Zap Móveis

Como lavar casaco? Aprenda as técnicas mais recomendadas para cada tecido

Pessoa colocando casaco em máquina de lavar
Spread the love

Algumas roupas são mais fáceis de higienizar que outras. Aprender como lavar casaco, por exemplo, pode ser um desafio, pois o item é pesado e nem sempre fica completamente limpo com apenas um ciclo na máquina.

O blog do ZAP Imóveis preparou um conteúdo com diferentes técnicas para lavar casaco. Entenda qual é a maneira correta de higienizar essa peça com as dicas, a seguir!

Maneira mais recomendada

Apesar de nem sempre ser a forma mais prática, a maneira mais recomendada de como lavar casaco é entregá-lo para profissionais. Levar a peça a uma lavanderia garante uma lavagem mais profunda, eficiente e segura. 

O casaco costuma ser feito de tecidos e outros materiais que se danificam facilmente, como couro, lã e tricô. Por isso, confiar em profissionais que sabem higienizá-los é um grande diferencial.

O modelo puffer popularizou-se recentemente, mas exige experiência na hora da higienização. Por conta do material que cria o aspecto acolchoado, a forma correta de como lavar casaco desse tipo é por meio do modo a seco.

A boa notícia é que o casaco não precisa ser lavado após cada utilização, como acontece com outras peças. Fazer algumas lavagens bem feitas é bem melhor — outro motivo para levar o seu para profissionais especializados.

Lavagem de casaco em casa

Se levar o casaco a uma lavanderia não for uma opção viável para você, é possível lavá-lo em casa. Cada material exige um processo diferente. Por isso, conheça a sua peça antes de seguir as instruções.

A etiqueta de todas as peças informa o que deve ser feito ou evitado. Alguns casacos até vêm com instruções de preservação. Então, não deixe de conferir as recomendações do fabricante.

Jeans

Blusas e jaquetas jeans são simples de lavar. Contudo, é importante lembrar do peso do material. Por isso, evite lavar casacos jeans em uma máquina cheia. 

  • Lave a gola do casaco à mão com sabão neutro. Essa área costuma ficar mais suja, e a máquina pode não ser suficiente para desencardi-la;
  • Configure a máquina para a lavagem de roupas normais, mas em ciclo duplo;
  • Não utilize a secadora. Em vez disso, pendure a peça ao ar livre.

Um ponto importante é que jeans desbota facilmente, portanto, lave-o sempre com roupas de tons semelhantes. Mesmo se forem apenas tecidos jeans, lave peças escuras com escuras e claras com claras. 

Casacos em cabide

Couro

Em vez de aprender como lavar casaco de couro, na verdade, você deve verificar como limpar casaco de couro. O motivo é que a água corrente da máquina pode danificar o material com facilidade.

Para higienizar o couro, você precisa de pano umedecido e sabão neutro. Basta passar o pano por toda a superfície interna e externa do casaco para limpá-lo suavemente. Em locais mais sujos ou com mofo, não force: utilize uma escova de dentes com cerdas suaves.

A limpeza do couro sintético é mais simples e já pode ser feita na máquina. Lembre-se apenas de não colocar tecidos mais resistentes no mesmo ciclo e utilizar a configuração para roupas delicadas.

A lã é um dos tecidos mais amados durante o inverno. Saber como lavar um casaco de lã batida ou tradicional é simples. O processo pode ser feito na máquina, desde que com alguns cuidados.

  • Coloque o caso de lã em um saco protetor;
  • Configure a máquina de lavar para o ciclo de roupas delicadas;
  • Desligue a centrifugação/secagem;
  • Utilize sabão líquido próprio para roupas delicadas.

Ao final da lavagem, retire a roupa cuidadosamente da máquina e remova o excesso de água com uma toalha. Coloque o casaco para secar horizontalmente — se for pendurada, a lã fica deformada. 

O blog do ZAP ajuda com tarefas de casa!

Agora que você já sabe como lavar casaco, é hora de aprender muito mais sobre organização para manter seu lar sempre limpo! O blog do ZAP Imóveis tem diversas dicas que podem deixar sua casa ainda mais aconchegante.

Além do blog do ZAP, você pode aproveitar o site, que conta com oportunidades únicas de compra e aluguel de imóveis. Aplique dicas em um lar lindo e renovado!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas