Zap Móveis

Conheça a portabilidade de crédito imobiliário, um direito importante, mas pouco solicitado por consumidores

Spread the love

O banco encheu de taxas, os juros estão altíssimos e você já está quase desistindo de pagar o empréstimo que fez para comprar sua casa? Respire, se acalme. Tem uma luz no fim do túnel: a portabilidade de crédito imobiliário.

Isso mesmo, é possível transferir a dívida para outra instituição financeira, que ofereça melhores condições de pagamento, dentro do mesmo prazo e valor já negociados. Faça as contas e veja se vale a pena mudar.

“Apesar de ser possível, a mudança pode não ser tão simples. O cliente que considerar a portabilidade precisa estar ciente que terá de passar por uma nova análise de crédito, transferência de propriedade e reavaliação do imóvel”, ressalta a sócia-diretora da FB Wealth, Daniela Casabona, especialista em assessoria financeira e planejamento imobiliário.

Ocupante de imóvel retomado por banco deve ter preferência em leilão, aprova CCJ

portabilidade
Mesmo sendo um direito, solicitar o serviço de portabilidade pode ser trabalhoso (Foto: Shutterstock)

Segundo ela, quem faz a portabilidade tem o direito de manter as condições do financiamento, ou seja, a instituição não pode aumentar o valor do empréstimo e nem o prazo. “Não pode ser cobrado pela portabilidade, o cliente deve ficar atento a eventuais vendas casadas”.

Daniela diz que o banco em que a pessoa possui o financiamento atual não pode recusar a portabilidade, porém, o que irá receber tem a possibilidade de não aprovar o cliente em caso de prestações em atraso e negativação.

“No momento de contratar um novo financiamento é importante avaliar a mudança, o cliente deve comparar o custo efetivo total, em que estão incluídas todas as tarifas bancárias, seguros e taxas de juros”.

A especialista afirma que cada banco possui uma taxa e um valor de seguro, por isso é importante comparar todos os valores para não fazer uma troca que no final dará na mesma.

Saiba o que fazer para realizar o sonho da casa própria o quanto antes

Confira a transformação pela qual passou a Fundação Maria Carolina:

+Lançamentos diferenciados para participantes do ‘Minha Casa, Minha Vida’ serão inaugurados em São Paulo

+Manual descritivo: saiba o que observar

+Studio tem espaço pequeno e integrado, ideal para solteiros

+Decoração de mansões usa material exclusivo e de alto custo


Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas