Zap Móveis

Conheça dicas para organizar a casa antes da reforma

86495282
Spread the love

Aumentar a sala, remodelar a cozinha ou construir um quarto a mais pode ser o sonho de muitos proprietários, mas este objetivo pode virar um pesadelo, caso não sejam tomados os cuidados necessários durante a reforma. Mas não é preciso entrar em pânico. Providenciamos aqui algumas dicas que ajudam a passar por esta transformação minimizando a sujeira e o risco de objetos quebrados.

Ao reformar a casa, forre o chão com plástico ou papelão para evitar que haja danos ao piso (Fotos: Thinkstock)

“Antes de começar a reforma, é preciso retirar todos os objetos de decoração, inclusive os quadros nas paredes e objetos soltos na estante”, diz Ana Afonso, organizadora profissional. Desta maneira, evita-se que eles se estraguem. Os itens devem ser embalados ou encaixotados e precisam ficar em um lugar protegido.

Móveis – Assim como os eletrodomésticos, a mobília deve ser coberta. “Um pano, uma cortina ou manta que não se usa mais pode cobrir os objetos”, sugere Ana. A especialista recomenda também a utilização de plástico para proteger os móveis de umidade e respingos.

Chão – Um dos principais cuidados que não devem ser esquecidos na hora da obra é forrar o piso. “Revista toda a área que será reformada com plástico resistente ou então com papelão ondulado, que, embora seja mais caro, é a melhor opção. O custo vale o investimento”, afirma a organizadora.

De acordo com Ana, apesar de o jornal apresentar um custo mais em conta, ele não é apropriado para forrar o chão. “O material rasga muito facilmente e pode soltar uma tinta que mancha o piso”, diz.

Guarda-roupas – Este móvel deve receber atenção para que os itens que estão no interior não recebam muito pó. “Cubra a mobília com um plástico e evite abri-lo o tempo inteiro”, recomenda a especialista. A sugestão de Ana é de que, antes da reforma, os proprietários separem as vestimentas, roupas de cama e toalhas que irão usar durante as obras e as coloquem em uma mala ou caixa de papelão.

Cozinha – Quem inclui a cozinha na reforma, pode ficar com o acesso limitado a esta área por alguns dias. “Se possível, transfira a geladeira para outro ambiente, para que ela não precise ficar desligada”, orienta a organizadora.

“Aqueles que optarem por ficar em casa durante a obra nesse ambiente, podem fazer lanches frios nas refeições, já que o alimento tem como ser preparado em outros cantos da casa. Outra sugestão é comprar comida pronta”, diz a profissional. O importante para evitar transtornos, segundo Ana, é evitar cozinhar neste período.

Peça aos trabalhadores que fizerem a reforma para, à medida do possível, deixarem o ambiente organizado no final do dia

Manutenção da área – Durante a reforma, é impossível manter a casa tão limpa quanto quando ela não está em obras, mas é possível minimizar a sujeira. “O ideal é pedir para quem está trabalhando no projeto recolher todos os entulhos e ferramentas possíveis diariamente, além de tentar não deixar resíduos. Assim, a área de circulação fica mais livre e os equipamentos não levantam poeira”, sugere a organizadora.

Planejamento – “É importante se organizar tanto logisticamente quanto financeiramente”, explica Ana. Para isso, a especialista ressalta que é preciso saber, com antecedência, como cada etapa da reforma será feita. “Se as obras interditarem partes fundamentais da casa, o ideal é que os proprietários saibam onde vão dormir durante o período”, diz a profissional. Da mesma maneira, é importante saber em que hora cada material deverá ser comprado, para não investir dinheiro no começo em algo que só será usado no final.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas