Zap Móveis

Confira 7 dicas de como economizar água

Imagem de como economizar agua
Spread the love

Sendo o bem mais precioso do nosso planeta, a água é um recurso de extrema importância sem o qual não podemos viver. Uma prova disso é que, na nossa vida cotidiana, acabamos usando-a para fazer absolutamente tudo, principalmente em casa. Por isso, temos que aprender como economizar água.

De valor inestimável, a água é o que garante a sobrevivência dos seres vivos (animais, humanos e plantas) que habitam a Terra. É composta essencialmente por dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O), que juntos formam a molécula H₂O.

Em casa, utilizamos a água em diversas atividades que fazem parte da nossa rotina, como cozinhar, tomar banho, lavar roupa, limpar os cômodos e por aí vai. Estamos tão habituados a usá-la livremente que, em alguns casos, o desperdício pode passar despercebido.

Somente quando nos deparamos com a falta de água em casa é que realmente percebemos a importância dela. Daí, vem a pergunta: a água pode acabar para sempre?

Um recurso limitado

Apesar de se renovar naturalmente pelo que chamamos ciclo da água, esse recurso não é ilimitado: pode se esgotar e deixar de existir. Podemos perceber isso nos momentos de escassez, derivados da falta de chuva ou do excesso de poluição, quando os reservatórios de água ficam quase vazios.

São nessas situações que ocorrem as chamadas crises hídricas: quando não há quantidade suficiente de água potável para abastecer uma determinada região. É nessa hora que entendemos a importância de economizar água e passamos a adotar algumas medidas necessárias de racionamento em casa.

Dicas para economizar água

Pensando no quanto é importante economizar esse recurso, não somente nos momentos de crise hídrica, mas também no nosso dia a dia, trouxemos algumas dicas com maneiras de economizar água que podem ajudar você a consumir esse bem tão importante de forma mais consciente.

Ao praticar essas pequenas atitudes no seu dia a dia, seja em casa ou no trabalho, você está contribuindo para a economia de água e a preservação do ambiente, além de ter uma diminuição significativa no valor da sua conta. Confira a seguir as dicas que temos para você.

Imagem de como economizar agua

1.Use mais a vassoura

Na hora de limpar a calçada ou até mesmo o quintal da sua casa, procure fazer isso com uma vassoura e não com a mangueira. Ao adotar esse hábito no dia a dia, você evita o gasto de aproximadamente 280 L de água a cada lavagem de 15min. Essa é uma das dicas para economizar água.

2.Lave seu carro com balde

Assim como limpar o quintal, lavar o carro é uma atividade que faz parte da rotina de muitas pessoas. Para essa situação, a dica de como economizar água é quase a mesma: deixe sua mangueira guardada e opte por usar um balde e um pano úmido. Dessa forma, você economiza mais de 300 L de água.

3.Utilize seu regador com mais frequência

Se você é uma pessoa que gosta de ter plantas em casa, sabe que molhá-las é uma necessidade diária. Portanto, quando for fazer isso, lembre-se de colocar no seu regador somente a quantidade adequada, sem ligar a mangueira. Desse jeito é possível evitar o consumo de 186 L a cada 10min de torneira aberta.

4.Ensaboe a louça antes de ligar a torneira

Outra forma de economizar água é na hora de lavar a louça. Antes de ligar a torneira, certifique-se de ensaboar todos os pratos, panelas, copos, talheres e demais objetos. Somente depois disso, comece a lavá-los, de preferência pegando vários itens de uma vez. Fazendo isso, você consome apenas 20 L de água.

5.Ligue sua máquina de lavar com consciência

A máquina de lavar louça é um aparelho funcional que ajuda no dia a dia, principalmente nas épocas mais geladas do ano, quando a água é bem fria. Quem possui uma dessas deve saber que o ideal é ligá-la somente quando já estiver cheia, para poder lavar a maior quantidade possível de louças, gastando menos energia.

6.Controle seu tempo no banho

Você com certeza já tomou pelo menos um banho que durou mais do que 5min. Além de ser essencial para a nossa higiene, aproveitamos esse momento para relaxar, mas o que você talvez não saiba é que um banho de 15min consome 135 L. Guarde mais essa dica de como economizar água.

7.Atenção na hora de escovar os dentes

Outra dica de como economizar água é a seguinte: somente abra a torneira para enxaguar a boca quando já tiver escovado os dentes. Caso contrário, a água fica jorrando sem necessidade na pia, o que aumenta o desperdício. Para você ter uma ideia, escovar os dentes por 5min com o registro aberto gasta 12 L.

Gostou das dicas de como economizar água?

Agora que você já viu as nossas dicas de como economizar água, não esqueça de colocá-las em prática no seu dia a dia. Em nosso blog, você encontra outros conteúdos interessantes que podem ajudar ainda mais a cuidar da sua casa. Não deixe de conferir quanto antes para ficar por dentro de tudo. Esperamos você!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas