Zap Móveis

Conheça bem a construtora responsável pelo lançamento antes de investir

construtora
Spread the love

Imagina investir todo seu dinheiro guardado no sonho da casa própria e ver o imóvel não sair do papel. Não é incomum. Muitos clientes têm enfrentado essa situação com construtoras que simplesmente somem ou decretam falência, porque já não estavam bem das pernas.

Há outras questões, como empresas que atrasam  a entrega ou constroem prédios repletos de problemas estruturais. Por isso, pesquisar o passado da construtora é fundamental.

Conhecer a construtora responsável pelo lançamento evita dores de cabeça futuras (Foto: Shutterstock)

Com uso da realidade virtual, clientes visitam imóveis na planta

“O consumidor pode evitar sérios problemas se destinar um tempo para pesquisar sobre a construtora, antes de fechar negócio. Isso pode ser feito por meio de sites como o Reclame Aqui, dos Tribunais de Justiça dos Estados, Procons e com outros consumidores que adquiriram imóveis da construtora”, orienta a advogada Viviana Callegari, especialista em Direito Imobiliário.

Para a arquiteta Lucianne Korn, é bom ter atenção aos materiais e mão de obra escolhidos pela construtora. “Essa escolha pode prejudicar muito a execução do projeto. Além, é claro, de trazer prejuízos, como atraso na obra. Por isso, é importante pesquisar e conhecer bem a construtora e saber a idoneidade dela, antes de fazer a contratação”.

Conheça as mudanças na Lei do Distrato Imobiliário

construtora

Saber mais sobre o projeto e os materiais utilizados também evita surpresas (Foto: Shutterstock)

Viviana diz que podem ser solicitados documentos, tanto da construtora como do imóvel (seja do imóvel pronto para morar ou do terreno onde será construído). Ela dá como exemplos, certidão dos cartórios de protesto, certidões relativas a ações cíveis, falência, Justiça do Trabalho, executivos fiscais e CND do INSS, no caso da empresa.

Há meios extras de se proteger em caso de insegurança, como fazer um incremento no contrato. “O consumidor pode, por exemplo, pedir para incluir uma cláusula de multa, em caso de atraso na entrega superior a 180 dias”, diz a advogada.

‘Minha Casa, Minha Vida’: o guia definitivo do programa

Descubra quanto vale seu imóvel de uma forma simples e rápida:

+Veja dicas para escolher um imóvel novo ou usado

+Com uso da realidade virtual, clientes visitam imóveis na planta

+Confira as características dos imóveis de alto padrão

+Renda ainda é o grande obstáculo para conseguir financiamento de imóvel

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas