Zap Móveis

Aposentado consegue financiar imóvel? Descubra agora

idoso olhando papéis
Spread the love

Se você já se aposentou, mas ainda não conquistou o sonho de comprar a casa própria, saiba que ele pode se tornar realidade, mesmo que você não tenha dinheiro suficiente para comprar uma propriedade à vista. Isso porque o aposentado consegue financiar imóvel. 

Isso é possível para casas, apartamentos e até mesmo chácaras. Contudo, antes de contratar um empréstimo bancário, é importante conhecer exatamente as regras de concessão de financiamento para quem já parou de trabalhar. 

Uma pessoa aposentada pode financiar um imóvel?

De acordo com a resolução CNSP n.º 205 da Superintendência de Seguros Privados (Susep), os bancos não podem negar empréstimos com base na idade do cliente, desde que, somada ao prazo de pagamento do financiamento, ela não ultrapasse a marca de 80 anos e seis meses.

Sendo assim, quem já parou de trabalhar pode financiar imóvel. Contudo, o prazo de pagamento da linha de crédito será calculado de acordo com a idade da pessoa. Por exemplo, um aposentado de 70 anos só pode contrair um empréstimo com prazo de, no máximo, dez anos.

Além disso, o aposentado que contrata um financiamento imobiliário deve pagar um seguro obrigatório por Morte ou Invalidez Permanente (MIP), cuja alíquota aumenta conforme a idade dele.

Como funciona o financiamento de imóvel para aposentados?

Com exceção do prazo de pagamento menor e da obrigatoriedade do seguro por Morte ou Invalidez Permanente, um aposentado consegue financiar imóvel com as mesmas regras de concessão do público geral.

Isso significa que a pessoa deve comprovar renda e passar por uma análise de crédito. Contudo, como o prazo de pagamento do financiamento diminui conforme a idade do solicitante, os aposentados provavelmente terão que pagar parcelas maiores para quitar a linha de crédito do que os indivíduos mais jovens.

Sendo assim, uma alternativa para quem busca parcelas com valores mais acessíveis para quitar um financiamento imobiliário é oferecer um valor de entrada maior no momento da negociação da compra do imóvel. 

Quais são os tipos de financiamento imobiliário?

Além de saber se o aposentado consegue financiar imóvel, é fundamental conhecer os tipos de financiamentos imobiliários disponíveis para esse público. Um deles é o Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Os financiamentos pelo SFH só cobrem até 80% do valor do imóvel, só podem ser utilizados para adquirir propriedades avaliadas em até R$ 1,5 milhão e só podem ser oferecidos para pessoas físicas. Além disso, a taxa de juros cobrada nesse tipo de linha de crédito é fixa. 

Outra forma de financiamento é o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI). Nesse caso, o valor da linha de crédito pode chegar a 90% do preço do imóvel. Contudo, a taxa de juros cobrada não é fixa e as pessoas jurídicas também podem contratar esse tipo de financiamento.

Quem é aposentado também pode contratar um empréstimo consignado para comprar um imóvel. Contudo, diferentemente de um financiamento imobiliário, é possível usar o dinheiro para comprar qualquer bem, e não necessariamente adquirir uma casa ou um apartamento. 

Idosos conversando com homem

Como um aposentado pode solicitar financiamento para comprar um imóvel?

Você já descobriu que aposentado consegue financiar imóvel, mas sabe como ele pode solicitar uma linha de crédito? O primeiro passo é pesquisar as taxas de juros cobradas por diferentes instituições financeiras. 

Depois de escolher um banco para solicitar uma linha de crédito imobiliária, confira quais são os documentos necessários para contratar um financiamento para aposentado, a seguir:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • extrato do benefício do INSS;
  • holerite, caso a pessoa tenha se aposentado, mas ainda trabalhe;
  • última declaração de Imposto de Renda.

Após a entrega da documentação, a instituição financeira vai analisar os documentos e fazer uma análise de crédito. Caso o banco aprove o financiamento de imóvel para aposentado, a pessoa será chamada para assinar o contrato e poderá adquirir a casa ou o apartamento. 

O que o aposentado deve considerar na hora de escolher um imóvel?

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Mutuários de Habitação (ABMH), Vinícius Costa, uma pessoa aposentada deve levar alguns fatores em conta na hora de procurar um imóvel para morar, principalmente a acessibilidade.

Segundo Costa, “um imóvel sem escadas e com facilidade de locomoção externa é fundamental”. Para ele, também é importante que quem já parou de trabalhar dê preferência para prédios com muitas unidades de apartamentos, já que isso contribui para a socialização. 

Simule seu financiamento imobiliário com o ZAP!

Agora que você já sabe que aposentado consegue financiar imóvel, que tal deixar esse processo ainda mais fácil usando a Calculadora de Poder de Compra do ZAP Imóveis? 

Com essa ferramenta, é possível determinar qual valor cabe no seu bolso e simular um financiamento com várias instituições financeiras, o que vai facilitar muito sua busca pelo imóvel ideal. 

No ZAP tem seu futuro lar

Calculadora

Use a nossa
Calculadora

E ache o seu imóvel ideal

Confira já Ver calculadora de poder de compra

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas