Zap Móveis

Conheça os imóveis remanescentes, uma boa opção para quem quer negociar um lançamento

imóveis
Spread the love

Nem todos os imóveis são vendidos na inauguração do empreendimento. Muitos são comercializados no decorrer da obra, e outros após a conclusão. O imóvel remanescente é aquele que não foi comprado após 180 dias do lançamento. E ele não precisa estar concluído.

Nem todos sobram por falta de interesse na aquisição. Há também construtoras que optam por manter alguns imóveis. “Isso ocorre como uma formação de reserva técnica ou como estratégia de venda. Algumas construtoras também têm imóveis remanescentes quando o comprador não realiza o pagamento das parcelas”, explica o financista do Canal 1Bilhão Educação Financeira, Fabrizio Gueratto.

Manual descritivo: saiba o que observar

imóveis
O imóvel remanescente costuma garantir maior sucesso na negociação (Foto: Shutterstock)

Gueratto afirma que pode ser um bom negócio comprar um imóvel remanescente. “Eles acabam se tornando um custo para as construtoras, já que passa a ser responsabilidade delas arcar com todas as contas, desde IPTU até o valor do próprio condomínio. Além disso, o imóvel perde valor com o passar do tempo”.

Segundo ele, a redução do preço pode chegar até 20%. “As construtoras passam a oferecer benefícios, valor mais baixo e facilidades na hora da compra, como, por exemplo, extensão do prazo de pagamento”.

Sítio, chácara e fazenda: entenda as diferenças

Contraponto

imóveis
É importante que o comprador reserve um tempo para pesquisar (Foto: Shutterstock)

Para vice-presidente de Imobiliário do Sindicato da Construção Civil de São Paulo (SindusCon-SP), José Romeu Ferraz Neto, consumidor deve pesquisar: comprar um imóvel remanescente não significa necessariamente pagar mais barato.

Segundo ele, existe uma série de variáveis de mercado envolvidas que vão definir o valor do imóvel naquele momento, incluindo a situação da empresa e do País. Ou seja, somente ser remanescente não justifica preço menor.

Dicas para quem quer comprar um imóvel antes dos 30 anos

Confira dicas valiosas para sair ganhando em uma negociação:

+O preço do apartamento que você quer é justo? Saiba o que observar

+Veja o checklist para quem quer comprar um imóvel

+Cinco dicas para acertar na compra de imóvel na planta

+Dicas para acertar em cheio na escolha do imóvel

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas