Zap Móveis

Saiba o que é um loft e como fazer a decoração

Spread the love

Você sabe o que é um loft? Imagine um típico prédio industrial, onde os ambientes não têm divisórias, o pé-direito (distância entre o chão e o teto) é bem alto e janelas amplas, mas que não tem equipamentos ou pessoas trabalhando. Possui sofá, TV, geladeira, enfim, tudo que um imóvel residencial precisa. Esse é o loft, popularizado nos Estados Unidos na década de 1960, quando galpões industriais decadentes começaram a virar moradias.

Leia também

+Morar em um cômodo: como decorar um espaço pequeno

+Lavanderia compartilhada: como usar da melhor forma

+Aluguel de apartamento: um guia com sete dicas de como fazer a locação

Hoje, explicar o que é um loft ganha contornos futuristas, com apartamentos bem decorados, alguns construídos especificamente no conceito loft. “Como a kitnet, o loft tem um estilo de espaço aberto, quase sem paredes, mas apresenta um tamanho maior e o pé-direito mais alto, às vezes contendo um mezanino e podendo ter uma disposição mais variada”, comenta o arquiteto Pedro Luiz de Marqui.

O loft é um espaço aberto, quase ou até mesmo sem paredes dividindo os ambientes
O loft é um espaço aberto, quase ou até mesmo sem paredes dividindo os ambientes

Segundo ele, esse tipo de imóvel é procurado por solteiros, casais sem filhos e até famílias menores. “Os ambientes em um loft podem ser separados por algum elemento mais fluido e não tão grosseiro como uma parede. Pode ser biombo, cobogós (elemento vazado de cimento), muxarabi (trançado de madeira) ou vitrais, que deixam os espaços integrados, porém, delimitados”, explica. 

Os espaços em um loft podem ter elementos fluídos que o deixem vazados, mas não delimitados
Os espaços em um loft podem ter elementos fluídos que o deixem vazados, mas não delimitados

Marqui indica a mescla de materiais, cores e texturas diferentes, deixando o ambiente mais descontraído, além de iluminação indireta. “Que deixa o ambiente mais confortável e não tão claro. Um exemplo é o uso de fitas de LED em alguns detalhes, abajures, luminárias de piso e pendentes”. 

Como fazer o loft parecer maior

A arquiteta Renata Zacharias explica que alguns truques podem deixar o loft com uma aparência maior. Um deles é o uso de espelhos. Ela orienta a usar um espelho em uma parede toda, em frente à mesa de jantar, por exemplo, o que já delimita o espaço das refeições. 

“Outra ideia para delimitar o espaço na sala é colocar um tapete grande que fique embaixo e fora do sofá, nunca um pequeno apenas na frente do móvel. Além de dar amplitude, é um item de decoração muito bonito que faz contraste com o piso”.

Renata entende que a ideia do loft é deixar tudo aberto, por isso ela não recomenda a construção de paredes, mesmo que seja de gesso. “Uma estante vazada de livros, separando os ambientes, é o melhor caminho. Vai ficar bonito, moderno e útil. Não vai cobrir o ambiente e continua passando a luminosidade”. 

Leia mais

+Faça uma área de lazer na sua casa sem precisar de grande reforma

+Morar em um cômodo: como decorar um espaço pequeno

+Deixe a área da piscina charmosa e segura

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas