Zap Móveis

Conheça as vantagens e as desvantagens da compra de imóveis por consórcio

condominio
Spread the love

Ao comprar uma casa ou apartamento, o proprietário deve avaliar qual é a melhor maneira para adquiri-lo. O advogado especialista em Direito Imobiliário, Hamilton Quirino aponta os principais pontos positivos e negativos da compra de imóveis por meio de consórcios:

Vantagens – Umas das principais vantagens do consórcio imobiliário é o baixo custo em relação a outros financiamentos, já que não há incidência de juros. Não é necessário dar entrada ou pagar parcelas intermediárias. A modalidade permite o uso de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para dar lances, que podem ser feitos até pela internet. Além disso, não haveria burocracia para a inscrição e a cota seria uma opção segura, controlada pelo Banco Central e pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac).

Na compra de imóvel por meio de consórcio, não é necessário dar entrada ou pagar parcelas intermediárias (Foto: Divulgação)

Desvantagens – Um dos pontos negativos apontados por Quirino é o fato de que, na contratação de um consórcio, o cliente está adquirindo um bem, mas não sabe exatamente qual é ainda. A compra vai depender da disponibilidade do mercado quando ele estiver com a carta de crédito em mãos, o que pode levar anos. Assim, a modalidade não é indicada para quem tem pressa na compra de um imóvel, pois requer um investimento a longo prazo. Além disso, caso o cliente desista do consórcio, só receberá de volta o dinheiro das parcelas pagas após o término do grupo ao qual se associou, e com o desconto das taxas administrativas.

LEIA MAIS:

Venda de consórcio de imóvel cai 9,8% de janeiro a outubro de 2011

Consórcio imobiliário é ideal para quem não tem pressa

 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas