Imóveis para venda em São Paulo: mercado na capital está aquecido

Spread the love

Em um movimento contrário ao mercado nacional, os imóveis para venda em São Paulo apontam para uma recuperação e está aquecida.

É o que mostra o Índice FipeZap: de acordo com o mapeamento da plataforma de inteligência de mercado DataZAP, a variação média das vendas na capital paulista subiu de 4,1% para 5,4% nos últimos 12 meses.

A tendência é que o mercado imobiliário em São Paulo siga aquecido com a queda nos juros. Com o aquecimento do mercado na região, é um bom momento para buscar imóveis para morar ou investir na metrópole.

Por que o mercado imobiliário está aquecido em São Paulo?

Além da queda na Taxa Selic, que privilegia a expectativa de aquecimento crescente no mercado imobiliário de São Paulo, existem outros fatores que influenciam nessa tendência. 

O motivo da alta no mercado imobiliário paulista se deve principalmente a dois fatores exatamente opostos: o mercado de luxo e o boom na demanda por imóveis voltados a famílias de baixa renda, como o programa de habitação popular Minha Casa Minha Vida

No mercado de luxo, a escassez de terrenos eleva o senso de imediatez no comportamento do público e eleva o preço por metro quadrado, que gira em torno de R$30 mil, com imóveis de valor elevado, acima de R$3 milhões.

Moradias populares movimentam o mercado imobiliário paulistano

Já no segmento de moradias populares, também aquecido em São Paulo, as novas oportunidades são muitas. Mais de 30 mil novas unidades por ano surgem na capital paulista, fazendo com que a oportunidade da realização do sonho da casa própria esteja mais perto para a população de baixa renda.

O déficit habitacional também é uma realidade em São Paulo, o que dá margem para o surgimento de novos empreendimentos populares, e há demanda para isso. Segundo dados da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), existe uma demanda futura de até 425 mil moradias desse tipo na próxima década. 

A moradia popular também é uma tendência que deve puxar o aquecimento do mercado imobiliário no restante do país, já que outras cidades vivem realidade semelhante a de São Paulo.

Locação de imóveis se mantém estável em São Paulo

Diferente do mercado de compra e venda de imóveis na capital paulistana, o movimento de locação de imóveis em São Paulo não apresentou queda, mas também não cresceu. 

A boa notícia é que o mercado de locação de imóveis segue em alta: de acordo com o Índice FipeZAP+, a variação acumulada da locação em São Paulo ficou em 14,2%.

Plano Diretor: como a revisão pode impactar o mercado imobiliário em São Paulo?

Outro fator que pode influenciar positivamente o mercado imobiliário na capital paulista é a revisão do Plano Diretor. O documento, principal direcionador do desenvolvimento urbano e de moradia na cidade de São Paulo, passou por algumas mudanças importantes recentemente. 

Em junho de 2023, foram aprovadas alterações no Plano Diretor que podem impactar diretamente o mercado imobiliário paulistano nos próximos anos. Destaque para a verticalização nas áreas no entorno das estações de metrô, trem e corredores de ônibus. 

A liberação de mais terrenos nessas regiões, mais valorizadas pela facilidade de acesso e pela escassez de áreas para construção, deve potencializar o aquecimento do mercado imobiliário na região. Com mais terrenos e ampliação da área de verticalização, a oferta aumenta e os preços podem ser mais competitivos, incentivando a compra e venda de imóveis nessas áreas.

A implementação dessa e de outras alterações no Plano Diretor de São Paulo depende da Lei de Zoneamento, sob responsabilidade da Câmara Municipal. 

Apesar dos detalhes ainda não estarem acertados, a reformulação do Plano Diretor já gera expectativa de impacto no mercado imobiliário paulistano. 

Entenda o Índice FipeZap de Venda de Imóveis

O Índice FipeZap é um projeto pioneiro no mercado, que realiza o acompanhamento sistemático da evolução dos preços do mercado imobiliário brasileiro.

Atualmente, o Índice FipeZap calcula a variação de preços de venda e aluguel de imóveis residenciais em 50 cidades brasileiras. Além disso, o índice acompanha também o comportamento no mercado de venda e aluguel de imóveis comerciais em 10 cidades.

Trimestralmente, o levantamento do Índice FipeZap dá origem ao Raio-X, um estudo aprofundado com o perfil da demanda imobiliária no país.

No ZAP tem imóveis me São Paulo para você investir

Que tal aproveitar a alta no mercado imobiliário em São Paulo e começar a jornada para a realização do seu sonho? No ZAP tem uma enorme variedade de imóveis para compra em São Paulo, nos mais diversos bairros e perfis de imóveis.

Acesse o site, aproveite os filtros de busca e encontre o seu próximo imóvel em São Paulo!

Mais vistos

Mais lidas