Zap Móveis

Conheça os cinco problemas que mais atormentam os condôminos

predios.zapimoveis
Spread the love

Os condomínios têm uma serie de assuntos que geram conflitos entre seus moradores. Calotes, cães, crianças, carros e canos. Estes 5 C´s representam mais da metade das reclamações diárias de muitos imóveis.

Moradores devem procurar o síndico antes de encaminhar o caso para a justiça (Fotos: Thinkstock)

Segundo o Secovi-SP (Sindicato da Habitação de São Paulo) a falta de pagamento do condomínio é um dos pontos que provocam a maior dor de cabeça para os moradores que mantêm as contas em dia. Mas, segundo o levantamento da Lello Condomínios, esse problema está perturbando menos o sono dos condôminos. A lei estadual que permite inscrever os devedores de condomínios em serviços de proteção ao crédito ajudou a elevar o número de quitação de cotas atrasadas na cidade de São Paulo.

Condominos devem dialogar para tentar resolver os problemas

Cão, criança, carro e cano – Outra briga comum entre os moradores é o latido de cachorros. De acordo com a pesquisa da Lello, 30% dos síndicos entrevistados apontam que a presença de cães nos apartamentos é o grande gerador de conflitos.  Em seguida, com 25%, vêm as confusões por conta das vagas na garagem. Já os vazamentos (cano) representam 12% dos conflitos entre vizinhos, enquanto os problemas com crianças e adolescentes respondem por 8% do total. As demais rusgas são oriundas de questões diversas, como excesso de barulho, por exemplo.

Para resolver essas questões do dia-a-dia, a gerente de relacionamento com o cliente da Lello Condomínios, Márcia Romão, recomenda aos moradores que se sentem prejudicados procurar o síndico e expor o problema, evitando que os casos cheguem à justiça.

“Recomendamos que o síndico procure dialogar com os moradores, buscando acordos amigáveis e evitando que os conflitos cheguem à justiça. Mas se o morador for intransigente e descumprir as regras do condomínio de forma sistemática, as sanções previstas devem ser aplicadas”, afirma Márcia.

O custo de cada penalidade depende do que foi aprovado na assembléia geral de cada condomínio. De acordo com a Aabic (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo) o condômino que infringir a regra determinada na convenção condominial no primeiro momento leva uma advertência. E se depois disso não andar na linha, corre o risco de receber um multa que pode custar até dez vezes o valor do condomínio.

Já se uma das partes envolvidas quiser levar a briga para a justiça, o advogado Michel Rosenthal Wagner avisa que o caso pode demorar de três a dez anos para ser resolvido. “Por isso, o meu conselho é antes de se importar com as áreas de lazer oferecidas pelo empreendimento e com o preço do apartamento, procure ter acesso ao regulamento interno e conhecer um pouco mais os seus possíveis vizinhos. Pois o condomínio pode ser um paraíso, mas se você não se adaptar ao dia-a-dia dos outros moradores, ele pode se transformar em um inferno”.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas