Zap Móveis

Saiba o que é e como funciona um consórcio imobiliário

Imagem de um grupo de pessoas analisando um contrato
Spread the love

O financiamento ainda é a modalidade de pagamento mais popular entre aqueles que buscam adquirir um imóvel, mas outras opções despontam como saídas possíveis. Um exemplo é o consórcio imobiliário, que tem se consolidado como a escolha de muitas pessoas que querem adquirir uma casa, um apartamento ou um terreno.

Existem vários tipos de consórcio, mas entre eles se destacam o consórcio de veículos automotores, como carros, motos e caminhões, e o de imóveis. O consórcio é uma forma de investimento e pode ser o caminho para realizar o sonho da casa própria.

Quer entender melhor o que é consórcio imobiliário, como ele funciona e decidir se é o melhor caminho para sua aquisição de um imóvel? Então, confira as explicações que o ZAP Imóveis apresenta abaixo. 

Tempo é fator importante

A finalidade do financiamento e do consórcio é a mesma: obter recursos para adquirir um bem. Porém, os métodos utilizados para isso são diferentes, principalmente no tempo que o comprador deve aguardar para ter o imóvel para si.

“No financiamento, o cliente tem a opção de tomar recursos do banco e, com eles, adquire o bem que deseja com total credibilidade temporal. Ele escolhe o imóvel, paga o sinal, vai ao banco e quita, por isso paga juros maiores”, explica Ateniense Júnior, sócio-diretor da Direct Empreendimentos Imobiliários.

Já no consórcio imobiliário, por sua vez, não há uma previsão da data em que o recurso ficará disponível para a compra do imóvel. Cada cliente participa de um grupo e faz a própria contribuição mensal. 

“Esse grupo determina o número de cartas de crédito disponibilizadas por mês e viabiliza o sonho da casa própria de cada membro, mas não tem tempo determinado para isso acontecer, porque não há verba disponível para todo mundo ao mesmo tempo. Por isso, ele traz uma indefinição quanto ao tempo que vai levar”, diz.

Orçamento bem direcionado

O consórcio imobiliário também é importante por garantir que a quantia mensal paga nas cotas seja revertida para a aquisição de um imóvel, e não gasta em outra finalidade. Além disso, as cotas costumam ter valores que cabem no orçamento familiar, tornando-se uma forma válida de planejamento.

“Com a carta de crédito, pode-se fazer a aquisição de um terreno, um imóvel novo ou usado, pagar uma reforma, quitar um financiamento imobiliário, entre outras possibilidades. Ela é flexível e permite o uso dos recursos de várias formas”, pontua Ateniense.

Taxas menores

O consórcio de imóvel desponta como uma ótima forma de poupar, já que as parcelas são planejadas para caber no orçamento. Além disso, o cliente paga taxas de juros menores ao longo do período.

“Apesar de não tirar o recurso no tempo certo, como no financiamento, o consórcio imobiliário tem um custo financeiro menor. O cliente paga uma taxa de administração, que fica entre 12% e 22% ao longo do período inteiro do consórcio”, explica o sócio-diretor. 

“Se o período acordado for 60 meses, por exemplo, a taxa será paga neste período. Já no financiamento, paga-se uma taxa parecida, só que ao ano. O mercado tem praticado atualmente uma taxa média de 9% ao ano”, ressalta.

Imagem de uma pessoa analisando um contrato

Como ser contemplado?

Com o pagamento da cota mensal, existem três formas de o participante ser contemplado no consórcio imobiliário. O sorteio, realizado entre as pessoas que pagam as cotas mensais, costuma ser a forma mais comum de todas.

Porém, para quem consegue poupar uma verba mais consistente ou tem uma disponibilidade de dinheiro maior que o valor da cota mensal, existem outras maneiras de ser contemplado que não dependem exclusivamente do sorteio e acontecem mais rapidamente.

“Além do sorteio, existe o lance fixo, com um percentual determinado por cada consórcio, e o lance livre, que serve para quem tem maior disponibilidade de caixa e quer ser contemplado mais rapidamente. Ele serve para as pessoas que têm valor maior do que o obrigatório”, detalha Ateniense. 

Verifique a credibilidade

Antes de decidir se o consórcio imobiliário compensa ou não, e entrar nessa modalidade, é fundamental que o cliente confira os dados da administradora junto ao Banco Central, órgão responsável por regulamentar esse tipo de atividade. 

“É importante procurar uma imobiliária que tenha esse produto no portfólio ou alguma empresa de consórcio credenciada parceira. Existem boas empresas e outras não tão boas, que cobram taxas maiores, então é fundamental obter o maior número de informações possível”, conclui o sócio-diretor. 

Compre no ZAP Imóveis

Após entender cada detalhe sobre como funciona o consórcio imobiliário, também é importante você saber que o ZAP Imóveis está pronto para ajudar na busca pela casa ou pelo apartamento dos seus sonhos. 

Nossa plataforma contém milhares de imóveis para alugar e vender em todo o país, sejam novos, sejam usados ou na planta. Basta definir os filtros de acordo com suas preferências e as melhores opções aparecerão na tela do seu computador ou celular. Não deixe de pesquisar no ZAP Imóveis!

Confira as regras para usar o FGTS na compra de um imóvel:

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas