Zap Móveis

Conheça os maiores erros em quartos de bebê e saiba como evitá-los

Spread the love

Exageros devem ser evitados em quartos de bebê (Foto: Crédito: Divulgação/Baby Dreams/Gustavo Sguissardi)

Ao decorar o quarto do bebê, muitas dúvidas podem surgir, ainda mais se o local será palco para as primeiras noites do primeiro filho.

Planejar a decoração do lugar onde o bebê passará horas exige muita dedicação. São muitos detalhes que devem ser avaliados, como cores e móveis que irão ilustrar o quarto.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

Os nove meses de espera da chegada do bebê podem trazer certa ansiedade em relação aos preparativos. Em meio a tantas questões a serem resolvidas, o planejamento do quarto, muitas vezes, acaba ficando para depois do momento que se descobre se a criança é um menino ou menina.

“A decoração do quarto de bebê deve obedecer ao estilo de vida e necessidades da família e não à opinião de amigos, parentes ou referências de revista”, alerta Luís Miguel Sampaio, administrador da loja Baby Dreams.

O excesso é um dos maiores erros presentes em um quarto de bebê. “Tem que ter moderação. Se decidir exagerar em algum aspectos, que seja pelos acessórios, pois, caso enjoe, é possível trocá-los sem gastar muito”, diz a arquiteta Ana Rozenblit, do Spaço Interior.

É preciso escolher quais cores devem predominar. “Um erro comum é fazer muita mistura de tons”, afirma Ana Rozenblit.

“Muitas cores primárias ou tons pastéis em um único quarto não dá certo. A criança tem diversos acessórios e brinquedos coloridos, as tonalidades iriam brigar entre si”, completa.

De acordo com especialista, pais devem optar por materiais fáceis de limpar, como o laminado e piso de madeira

Tons vibrantes são estimulantes, o que é positivo para os bebês. No entanto, deve-se fugir do excesso para não errar.

“As cores vibrantes podem ser encontradas em detalhes e acessórios do quarto, pois os pais não querem estimular o bebê o tempo inteiro”, afirma Ana.

Ana ressalta que não é preciso aplicar todas as cores do arco-íris no dormitório, mas sim escolher um tema e um tom de fundo.

Segundo a profissional, o ideal é criar um dormitório em tons neutros tendenciado para uma cor ou elemento predominante.

Quarto precisa tanto de iluminação direta quanto indireta (Foto: Thinkstock)

Uma sugestão da arquiteta é aplicar uma cor mais forte no mobiliário e deixar as paredes pintadas em um tom mais suave. “É fundamental harmonizar todo o contexto”, diz.

Mobília – Para fugir do erro em relação aos móveis, o administrador da Baby Dreams dá a dica: “o ideal é visitar lojas especializadas que ofereçam mais do que produtos, mas a correta orientação na resolução dessas questões. Vários ambientes montados auxiliam bastante na escolha do casal.”

Os móveis devem respeitar a proporção do dormitório. “É necessário projetar o quarto de acordo com o tamanho do berço, cômoda e berço, que são móveis essenciais para o ambiente, e começar a colocar o resto da mobília após saber onde os primeiros vão ficar”, sugere a arquiteta.

Um erro que deve ser evitado é escolher o berço e a cômoda sem verificar previamente se tais móveis têm altura adequada para a mãe.

Outra grande falha ao projetar um quarto do bebê é comprar os móveis somente pela sua beleza, não pela funcionalidade.

É um erro comprar a mobília sem verificar se ela cabe no quarto e se é adequada à altura da mãe

Berço – Sampaio lembra que é válido pensar no tamanho de berço antes de comprá-lo, pois, dependendo do modelo, eles podem ser reaproveitados quando as crianças crescerem. “Muitos se transformam depois em camas ou escrivaninhas, por exemplo, por isso é necessário fazer um projeto de longo prazo, pensando na funcionalidade do quarto”, diz.

Reaproveitamento de móveis – É de grande economia quando os pais conseguem herdar a mobília de amigos ou alguém da família. Mas, para evitar que alguém se machuque, é importante arrumar os móveis que tiverem algum tipo de lasca.

“Renovar a pintura do móvel, mudar seu layout e fazer um acabamento diferente no estofamento dão ar de uma mobília nova”, diz a arquiteta.

Tela – Com a preocupação com cores e mobílias, algumas mães podem esquecer de colocar tela na janela, o que seria um erro. Além de promover a segurança, a proteção evita também a entrada de insetos no quarto.

Se a mobília for herdada de um bebê de amigo ou da família, não esqueça de checar se ela precisa ser renovada (Foto: Thinkstock)

Piso – Por mais que seja incrivelmente bonito, escolher um piso difícil de limpar atrapalha a rotina dos pais. “Laminado e piso de madeira são materiais de fácil manutenção”, recomenda Ana.

Ventilação – Colocar o ar-condicionado sem planejar antes onde o berço vai ficar também entra na lista de erros. “O melhor lugar para o equipamento ser instalado é na cabeceira de onde o bebê vai ficar, senão o retorno da ventilação pode causar um problema de saúde”, alerta a profissional.

Iluminação – Não estabelecer os pontos de eletricidade com cuidado pode causar arrependimento. “O quarto precisa de uma luz forte para o dia e uma indireta para a mãe amamentar no meio da noite”, diz a arquiteta.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas