5 bairros entre os mais turísticos de Belém

Belém, capital do Pará, atrai turistas com atrativos para o ano inteiro. Conheça os bairros onde ficam os principais pontos de turismo.

Belém, capital do Pará

Belém completa 406 anos neste dia 12 de janeiro e, para além da programação relacionada à data comemorativa, a capital do estado do Pará tem atrativos para o ano inteiro. Alguns bairros se destacam por reunir atrações turísticas imperdíveis por quem visita a cidade. Confira quais são os cinco bairros entre os mais turísticos de Belém e veja os atrativos de cada um deles. 

Campina

Estação das Docas é um complexo cultural, turístico e gastronômico

É um bairro histórico que turista nenhum que for visitar Belém vai deixar de passar. Isso porque ele abriga alguns dos principais pontos turísticos da cidade. A Estação das Docas, um complexo cultural, turístico e gastronômico na beira da Baía do Guajará, que nasceu da reestruturação de parte dos armazéns do porto da cidade, fica no local. O Mercado Ver-o-Peso, um dos mercados públicos mais antigos do Brasil, datado de 1625, e que figura na lista das sete maravilhas do país, também se encontra em Campina. O Theatro da Paz, fundado em 1878 e conta com visita guiada, também funciona no bairro. Campina é importante ainda por fazer parte do trajeto do Círio de Nazaré. 

Cidade Velha

Forte do Presépio é um lugar voltado para cultura, história e arqueologia

Bairro de extrema importância em Belém porque marca o berço histórico da capital paraense. Ele também abriga diversas atrações turísticas imperdíveis. O Forte do Presépio é uma delas. É uma das primeiras edificações da cidade, datada do Século XVII, e hoje é um lugar voltado para cultura, história e arqueologia. Atrai ainda os turistas a vista do alto das muralhas, que dá visão para o Centro Histórico. O turista ainda pode passar pela Casa das Onze Janelas, edifício do Século XVIII que já foi casa de senhor de engenho, hospital militar e Museu de Arte Contemporânea. A Catedral Metropolitana de Belém também está localizada na Cidade Velha. Fundada em 1616, ela é um dos palcos mais importantes do Círio de Nazaré. Ainda no bairro está o parque Mangal das Garças, com uma grande área verde que representa um pedaço da Amazônia em meio ao centro urbano. 

Nazaré

É neste bairro que se encontra a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. Ela é o templo que abriga a imagem original da santa, encontrada no início do Século XVIII. Com belos vitrais e obras de arte sacra, a Basílica é aberta ao público durante todo o ano e atrai a atenção de turistas. Mas no dia do Círio de Nazaré recebe uma grande quantidade de fiéis porque a imagem da santa desce do alta-mor para ser apreciada mais de perto.  

São Brás

Museu Paraense Emílio Goeldi é um museu de ciências e um parque zoobotânico

O bairro abriga pelo menos dois pontos turísticos para quem busca áreas verdes. O Parque da Residência recebe esse nome porque tem um casarão que serviu de residência de antigos governadores do Pará e os jardins são uma ótima pedida para passeios. Entre os atrativos do local estão coreto, orquidário e um antigo vagão de trem. No bairro ainda está o Museu Paraense Emílio Goeldi, um museu de ciências e também parque zoobotânico com trilhas, muitas espécies de plantas e animais e um centro cultural. 

Curió-Utinga

No bairro fica o Parque Estadual do Utinga, que é uma unidade de conservação ambiental e conta com diversos atrativos de turismo ecológico. Além de contar com uma área verde no meio da cidade, no parque é possível fazer trilhas, passeios de bicicletas, canoagem, stand up paddle e boia cross, para citar alguns exemplos. Um passeio que vale a pena para quem vai para Belém com crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais vistos

Mais lidas