Zap Móveis

São Paulo: Conheça a história do Paraíso

Spread the love

O Paraíso é um bairro nobre da cidade de São Paulo, com diversos tipos de imóveis, e pertence à subprefeitura e ao distrito da Vila Mariana. Situa-se entre a Avenida Paulista e o Parque do Ibirapuera, em uma das regiões mais elevadas da cidade, chamada de Espigão da Paulista. É delimitado pelas avenidas Brigadeiro Luís Antônio e 23 de Maio e faz divisa com os bairros da Aclimação, Jardim Paulista, Liberdade, Vila Mariana e Ibirapuera.

bairro paraíso sp

Algumas ruas do bairro são as mais caras da cidade (Fotos: Reprodução – SkyscraperCity)

+ Confira o guia completo da reforma e decoração de uma casa

+ Ferramenta informa o preço estimado do seu apartamento

História do Bairro Paraíso

O bairro surgiu de uma propriedade rural do século XIX – a Chácara do Sertório, propriedade de João Sertório. Situada entre as duas estradas para Santo Amaro, a área foi vendida à Dona Alexandrina Maria de Moraes, que morreu em 1886. A partir de então, seus herdeiros lotearam a propriedade. A região ligava as ruas da Liberdade ao extinto município de Santo Amaro. Daí surgiu o trecho do atual bairro do Paraíso, desde a rua Humaitá até a Abílio Soares, nascendo as ruas Pedroso, Maestro Cardim, Martiniano de Carvalho, Paraíso, Artur Prado, dentre outras.

O nome do bairro vem do “Largo do Paraízo”, atual Praça Osvaldo Cruz, e há bastante controvérsia quanto aos seus limites, pois antigamente se considerava Paraíso também áreas pertencentes hoje a distritos como Liberdade e Bela Vista.

O bairro é uma das regiões mais desenvolvidas da capital paulista, pois abriga o trecho inicial da Avenida Paulista, entre a Praça Osvaldo Cruz e a Avenida Brigadeiro Luís Antônio, que é local mais importante da cidade e centro financeiro do País.

bairro paraíso

Catedral Ortodoxa de São Paulo, localizada no bairro Paraíso

Possui diversos centros de saúde, como os hospitais do Coração, Beneficência Portuguesa, Oswaldo Cruz e Santa Helena, além de estabelecimentos educacionais, como o Colégio Maria Imaculada e o campus Unip. No Paraíso estão também a Catedral Metropolitana Ortodoxa e a Catedral de Nossa Senhora do Paraíso, que são imponentes edificações religiosas.

Conheça outras atrações desse e outros bairros de São Paulo no Minha Sampa

São Paulo: Conheça a história do Jardins

São Paulo: Conheça a história do Brooklin

São Paulo: Conheça a história do Paraíso

São Paulo: Conheça a história do Ipiranga

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

 

 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas