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Construtoras fazem promoções para atrair mais clientes

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O aumento da oferta de lançamentos, e consequentemente dos estoques, está provocando um fenômeno considerado novo no mercado imobiliário: as promoções de imóveis.

A prática, muito comum nos segmentos automobilístico e de varejo, foi adotada por algumas incorporadoras e imobiliárias recentemente, que começaram a investir em brindes, cômodos decorados e até serviços para atrair mais clientes e ao mesmo tempo livrarem-se das unidades que não foram vendidas.

Entre os “mimos” mais inusitados, está um cruzeiro de três dias pelo litoral de São Paulo, oferecido na compra de qualquer unidade da promoção realizada pela Fernandez Mera.

A campanha, existente nas redes sociais da incorporadora desde o período do Dia das Mães, exige que o interessado pelo imóvel preencha um cupom e o entregue em algum estande da empresa para concorrer ao prêmio.

“Com estas promoções, você atrai mais clientes sem alterar os preços dos imóveis. Já notamos um aumento nas vendas com estes tipos de ações”, afirma Lucilene André, gerente de ambientes digitais da Fernandez Mera.

Já a construtora mineira Tenda chegou a dar um carro zero no fim do ano passado para o comprador de imóvel. A Rossi, por sua vez, optou por lançar no início de 2013 um outlet de imóveis, no qual é possível encontrar brindes e descontos de até R$ 150 mil nos preços.

Há também promoções que ofereçam, no momento da compra da casa própria, quartos decorados, televisões e até eletrodomésticos.

“No Brasil, as pessoas são sensíveis a estes prêmios. E isso pode ser sim um diferencial para o comprador na hora de decidir entre dois imóveis. Com estas promoções, você atinge o emocional do público-alvo”, aponta o professor Eduardo Terra, diretor geral da UBS Escola de Negócios e vice-presidente do Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo).

Ainda segundo o especialista, estas ações promocionais são frutos da alta concorrência que há no mercado imobiliário. Mesmo assim, o assunto ainda é pouco explorado no país, analisa.

“Anunciar que um imóvel está com 3% de desconto não encanta ninguém. Em contrapartida, oferecer uma viagem para a família ou um Ipod para cada cliente pode ser muito mais inteligente do ponto de vista do negócio”, completa Terra.

Porém, não são somente de brindes e serviços que vivem as ações das companhias do setor. Há alternativas que também chamam a atenção, mesmo sem atrelar a comercialização do imóvel a algum benefício específico ao comprador.

A construtora Even, por exemplo, colocou em funcionamento a sua megastore na rua da Consolação, em São Paulo. Neste local, aberto diariamente das 9h às 22h, a empresa comercializa cerca de 50 empreendimentos residenciais e comerciais, com metragens que variam de 35 a 585 metros quadrados.

Com o slogan “Compra Certa”, a Eztec afirma em seu site oferecer descontos em dezenas de opções de imóveis até o dia 30 de junho.

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