5 bairros entre os mais turísticos de Belém
Belém, capital do Pará, atrai turistas com atrativos para o ano inteiro. Conheça os bairros onde ficam os principais pontos de turismo.

Belém completa 406 anos neste dia 12 de janeiro e, para além da programação relacionada à data comemorativa, a capital do estado do Pará tem atrativos para o ano inteiro. Alguns bairros se destacam por reunir atrações turísticas imperdíveis por quem visita a cidade. Confira quais são os cinco bairros entre os mais turísticos de Belém e veja os atrativos de cada um deles.
Campina

É um bairro histórico que turista nenhum que for visitar Belém vai deixar de passar. Isso porque ele abriga alguns dos principais pontos turísticos da cidade. A Estação das Docas, um complexo cultural, turístico e gastronômico na beira da Baía do Guajará, que nasceu da reestruturação de parte dos armazéns do porto da cidade, fica no local. O Mercado Ver-o-Peso, um dos mercados públicos mais antigos do Brasil, datado de 1625, e que figura na lista das sete maravilhas do país, também se encontra em Campina. O Theatro da Paz, fundado em 1878 e conta com visita guiada, também funciona no bairro. Campina é importante ainda por fazer parte do trajeto do Círio de Nazaré.
Cidade Velha

Bairro de extrema importância em Belém porque marca o berço histórico da capital paraense. Ele também abriga diversas atrações turísticas imperdíveis. O Forte do Presépio é uma delas. É uma das primeiras edificações da cidade, datada do Século XVII, e hoje é um lugar voltado para cultura, história e arqueologia. Atrai ainda os turistas a vista do alto das muralhas, que dá visão para o Centro Histórico. O turista ainda pode passar pela Casa das Onze Janelas, edifício do Século XVIII que já foi casa de senhor de engenho, hospital militar e Museu de Arte Contemporânea. A Catedral Metropolitana de Belém também está localizada na Cidade Velha. Fundada em 1616, ela é um dos palcos mais importantes do Círio de Nazaré. Ainda no bairro está o parque Mangal das Garças, com uma grande área verde que representa um pedaço da Amazônia em meio ao centro urbano.
Nazaré
É neste bairro que se encontra a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. Ela é o templo que abriga a imagem original da santa, encontrada no início do Século XVIII. Com belos vitrais e obras de arte sacra, a Basílica é aberta ao público durante todo o ano e atrai a atenção de turistas. Mas no dia do Círio de Nazaré recebe uma grande quantidade de fiéis porque a imagem da santa desce do alta-mor para ser apreciada mais de perto.
São Brás

O bairro abriga pelo menos dois pontos turísticos para quem busca áreas verdes. O Parque da Residência recebe esse nome porque tem um casarão que serviu de residência de antigos governadores do Pará e os jardins são uma ótima pedida para passeios. Entre os atrativos do local estão coreto, orquidário e um antigo vagão de trem. No bairro ainda está o Museu Paraense Emílio Goeldi, um museu de ciências e também parque zoobotânico com trilhas, muitas espécies de plantas e animais e um centro cultural.
Curió-Utinga
No bairro fica o Parque Estadual do Utinga, que é uma unidade de conservação ambiental e conta com diversos atrativos de turismo ecológico. Além de contar com uma área verde no meio da cidade, no parque é possível fazer trilhas, passeios de bicicletas, canoagem, stand up paddle e boia cross, para citar alguns exemplos. Um passeio que vale a pena para quem vai para Belém com crianças.
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.