Zap Móveis

Saiba como escolher a cuba para banheiro

banheiro
Spread the love

Antes de escolher a cuba para banheiro é importante saber qual o espaço físico disponível e ter um projeto em mãos. É possível encontrá-la em diversos modelos, formatos e dimensões. O tipo de sistema que será utilizado também é imprescindível, se suspensa, embutida, semi-encaixe, sobreposta, apoiada ou esculpida.

banheiro

Cuba da pia deve ser projetada de acordo com o espaço físico do ambiente (Foto: Shutterstock)

+ Veja dicas de como organizar banheiros pequenos

+ Banheiros decorados – Veja 16 ideias para se inspirar

A cor e material não ficam de fora e precisam ser escolhidas de acordo com a preferência e gosto da pessoa. “É importante a cuba não destoar das demais peças do banheiro ou do ambiente que será inserida. O modelo utilizado de torneira também deve ser levado em conta, se vai ser colocada na parede ou bancada, com misturador ou apenas torneira convencional”, orienta a arquiteta Patricia Martino.

Comodidade e praticidade no dia a dia de quem utilizará o lavatório são outros fatores. Não esqueça que cada pessoa possui uma ergonomia diferente e deve-se lembrar dos mínimos detalhes, principalmente no momento de instalação das peças e sua altura acabada.

Tipos de cuba

Existem seis opções de sistemas de cuba no mercado. Abaixo listamos os modelos com dicas práticas:

– Cuba suspensa com ou sem coluna: Patricia diz que essa opção tem função completa, sendo fixada diretamente na parede de alvenaria sem a necessidade de uma bancada. “Nesse tipo de escolha, as pessoas podem optar pela utilização da coluna de apoio”, comenta.

cuba suspensa

Modelo mais simples é a cuba suspensa com coluna (Foto: Shutterstock)

Já para os modelos que necessitam de bancada, seja em granito, mármore natural ou fabricados e porcelanato, serão os sistemas:

– Embutido: A peça ficará escondida “dentro” da bancada, já que é feito um corte de forma a colar a cuba por baixo da pedra. “É uma ótima opção para quem não gosta de elementos altos, acima da bancada, e prevalece o espaço. Para esconder a peça que ficará aparente abaixo deste lavatório, a utilização de um gabinete ou um perfil conhecido como saia, no mesmo material de acabamento da bancada, pode ser utilizado”, sugere Patricia.

cuba embutida

Cuba embutida em mármore (Foto: Reprodução/Pinterest)

– Semi-encaixe: Essa opção é ideal para espaços reduzidos, pois a peça fica encaixada somente pelo fundo. Nesta opção a cuba ficará com uma borda acima do lavatório, em suas laterais e fundo, e uma saia mais robusta Aqui se faz necessário apenas uma bancada com no mínimo 35 cm de profundidade.

“Uma dica para quem vai optar na utilização dos sistemas semi-encaixe é utilizar a altura de acabamento da saia, no mínimo, cobrindo a altura da louça”, diz a arquiteta.

Cuba com sistema de semi-encaixe é ideal para espaços pequenos (Foto: Reprodução/Pinterest)

Cuba com sistema de semi-encaixe é ideal para espaços pequenos (Foto: Reprodução/Pinterest)

– Sobreposto: Apenas uma borda da peça ficará aparente. A cuba é colada sobre a bancada ao invés de ser como o sistema embutido, por baixo da pedra.

cuba sobreposta Cuba sobreposta pode ser encontrada em diversos materiais (Foto: Reprodução/Pinterest)

– Apoio: Este sistema fica totalmente exposto acima da bancada. Sua colocação é feita diretamente sobre a pedra e sua borda mais robusta fica totalmente aparente.

cuba de apoio

Cuba de apoio fica totalmente por cima da bancada (Foto: Shutterstock)

– Esculpida: Também conhecida como cuba montada ou de válvula oculta, como seu próprio nome já diz, neste modelo de lavatório o ralo da pia ficará escondido por uma placa do mesmo material. “Por menor que seja o ambiente é ótima sugestão para aqueles que buscam facilidade de adaptação de seu dimensionamento bancada/cuba, além da profundidade e comprimento”, orienta Patricia.

cuba esculpida

Segundo Patricia, a cuba esculpida é a bola da vez no mercado (Foto: Reprodução/Pinterest)

Qual cuba escolher

Para lavabos residencias, que tem a utilização esporádica, Patricia sugere o uso do mármore em modelo esculpido. Neste material, a limpeza deve ser mais cuidadosa. Para banheiros de uso contínuo, as peças cerâmicas arredondadas são práticas pelo seu caimento natural. Pode-se optar também por modelos ovais, quadrados ou retangulares.

“Para opções mais arrojadas ou locais com higienização controlada a cuba de inox é indispensável”, diz a arquiteta.

Segundo Patricia, a cuba esculpida é a destaque da vez. “Ela agrega as funções tradicionais alinhado a um desenho reformulado utilizando o mesmo revestimento em todo o seu acabamento. Seu efeito estético é moderno e diferenciado, deixando o ambiente mais leve”.

banheiro moderno

Cuba de pia em pedra é uma boa ideia para banheiros modernos (Foto: Shutterstock)

+ Veja 10 ideias criativas para decorar o espelho do banheiro

+ Organize seu banheiro gastando pouco. Assista ao vídeo

+ Conheça os principais erros de decoração do banheiro

+ Casa em ordem: 10 dicas para organizar o banheiro

+ Cozinhas e banheiros: qual o melhor modelo de cortina e persiana?

+ Exaustor para banheiro evita mofo e elimina odores

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas