Zap Móveis

Decoração de sala: 8 modelos para se inspirar

Spread the love

A decoração de sala é uma das mais importantes do imóvel, porque o ambiente é onde as pessoas passam boa parte do tempo, assistem televisão e recebem visitas. O modelo de sala depende muito do perfil dos moradores, mas o fator aconchego é primordial na hora de escolher objetos de decoração. Separamos 8 modelos para você se inspirar e aprender como decorar uma sala.

Leia também

1 – Jovem casal

Foto: Luis Gomes – Tesak Arquitetura

O primeiro imóvel do jovem casal segue uma decoração de sala moderna que mescla tons neutros e cores quentes. O amarelo e azul foram escolhidos para deixar o ambiente alegre, fazendo a composição com o cinza, preto e amadeirado. O preto traz um ar mais moderno, usado nas luminárias decorativas e na estrutura metalon das prateleiras, cujo verde das plantas dá um toque de jardim dentro de casa. No home, um pequeno rack para acomodar os aparelhos eletrônicos. Não foi feito forro de gesso para não diminuir o pé direito, o que dá uma sensação de amplitude. Na iluminação, foram usados plafon de sobrepor e os dois pendentes que também são objetos de decoração para sala. Na parede, nada de painel neste modelo de sala, apenas o cimento queimado. O projeto é das arquitetas Viviane Sakumoto e Bianca Tedesco, da Tesak Arquitetura.

 2 – Apartamento de solteira

Foto: Luis Gomes – Tesak Arquitetura

Apartamento de uma jovem que foi morar sozinha, essa decoração de sala é monocromática, o que deixou o ambiente leve e aconchegante. A decoração, da Tesak Arquitetura, tem tons neutros, com predominância do bege, branco, preto e, pontualmente, o amadeirado. A mesa lateral preta em laca alto brilho que faz uma contraposição com as cadeiras da sala de jantar que integra o ambiente e tem o mesmo tom, porém com acabamento fosco e palha na mesma cor. Tapete geométrico em tons de bege e almofadas em tricô rosa que remetem à tela floral em tons pastéis, cuja pintura foi feita pela própria cliente, retratando bem como decorar uma sala.

3 – Reforma de imóvel

Foto: Carlos Piratininga

Neste projeto, a missão da arquiteta Cristiane Schiavoni era reformar o apartamento em que os moradores residiam há dez anos. O modelo de sala ganhou um novo layout, focado na integração. Composta por uma base neutra, as cores intensas ficaram sob a tutela do tapete geométrico e da paisagem bucólica pintada em tela. No layout repaginado, a família passou a desfrutar ainda da sala. No living, um amplo sofá verde musgo protagoniza o ambiente na decoração de sala, característica buscada em salas decoradas modernas. 


4 – Dupla função

Foto: Carlos Piratininga

Esse projeto assinado pela arquiteta Cristiane Schiavoni tem dupla função: receber os convidados e ser um home theater. A TV atende à família e pode ficar escondida no painel de vidro quando recebem convidados mais formais. Para tanto, o telão é acionado na função cinema e o blackout motorizado escurece o ambiente. Nos objetos de decoração para sala, a base neutra ganha destaque com texturas e estampas que chamam atenção no ambiente, como é o caso do revestimento, que traz um movimento interessante no contraponto com o vidro do painel da TV.

5 – Loft Masculino

Foto: JP Image

Pé-direito alto, ambientes abertos, pegada jovial e moderna são traços do projeto de loft para um jovem de 26 anos. A decoração da sala foi pensada para traduzir o desejo do cliente: um apê estiloso, com cores sóbrias e peças de design. Com as paredes tijolinho à vista, elétrica com condutores aparentes e estrutura metálica, o loft já contava com a essência industrial. A aposta foi em cores discretas.  Na cor cinza, o sofá integra a composição com a poltrona de madeira e estofado de linho, no tom cinza claro. Nos objetos de decoração para sala, a mesinha em formato rolha faz as vezes de banquinho. O móvel preto da televisão foi projetado pelas arquitetas Ieda e Carina Korman, responsáveis pelo modelo de sala, e acompanha o grande destaque: a poltrona, que não pode faltar em salas decoradas modernas. 

6 – Cores fortes

Foto: JP Image

 O uso das cores, obras de arte e um mobiliário cheio de história marcam o projeto desse apartamento duplex, idealizado pelo escritório Korman Arquitetos. A decoração da sala segue um estilo descolado, caracterizado pela parede de tijolinhos, pelo piso com aspecto de cimento e pela presença de plantas. Tem um sofá cinza combinado com móveis em tons de uva e preto, ressaltando como decorar uma sala de modo personalizado. A parede de tijolos aparentes, originais do apartamento, serve de suporte para várias obras de arte contemporâneas. 

7 – Cartão de visita

Foto: Luis Gomes

Neste projeto do escritório Andrade & Mello, a sala é o cartão de visita do imóvel. Como o espaço não podia ser ampliado, já que o terceiro quarto era imprescindível para as necessidades da família, a proposta foi reunir estar e TV no mesmo ambiente.  Na decoração da sala, a parede que recebe o aparelho foi revestida de placas cimentícias em alto relevo, que se destaca das outras com o seu efeito 3D. E do lado oposto está o sofá, com linhas simples e retas, que se junta a uma poltrona com apoio para os pés. Além disso, foi desenhado um banco de madeira para dispor de mais lugares no ambiente. 


8 – Integração de ambientes

Foto: Luis Gomes

O primeiro passo deste modelo de sala do escritório Andrade & Mello foi criar uma área de estar integrada com os demais espaços, de forma que garantisse amplitude e comunicação visual. Com linhas retas e simples, o sofá é aconchegante e estabelece conexão com os tons do tapete com estampa geométrica. O painel que recebe a TV, por ser de madeira, reforça o conforto. A posição estratégica permite que os proprietários assistam enquanto cozinham também. A iluminação ganhou ares cenográficos: os painéis com fitas de led funcionam como abajur, proporcionando uma luz mais intimista. 

Veja também:

Leia mais

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas