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré, a Praça da República, o Cine Olympia, o Theatro da Paz, a Estação das Docas, a Sorveteria Cairu, a Cidade velha e o Mercado Ver-o-Peso.

Entre os pontos turísticos de Belém, o Forte do Presépio, o Complexo Feliz Luzitânia e o Mangal das Garças são paradas obrigatórias. Assistir ao pôr do sol na baía do Guajará em um passeio de barco é a garantia de momentos inesquecíveis e especiais. Se tudo isso for acompanhado do tradicional açaí na tigela, melhor ainda.

Entre os pontos turísticos, destacam-se o Museu Paraense Emílio Goeldi, o Parque Estadual do Utinga, o Parque da Residência, o Hangar Centro de Convenções da Amazônia e o Espaço São José Liberto. Em toda a cidade, também é possível encontrar restaurantes para apreciar a gastronomia tradicional.

Apartamentos e casas no ZAP Imóveis


No ZAP Imóveis, você encontra opções de apartamento e casas para comprar ou alugar em Belém. Confira o catálogo para conhecer residências com diferentes valores, número de cômodos e tamanhos. Utilize os filtros para melhorar sua experiência na busca pelo lugar que se encaixa exatamente com o que você procura.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas