Zap Móveis

Anote as dicas para arrematar um imóvel em leilão

Spread the love

Arrematar um imóvel em leilão pode valer a pena, porque geralmente o valor será abaixo do de mercado. Porém, é preciso atenção nas dívidas que serão assumidas pelo comprador e verificar se todo o trâmite está dentro da lei.

A primeira coisa a saber é que a profissão de leiloeiro é regulamentada e só pode ser exercida com autorização da Junta Comercial do Estado. Portanto, pesquise! Veja mais dicas abaixo, preparadas pelos advogados Brunno de Moraes Brandi e Giovana Frascino Donato, que têm experiência nessa área.

muita atenção durante o processo do leilão

1 – Onde encontrar as melhores oportunidades para arrematar um imóvel em leilão?

Muitas pessoas têm dúvidas de onde podem encontrar as oportunidades de leilões. Veja alguns locais: Tribunal de Justiça de cada estado, Tribunal Regional Federal, Tribunal Regional do Trabalho, sites de leiloeiros, fóruns, jornais de maior circulação e com uma assessoria jurídica especializada em leilão.

2 – Identifique o tipo de leilão

Existem dois tipos de leilões, os judiciais e os extrajudiciais. Os primeiros decorrem de um processo judicial (cível ou trabalhista), geralmente por inadimplência. Já os extrajudiciais são regidos pela lei de alienação fiduciária. São casos em que o mutuário para de fazer o pagamento, a propriedade fica em nome da instituição bancária e é levada a leilão.

3 – Leia o edital

O edital de leilão é o principal documento que deve ser lido pelos interessados. Lá você irá encontrar informações sobre o imóvel que está sendo vendido, a forma de pagamento, a responsabilidade pelas dívidas, o leiloeiro responsável pela venda, entre outras.

4 – Visite o imóvel e a região

Não se deve comprar sem ver. Entre em contato com o leiloeiro ou com um advogado especializado para que ele busque autorização para visitar o bem. Isso ajuda a identificar o valor de mercado do imóvel e tornar o investimento vantajoso e seguro.

5 – Busque informações sobre dívidas

Por serem dívidas que acompanham a coisa, em muitos leilões o arrematante fica responsável por débitos de condomínio e IPTU. Essas informações também vão ajudar a saber o custo mensal de manutenção do imóvel.

6 – Procure um advogado para te ajudar a arrematar um imóvel em leilão

Para evitar fazer uma compra ruim e tornar o sonho em pesadelo, é crucial que o arrematante esteja bem assessorado por um advogado especializado. A experiência do leilão é positiva apenas se você souber o que está fazendo.

Se você não arrematar um imóvel em leilão, sua chance está no portal especialista em imóveis.

 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas