Zap Móveis

São Paulo: Conheça a história do bairro Cerqueira César

Spread the love

Cerqueira César é um bairro nobre do município de São Paulo, que tem como limites, ao noroeste, a Avenida Rebouças e Rua da Consolação; ao nordeste, Rua Dona Antônia de Queirós e Rua Dr. Penaforte Mendes; ao sudeste a Rua Plínio Figueiredo, a Avenida Nove de Julho e a Alameda Casa Branca; e ao sudoeste a Rua Estados Unidos.

Sua área localizada ao sul da Avenida Paulista é classificada como parte da região dos Jardins. Já a região localizada ao norte da avenida recebe o nome de Baixo Augusta.  O bairro está situado em uma das regiões mais altas da cidade, chamada de Espigão da Paulista, e faz divisa com os bairros Higienópolis, Jardim Paulista, Vila Buarque, República, Jardim América, Bela Vista e Pacaembu.

Certos trechos de Cerqueira César, localizados na área sul à Avenida Paulista, também são considerados parte integrante da região (Fotos: Divulgação)

Certos trechos de Cerqueira César, localizados na área sul à Avenida Paulista, também são considerados parte integrante da região (Fotos: Divulgação)

História – O bairro surgiu em 1890 do loteamento de propriedades rurais, como a chácara Água Branca, chácara dos Pinheiros e sítio Rio Verde. Todas pertenciam ao Dr. José Oswald Andrade, pai do escritor paulista Oswald de Andrade.

Horácio Belfort Sabino também possuía uma extensa área de terra nas extensões do atual bairro de Cerqueira César. Era casado com América Milliet, razão pela qual o bairro vizinho foi chamado de Jardim América. Ele construiu, em 1902, sua residência projetada pelo arquiteto Victor Dubugras, onde hoje está o Conjunto Nacional.

Assim como os bairros vizinhos Pinheiros e Consolação, Cerqueira César transformou-se em um tradicional bairro da classe média-alta paulistana. Em 1938, tornou-se subdistrito da capital. Seu nome é uma homenagem ao ex-vice-presidente do Estado de São Paulo, Dr. José Alves de Cerqueira César.

Após a segunda metade do século XX, a região adquiriu características comerciais, tornando-se o principal centro financeiro da cidade. Esse desenvolvimento levou à verticalização do bairro, com a perda de suas características essenciais. Prova dessa mudança foi a construção do Conjunto Nacional e do Museu de Arte de São Paulo, símbolos da nova economia. Com o passar dos anos, antigas residências tornavam-se pequenos prédios de escritórios e comércio.

Entre seus moradores ilustres estão o cantor e compositor Belchior, a cantora Elis Regina e o cantor e compositor Raul Seixas.

Nos dias de hoje, o bairro Cerqueira Cesar é um dos bairros mais dinâmicos e valorizados da cidade. O preço médio por metro quadrado de um imóvel à venda em Cerqueira César era de R$ 10.298 em janeiro deste ano.

Apresenta vida noturna agitada, teatros, cinemas e grande oferta de comércio e serviços. Reúne a maior concentração de hotéis de luxo da cidade. Conta com diversos heliportos espalhados, principalmente ao longo da Avenida Paulista.
Abriga instituições culturais e educacionais diversas, como o Colégio Dante Alighieri e Colégio São Luís, tradicionais escolas da elite paulistana; o Museu de Arte de São Paulo, um dos mais importantes do país; os teatros Procópio Ferreira e Renaissance, além de inúmeras galerias de arte.

Um dos ícones do bairro é a Rua Augusta, que marcou época ao ditar a moda dos anos 1960 e atualmente reúne comércio variado, bares e lanchonetes. Ali funciona a Galeria Ouro Fino, com lojas alternativas frequentadas por DJs, modelos e músicos.

Gastronomia – Alguns dos melhores restaurantes do Brasil estão localizados no bairro. Entre eles está o D.O.M., do chef Alex Atala, premiado pela revista inglesa Restaurant Magazine como um dos melhores do mundo em 2006 e 2007. Destaca-se ainda a alta gastronomia italiana do Fasano, de Rogério Fasano, proprietário dos restaurantes Gero e Nonno Rugero, também localizados no bairro. Outra instituição paulistana é o Massimo, dos irmãos Massimo e Venanzio Ferrari, cotado como um dos melhores da cidade.

 

Veja apartamento para comprar em Cerqueira César

 

São Paulo: Conheça a história do Jardins

São Paulo: Conheça a história do Brooklin

São Paulo: Conheça a história do Paraíso

São Paulo: Conheça a história do Ipiranga

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas