Zap Móveis

Como higienizar o colchão do quarto de maneira correta? Veja o passo a passo

Mulher higienizando colchão
Spread the love

As pessoas passam ⅓ da própria vida dormindo. O tempo necessário para satisfazer o sono à noite varia de acordo com a idade, mas uma coisa é certa: ficar na cama, cheio de cobertas ao redor, é muito bom. Saber como higienizar o colchão é fundamental para a saúde. 

Mesmo que você evite sentar no colchão com as roupas usadas na rua e comer na cama, sujidades são facilmente transferidas para o local. Pele, poeira, suor e diversas outras substâncias podem se acumular no material do colchão, mesmo com a proteção do lençol.

Com esses acúmulos, o colchão torna-se o ambiente ideal para microrganismos sobreviverem. Os ácaros costumam ficar alojados tanto no colchão quanto no travesseiro, causando alergias e problemas respiratórios

Ainda bem que a higienização do colchão é simples e pode ser feita em casa. Continue a leitura e siga o passo a passo que o ZAP Imóveis preparou para oferecer esse cuidado para a sua casa!

Limpeza a seco em casa

Uma das opções disponíveis é a limpeza a seco de colchão. Ela é bastante prática e não leva muito tempo para ser concluída, um bônus para quem não pode esperar muito para o item ficar limpo.

1- Separe os materiais

O primeiro passo para aprender como higienizar o colchão do seu quarto é separar os materiais corretos. Você vai precisar de:

  • bicarbonato de sódio;
  • escova de cerdas suaves;
  • luvas;
  • aspirador de pó.

Lembre-se de não misturar produtos químicos sem necessidade, pois isso pode ser bastante arriscado. Sempre use luvas ao manusear os produtos de limpeza!

2- Espalhe o bicarbonato de sódio

Após separar todos os materiais necessários, é hora de começar a limpeza do colchão. Retire-o da cama e coloque-o sobre uma superfície limpa, de preferência em um local bem arejado. 

Comece espalhando o bicarbonato de sódio por todo colchão. Deixe o produto agir por 30 minutos. Em seguida, umedeça a escova separada anteriormente e esfregue o colchão com movimentos circulares.

3- Finalize a limpeza

Após esfregar o colchão, deixe o bicarbonato agir por mais 30 minutos. Então, com a ajuda do aspirador de pó, sugue todo o resíduo do produto da superfície. 

Deixe secar em um local aberto com incidência de luz solar. Depois que o primeiro lado já estiver seco, repita o processo na superfície contrária. Certifique-se que o colchão não esteja úmido antes de colocá-lo de volta à cama. 

Pessoa higienizando colchão

Limpeza de sujeiras mais pesadas

O passo a passo acima pode não ser suficiente para higienizar o colchão muito sujo, com odores estranhos ou manchas. Nesses casos, você precisa de mais alguns produtos, e o processo será um pouco mais longo. Separe os seguintes itens:

  • vinagre incolor;
  • bicarbonato de sódio;
  • borrifador;
  • esponja;
  • luvas;
  • aspirador de pó.

Vista as luvas e coloque o vinagre no borrifador. Em seguida, siga as instruções:

1- retire o colchão da cama e coloque-o em uma superfície reta;

2- polvilhe o bicarbonato de sódio sobre o colchão e borrife o vinagre onde o produto foi aplicado;

3- espere fazer espuma e deixe agir por uma hora;

4- após esse período, use o aspirador de pó para retirar os resíduos de produto;

5- deixe secar em local arejado.

Outros cuidados importantes

Agora que você já sabe como higienizar colchão a seco em casa, é importante entender como mantê-lo limpo. O cuidado constante faz toda a diferença na hora de evitar a proliferação de microrganismos que podem prejudicar a saúde.

Primeiro, nunca durma diretamente no colchão. Sempre utilize um protetor e um lençol. É importante trocar a roupa de cama constantemente — pelo menos uma vez por semana. Isso ajuda a evitar o acúmulo de sujidades. 

Procure deixar o colchão fora da cama por algumas horas do dia, tomando sol. Assim, qualquer umidade, como o suor produzido à noite, irá evaporar. Quando for colocá-lo de novo na cama, troque a face que estava para cima. 

Caso você ainda não esteja satisfeito com a limpeza após aprender como higienizar o colchão em casa, uma alternativa é buscar profissionais. Eles podem fazer um processo mais profundo para você apenas mantê-lo assim em casa.

O ZAP Imóveis ajuda a cuidar do seu lar!

Ter uma casa exige muito. O blog do ZAP Imóveis oferece diversas dicas para você manter seu lar sempre limpo e aconchegante, incluindo como higienizar o colchão. Continue navegando pelas publicações e aproveite os conteúdos!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas