Zap Móveis

Confira 9 dicas para economizar energia em casa

200370244 0011
Spread the love

Para ajudar você a economizar energia, reunimos nove dicas com o engenheiro elétrico Carlos Costa Neto, que é diretor da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas. Confira as medidas que você pode mudar no seu dia-a-dia:

Ideal é colocar a maior quantidade de roupas possível na máquina de secar (Fotos: Thinkstock)

+ Entenda a regra das bandeiras tarifárias na conta de luz

+ Confira os direitos do consumidor no caso de falta de luz

Ferro de passar – Separar as roupas entre leves e pesadas é uma boa alternativa. “A pessoa pode começar a passar as peças mais leves e, quando for atuar nas mais pesadas, o ferro já estará em uma temperatura mais adequada”, orienta.

Chuveiro – Tomar banho quente ajuda a relaxar o corpo, mas é  preciso ter cautela e ficar atento ao tempo em que o chuveiro permanece ligado. “Tudo que ganha em tempo, ganha em dinheiro também”, lembra o engenheiro.

Banho não deve ser demorado. Projeto assinado por Samy Dayan (Foto: Divulgação)

Forno elétrico – Para evitar o gasto excessivo de energia elétrica na cozinha, usar o forno elétrico para preparar dois pratos diferentes ao mesmo tempo é uma saída muito inteligente e econômica.

Lava-louças – Para economizar tanto na conta de água quanto na de luz, o ideal é não ligar a lava-louças enquanto ela não estiver cheia.

Torneira elétrica – “Para poupar, a recomendação é ensaboar copos, pratos e talheres utilizando a água fria e enxaguando tudo com a água quente”, diz Costa Neto.

Forno pode ser melhor aproveitado quando se cozinha dois pratos ao mesmo tempo

Geladeira – Antes de colocar comida quentes na geladeira é preciso lembrar de deixá-los esfriar antes.

“Ao colocar pratos aquecidos na geladeira, internamente dela vai circular o ar quente e então isso fará com que o aparelho gaste mais energia para cumprir sua função de esfriar”, explica o engenheiro.

De acordo com Costa Neto, colocar caixas de papelão dentro da geladeira também pode aumentar o consumo de energia. “O ideal é seguir as recomendações do fabricante”, orienta.

Secador de cabelo e chapinha – Muitas pessoas não gostam de sair de casa com o cabelo molhado e recorrem a secadores. Chapinhas também fazem sucesso entre as mulheres, mas antes de utilizar tais equipamentos, a sugestão do profissional é de que se seque bem o cabelo com a toalha para diminuir o uso da energia.

Máquina de secar roupa – Durante o inverno, secar a roupa no varal demora mais tempo do que no calor. Segundo o engenheiro, o ideal é utilizar a capacidade máxima da máquina sempre que ela for utilizada.

“As máquinas de lavar modernas têm centrífuga, o que ajuda a roupa a sair mais seca do eletrodoméstico”, diz Costa Neto. Se houver varal em casa, pode-se utilizar deste artifício para pendurar as peças e deixá-las o mínimo possível na máquina de secar.

Aquecedor – Aquecedores podem esquentar o ambiente sem que se tornem o vilão da conta de energia, mas é preciso usá-los com consciência.

“O ideal é deixar o aparelho ligado. Mas, não em temperatura máxima, até aquecer o ambiente e então desligá-lo”, recomenda Costa Neto.

Correnteza de ar enquanto o aquecedor está ligado também não é uma medida adequada para economizar energia, já que, enquanto o aparelho esquenta o local, o ar esfria e leva embora o calor.

 

 

 

+ Confira 10 truques que facilitam a limpeza da casa

+ Veja 10 dicas para deixar seu bicho de estimação mais seguro em casa

+ Veja 18 truques de decoração para apartamentos de até 60 m²

+ Saiba como reaproveitar a água da chuva com projeto de baixo custo 

+ Confira 12 dicas para economizar água

+ Veja os 10 erros mais comuns em reformas hidráulicas e saiba como evitá-los

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas