Zap Móveis

Férias requerem cuidados com crianças nos prédios residenciais

Brinquedoteca
Spread the love

Durante as férias escolares que se aproximam, os cuidados com crianças que moram em condomínios residenciais devem ser redobrados. A Lello Condomínios orienta sobre alguns cuidados essenciais para garantir a segurança e o bem-estar de todos os moradores nesse período.

+ Veja 13 dicas para manter a criança segura em casa

+ Utilize os desenhos das crianças para criar almofadas originais

O condomínio pode estimular a realização de recreações, como jogos em quadra e atividades na brinquedoteca, por exemplo, mas sempre com a presença de um adulto na supervisão.

crianças brincando

Pais devem tomar cuidado com as crianças em condomínios durante as férias (Foto: Shutterstock)

Nos prédios com pouco espaço para lazer pode-se incentivar a realização de jogos de tabuleiro, quebra-cabeças, bonecas a carrinhos, entre outras atividades. Outra iniciativa é a implantação de uma biblioteca, com livros doados pelos pais, para incentivar a leitura dos pequenos que já forem alfabetizados.

“A contratação de uma escolinha de esportes ou de profissionais especializados em recreação pode ser interessante para a organização das atividades com as crianças”, diz Angélica Arbex, gerente de Relacionamento com o Cliente da Lello.

Segundo ela, o síndico também pode sugerir ou mesmo organizar previamente, alguns passeios externos, para locais como parques, museus, zoológico e outros pontos turísticos da cidade de São Paulo. “Mas é importante que pelo menos um morador fique como responsável pelo grupo nesses passeios”, orienta Angélica.

Brinquedoteca

Brinquedoteca pode ser utilizada para brincadeiras mais leves (Foto: Shutterstock)

Sobre a segurança das crianças, a preocupação maior deve ser em relação a elevadores, garagem, escadaria, piscina, playground e áreas de acesso restrito como caixas d’água e casa das máquinas.

Nas áreas comuns, algumas medidas são fundamentais. Não é recomendável que crianças menores de 10 anos andem sozinhas no elevador. O condomínio também deve proibir que as crianças brinquem nas escadas e na garagem. É importante manter a escadaria e as garagens com boa iluminação e não deixar entulhos ou outros materiais nesses espaços.

Em relação ao playground ou brinquedotecas, a principal orientação é para que os brinquedos sejam regularmente vistoriados, para verificar possíveis defeitos. Brinquedos móveis como gangorra e gira-gira merecem atenção redobrada. E as crianças menores de cinco anos devem estar sempre acompanhadas por um responsável, que poderá socorrê-las imediatamente no caso de um acidente.

Na piscina, todo cuidado é pouco. As crianças nunca devem permanecer sozinhas nesses locais. O síndico deve orientar os funcionários a ligarem imediatamente para os pais dos menores que forem encontrados desacompanhados de adultos na piscina.

Brinquedos maiores necessitam de mais manutenções (Foto: Shutterstock)

Brinquedos maiores necessitam de mais manutenções (Foto: Shutterstock)

 

+ Veja como fazer um jardim para as crianças

+ Veja cinco dicas para pintar quartos de crianças

+ Veja ideias para decorar o quarto do bebê com cores escuras

+ Faça você mesmo uma mesa de canto com papelão. Assista ao vídeo

+ Faça você mesmo uma Cadeira de Pallet. Assista ao vídeo

+ Aprenda a passar fotos para madeira e transforme a peça em quadro

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas