Zap Móveis

Confira 8 dúvidas sobre financiamento de imóvel

Spread the love

O financiamento de imóvel é uma das formas mais comuns de realizar o sonho da casa própria. Mas conseguir esse empréstimo ainda gera muita dúvidas nas pessoas. Por isso, o ZAP separou as perguntas mais frequente dos leitores e solicitou à CEF (Caixa Econômica Federal) um esclarecimento.

Financiamento de imóveis ainda gera muitas dúvidas  (Foto: Shutterstock)

Financiamento de imóveis ainda gera muitas dúvidas (Foto: Shutterstock)

LEITOR: 1 – Estou adquirindo um imóvel através de financiamento e quem está realizando o processo de venda/ compra é uma imobiliária correspondente bancária da Caixa Econômica. Gostaria de saber se é confiável e se tem como saber se são correspondentes mesmo, pois todo o processo será realizado dentro da própria imobiliária.
CEF: Por meio do endereço eletrônico http://www1.caixa.gov.br/atendimento, a CAIXA oferece diversas maneiras de atendimento para segurança e comodidade do cliente.

2 – Gostaria de saber se posso usar o FGTS para financiar um imóvel em outro estado?
Sim. Os requisitos para utilização do FGTS são: possuir três anos de trabalho sob o regime do FGTS, somando-se os períodos trabalhados, consecutivos ou não, na mesma ou em diferentes empresas e não ser detentor de financiamento ativo no SFH firmado em qualquer parte do País, exceto nas seguintes situações.

3 – Financiamos um imóvel pela Caixa feito por uma correspondente bancária. No entanto após muitos erros da mesma, conseguimos com uma ajuda de um conhecido dentro da Caixa que o processo fosse feito diretamente na Caixa, pois o mesmo já havia voltado para correções por duas vezes. O imóvel quem conseguiu fomos nós e no entanto até de um parente. Só que a tal correspondente nos cobrou um valor para a prestação de serviço para financiamento pela CAIXA e corretagem. Bom a corretagem não existiu pois o imóvel quem arrumou fomos nós e o valor de R$ 3.200 (três mil e duzentos reais) foi cobrado para prestar o serviço de correspondência. Após muitas pesquisas verifiquei que esse ato de cobrança da mesma é ilícito e que eles já ganham da caixa para prestar tal serviço. Gostaria de uma orientação a respeito desta cobrança. Como devo proceder?
Os Correspondentes CAIXA Aqui são remunerados pelos serviços que são realizados como correspondente bancário. É vedada a cobrança de taxas pelo CCA referente ao processamento da operação de financiamento imobiliário. Os interessados poderão solicitar o ressarcimento diretamente e apresentar o comprovante em uma das Agências da CAIXA para que o CCA seja notificado e penalizado.

4 – Estou pretendendo financiar uma casa pela caixa nova ou usada mais não tenho condições de dar entrada. A caixa não financia 100% o valor do imóvel não?
As normas do Banco Central limitam a cota de financiamento em, no máximo, 90% e, portanto, o comprador tem que ter de recursos próprios, no mínimo, 10% do valor do imóvel. Os subsídios concedidos pelo Programa Minha Casa Minha Vida, dependendo da faixa de renda do proponente, poderão ser utilizados para compor o mínimo necessário para o financiamento. Nas operações de financiamento habitacional realizadas no programa Minha Casa Minha Vida com recursos do FGTS, o subsídio pode ser de até R$ 25 mil por família, dependendo da localização do imóvel.


5 – Pago imóvel financiado pela caixa com financiamento decrescente. Só que fui surpreendida por aumento do seguro devido a faixa etária. Isto está correto?
As regras da apólice que fazem parte do contrato estabelecem que à medida que o cliente mude de faixa de idade ocorre o recálculo do seguro, procedimento que está de acordo com as regras da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão responsável pela regulação do seguro habitacional. Portanto, o recálculo do prêmio de seguro está previsto no contrato e tem respaldo legal.

6 – Quero financiar uma casa pela caixa, só que eu tenho um carro financiado. A caixa investiga pra saber se eu tenho algum financiamento?
O sistema de risco de crédito da CAIXA busca informações sobre o nível de endividamento dos proponentes de financiamento e, portanto, trabalham com a renda disponível, isto é, a renda bruta e os comprometimentos em razão do pagamento de dívidas.

7 – Comprei um imóvel pronto para morar, dei o dinheiro da entrada e já assinei um contrato. Mas até agora a caixa não me ligou para assinar o financiamento e a imobiliária esta se enrolando para efetuar a entrega de alguns documentos . A entrega era para dezembro de 2013. Posso desistir do imóvel e receber o valor de entrada novamente?
Informamos que a Caixa Econômica Federal apenas financia o imóvel, sendo que a venda é uma operação realizada entre o cliente e a construtora. Eventual desistência do negócio deve ser tratada diretamente entre o comprador e vendedor/construtora e a CAIXA não tem competência para cancelar a operação.

8 – Gostaria de saber se empréstimo descontado em folha atrapalha na hora de financiar uma casa?
O sistema de risco de crédito da CAIXA busca informações sobre o nível de endividamento dos proponentes de financiamento e, portanto, trabalham com a renda disponível, isto é, a renda bruta e os comprometimentos em razão do pagamento de dívidas.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas