Zap Móveis

Quem casa quer casa? Pesquisa do Grupo OLX revela que 85% quer sim

Spread the love

Você provavelmente já se deparou com a frase “quem casa quer casa” por aí. Conhecido como o “Mês das Noivas”, Maio é repleto de significados para as pessoas que estão prestes a embarcar na jornada do casamento – inclusive no que diz respeito à moradia.

Neste contexto, o Grupo OLX realizou uma pesquisa com homens e mulheres que pretendem se casar nos próximos 6 meses ou se casaram no período de 1 a 3 meses com o intuito de investigar os hábitos, considerações e preferências dos brasileiros em relação ao matrimônio.

“Com as transformações na sociedade, é fundamental, como o maior marketplace de classificados para negócios imobiliários do Brasil, avaliarmos se a relação com a moradia também está sendo impactada. Tradicionalmente, a questão familiar está intimamente ligada à busca por um novo lar, seja o início de uma família, a chegada de novos membros ou até a partida de um deles. A pesquisa reforça quem casa ainda quer casa, mas já existe uma mudança de comportamento, porque quase metade dos participantes (47%) mora junto antes do casamento em si”, analisa Rafael Nader, VP de Imóveis no Grupo OLX.

“Quem casa, quer casa!”

Uma das conclusões da pesquisa é que a maioria dos entrevistados concorda com o ditado acima. Cerca de 85% dos respondentes compartilham dessa opinião e 55% concordam definitivamente.

As mulheres se mostram ainda mais crentes nessa afirmação do que os homens, representando 89% contra 81%, respectivamente.

No que diz respeito à moradia depois do casamento, as respostas se dividem entre quem pretende morar junto e quem já mora junto, com 47% nos dois casos.

Apenas 5% não têm a intenção de compartilhar o mesmo espaço imediatamente, seja porque está esperando a finalização do imóvel (75%); inicialmente, pretende realmente morar em casas separadas (17%); seja por esperar condições melhores para poder fazer essa mudança com a parceria (8%).

Imóvel próprio ainda é a preferência

Quando questionados sobre morar em um imóvel próprio ou alugado, quase 60% dos respondentes preferem comprar o imóvel, enquanto 19% apontam a opção de alugar.

Uma parcela relevante dos recém-casados (62%) diz já viver no próprio imóvel, sendo que a maioria o adquiriu de um a dois anos antes da realização do casamento.

Em relação à motivação de compra do imóvel, 64% dos entrevistados afirmam que o imóvel em razão da realização do casamento.

Equivale a 30% aqueles que já possuíam o imóvel antes mesmo da decisão pelo matrimônio. Apenas 6% dos entrevistados relataram que o imóvel já era de uma das partes da união.

Em relação à aquisição do imóvel, 31% disseram que finalizaram o processo um ano antes do casamento, enquanto outros 44% afirmaram que concluíram a compra com um intervalo de um a dois anos de antecedência. Apenas 10% adquiriram o imóvel três anos antes de se casar.

Leia também: Financiamento de apartamento: Entenda como realizar o seu sonho

Planejamento familiar na escolha da moradia

Em relação à parentalidade, os dados revelam que entre os recém-casados, 60% já são pais ou mães, enquanto entre os noivos essa parcela é de 36%.

Além disso, entre aqueles que já têm a data marcada para o casamento, 53% já têm filhos. Apenas 23% dos entrevistados da Geração Z relataram já ser pais ou mães, o que representa a menor proporção entre as faixas etárias analisadas. Em comparação, essa porcentagem é de 53% entre os Boomers e a Geração X.

Uma parte significativa dos entrevistados (cerca de 55%) considera o planejamento familiar um fator crucial na decisão de alugar ou comprar um imóvel.

Outros 29% ponderam outros aspectos, ainda que considerem o planejamento familiar significativo para a tomada de decisão.

Apenas 3% dos entrevistados afirmaram não considerar de maneira alguma a configuração parental ao decidir sobre a moradia.

No ZAP você encontra o imóvel ideal para construir sua nova família

ZAP tem diversos imóveis e vários filtros para facilitar sua busca e permitir que você encontre a opção ideal.

Além disso, você conta com nosso know-how na área de compra e venda de imóveis. Clique e confira!

Ache seu lar no ZAP

As melhores opções

No ZAP tem
As melhores opções

Para você e sua família

Ache o seu Ver imóveis

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas