Zap Móveis

Decoração com vidro leva modernidade e ousadia aos ambientes

Decoração com vidro
Spread the love

O vidro é um material que evoluiu muito ao longo dos anos e hoje é responsável por levar design, conforto e segurança a muitos projetos. A decoração com vidro pode ser vista em revestimento de paredes e móveis, coberturas, pisos e até de forma estrutural, quando ele mesmo serve de suporte para as obras.

Leia também

+ Mesa de jantar: escolha o modelo certo para a sua casa

+ Acabamentos e cores de móveis ressaltam personalidade do morador

Segundo Rafael Matoshima, coordenador de mercado da Cebrace, maior produtora de vidros e espelhos da América do Sul, o vidro de proteção solar para residências é um dos mais procurados hoje. Ele reduz a entrada de calor em até 70%, possibilitando o uso até mesmo em locais quentes.   

O vidro pode ser usado em diferentes espaços da casa, inclusive ajudando a impedir a entrada do calor – Projeto Studio Tangram – Foto: Nathalie Artaxo

“O vidro é muito resistente, fácil de aplicar e limpar. Deixa qualquer decoração mais clean e atemporal. Hoje ele pode ser usado em grandes dimensões, considerando que uma chapa pode chegar a ter 3,21 metros de largura por 6 metros de comprimento. Isso minimiza emendas e possibilita maior ousadia em recortes e na aplicação”, explica Matoshima. 

Variedade para decoração com vidro

São muitos tipos de vidros para decoração no mercado. Para interiores, o transparente (extra clear) é interessante, porque não tem o aspecto esverdeado dos vidros comuns. Essa transparência permite a combinação com acessórios e ferragens de tonalidades diferentes.

Há também o vidro texturizado, que têm relevos clássicos, o contemporâneo e até o retrô, indicados para divisórias que buscam personalidade e que precisam integrar espaços sem perder a luminosidade e privacidade. 

“Outro aliado na decoração são os espelhos nas cores prata, bronze e cinza. Há ainda o vidro laqueado, que tem uma pintura de alta resistência, ótimo para reformar espaços com praticidade e elegância. Esse laqueado fica perfeito em revestimento de paredes e móveis”, detalha o representante da Cebrace. 

Vidro colorido também pode ser uma ótima opção para decoração - Projeto Studio Tangram - Foto: Estudio São Paulo
Vidro colorido também pode ser uma ótima opção para decoração – Projeto Studio Tangram – Foto: Estudio São Paulo

Para quem tem fachadas com esquadrias brancas, o vidro de proteção solar esverdeado costuma ser uma combinação muito frequente. Da mesma forma, esquadrias de madeira podem optar por vidros de proteção solar mais espelhados ou mais transparentes.  

Materiais mais resistentes são os indicados 

A dica é apostar nos vidros laminados. Formado por duas ou mais chapas de vidros intercaladas por uma película de alta resistência. Isso quer dizer que, em caso de quebra, os cacos não caem e é possível evitar acidentes.

O vidro temperado também é muito seguro, sendo cinco vezes mais resistente se comparado a um vidro comum, o que confere resistência térmica e à impactos. Essa característica o faz ideal para portas, janelas, boxe, guarda-corpos, fachadas e até mesmo em peças de decoração.

Leia mais

+ Os 7 prédios que estão entre os mais luxuosos do mundo

+ Escolha o trocador para bebê ideal de acordo com o espaço do quarto

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas