Zap Móveis

Rio de Janeiro: Conheça a história do bairro Flamengo

Spread the love

O bairro do Flamengo é um bairro nobre da zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Sua principal referência é a Praia do Flamengo. É eminentemente residencial de classe média, classe média-alta e classe alta, sendo que a Avenida Rui Barbosa já foi um dos endereços mais nobres da capital fluminense; veja algumas ofertas de imóveis no Flamengo. No entanto, com o desenvolvimento de bairros como Copacabana, Ipanema e Leblon, o Flamento perdeu um pouco de seu status no decorrer dos anos.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

Seus limites são os bairros de Botafogo, Laranjeiras, Glória e Catete. A estação Flamengo do metrô dá acesso ao bairro. Suas principais ruas são Senador Vergueiro, Paissandu, Marquês de Abrantes, Praia do Flamengo e Avenida Infante Dom Henrique. Entre as atrações do bairro do Flamengo Rio de Janeiro estão o Centro Cultural Oi Futuro, o Centro Cultural Arte Sesc, o Castelinho do Flamengo – que abriga o Centro Cultural Oduvaldo Viana Filho – e o Parque Brigadeiro Eduardo Gomes.

O Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, conhecido como Aterro do Flamengo, possui 1.200.000m² de área verde à beira-mar (Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro)

História e atrações

O bairro sofreu com a deterioração decorrente das transformações ocorridas no Rio de Janeiro na segunda metade do século XX. Como em toda a cidade, o medo da violência trouxe grades e muros entre as calçadas e casas. Entretanto, nos últimos anos houve revitalização em determinadas áreas. Os arredores da Praça José de Alencar têm atraído muitos investimentos privados, que mostram o surgimento de uma vida noturna mais agitada. Os estabelecimentos antigos consagrados, como o Café Lamas e a Churrascaria Majórica, unem-se aos novos que começam a ganhar visibilidade, como os restaurantes Devassa e Manoel & Joaquim.

O bairro serviu de berço para o Clube de Regatas do Flamengo, no número 22 da Praia do Flamengo, em 17 de novembro de 1895. Existem muitas quadras de esporte à disposição da população no Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, assim como há várias academias particulares.

Alguns moradores e ex-moradores ilustres do bairro são Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, Heitor Villa-Lobos, Dudu Nobre, Olavo Bilac, e as irmãs e atrizes Isabela Garcia e Rosana Garcia.

Mercado imobiliário

A partir do final do século XIX, o bairro foi alvo de grandes empreendimentos imobiliários, em função de sua localização privilegiada junto ao Aterro do Flamengo, que dá um toque único ao bairro pela sua beleza natural. A venda de imóveis no bairro sofre uma valorização natural de 12% ao ano.

 

Conheça a história do Rio de Janeiro

Gávea é recanto na agitada zona sul

Conheça a história de Copacabana

Conheça a história da Barra da Tijuca

Conheça a história de Laranjeiras

Catete, o bairro que foi o centro do Brasil por 63 anos

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas