Zap Móveis

Como funciona piso aquecido: entenda como deixar o ambiente quentinho e aconchegante

Homem sentado no chão olhando tablet
Spread the love

No inverno, é comum utilizar várias roupas de uma só vez para proteger o corpo do frio. Nesse período, é ainda mais difícil sair do banho ou da cama quentinha, o que leva a questionar como funciona piso aquecido.

O aquecimento de piso faz todo o ambiente ficar na temperatura escolhida, devido ao sistema de calefação. Se você quer saber como funciona piso aquecido, leia este artigo até o final!

Piso aquecido: como funciona?

Apesar de parecer um projeto fora do orçamento, o piso que proporciona conforto térmico ao lar pode sair mais em conta do que você imagina. A metodologia de funcionamento do sistema de calefação é bem simples. 

Com a instalação de uma camada isolante, cabos e uma camada de proteção, o aquecimento é feito por meio de um circuito de resistências com cabos aquecedores. O calor é dissipado por radiação. 

O aquecedor de piso eleva a temperatura de todo o ambiente. É possível controlar a temperatura ideal e programar quando o sistema deve começar e terminar de aquecer.

O aquecimento do piso pode ser programado?

Alguns termostatos são muito inteligentes, com seis programações. Isso significa que é possível programá-lo para começar a aquecer em determinada hora e parar em outra, na temperatura ideal. 

Alguns modelos também estão preparados para aquecer até seis graus em uma hora. Imóveis que contam com automação podem ter o sistema de calefação controlado remotamente, por meio de um smartphone ou tablet, por exemplo.

Por que instalar um piso aquecido?

Contar com um piso tecnológico traz benefícios além do conforto térmico proporcionado ao lar, mas requer planejamento. Veja vantagens e desvantagens do piso aquecido.

Mulher e criança deitados no chão olhando um pro outro

Vantagens 

O primeiro ponto positivo é que o sistema de calefação não ocupa espaço, nem descaracteriza a decoração. Então, você pode ter o piso aquecido no banheiro mesmo que ele seja pequeno, por exemplo.

A maioria das pessoas prefere instalar o sistema apenas nos banheiros, imaginando que o valor será muito alto. Porém, após verificarem o valor da instalação na casa toda, muitos clientes optam por expandir o recurso para todo o imóvel porque o preço compensa.

Ao entender como funciona piso aquecido, você aprende que ele também é sustentável porque não polui o ambiente, diferentemente de aquecedores ou ares-condicionados com a função quente e frio. 

A calefação é melhor para a saúde, visto que resseca menos o ambiente. Como aquece não só o piso, mas os tecidos e todo o cômodo, evita mofo — vantagem para quem tem rinite, sinusite e alergias respiratórias ou dermatológicas.

Desvantagens 

Uma das desvantagens de como funciona piso aquecido é a precificação, que varia. A venda é feita pela potência necessária. Quanto maior ela for, menor é o total. Outro ponto em relação ao preço é a necessidade de saber o tamanho do espaço. 

O custo inicial de instalação pode ser mais caro em comparação a outros sistemas de aquecimento. Um planejamento estruturado é fundamental, sobretudo em espaços prontos, que demandam uma reforma

Piso aquecido: um mercado em crescimento

O mercado para piso aquecido elétrico está crescendo, apesar de ainda ser mais voltado à classe A. “Em um primeiro momento, as pessoas tendem a ficar mais contidas, segurando mais os investimentos. Porém, o brasileiro não deixa de fazer as coisas voltadas para aumentar o conforto”, diz Elizabete Reynald, gerente da HotFloor. 

Ela afirma que as vendas são feitas individualmente, mas que também trabalha com construtoras e até empresários que estão investindo no mercado imobiliário. 

Segundo a gerente, a instalação do sistema de calefação do piso valoriza o imóvel. “Estou trabalhando com um grupo de empresários que têm dinheiro guardado e deseja investi-lo. Eles estão construindo casas de alto padrão, apostando na calefação do piso e na automação”, diz.

Confira mais dicas para aprimorar o seu lar com o ZAP Imóveis!

Quer saber como tornar seus ambientes ainda mais agradáveis? Além de descobrir como funciona piso aquecido, no blog do ZAP Imóveis, você tem acesso a dicas de soluções personalizadas, voltadas para esse assunto. Acompanhe as atualizações e eleve o conforto do seu lar!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas