Como lavar cortina na máquina? Veja o passo a passo!

Mulher colocando cortina em máquina de lavar
Spread the love

Aprender como lavar cortina na máquina pode ser uma tarefa delicada. É importante tomar alguns cuidados para garantir que o processo de lavagem seja suave, sem danificar o tecido. Certifique-se sempre de seguir as instruções de lavagem do fabricante antes de prosseguir.

Quais são os cuidados recomendados?

  • verifique as instruções: ao lavar cortina na máquina, leia as etiquetas da cortina ou as instruções do fabricante para saber se ela pode ser lavada dessa forma e se há alguma recomendação específica para a lavagem;
  • remova os acessórios e os ganchos: atente-se aos acessórios e qualquer item que possa danificar a máquina e a cortina durante a lavagem;
  • use sacos de lavagem: eles protegem as cortinas mais delicadas ou que tenham detalhes mais sensíveis. Você pode usar tanto os sacos de lavagem quanto as fronhas de travesseiro, evitando que os tecidos fiquem presos ou danificados;
  • utilize os produtos adequados: é recomendável usar um sabão em pó suave e indicado para tecidos delicados. Um sabão em pó para roupas delicadas consegue dar conta do recado. Evite usar sabão em pó com alvejante ou produtos muito agressivos, pois eles podem desbotar ou remover a cor da cortina;
  • não sobrecarregue a máquina de lavar: ao aprender como lavar cortina na máquina, evite levar muitas cortinas de uma vez para a lavagem. Dessa forma, elas conseguirão se mover livremente na máquina. Prefira lavá-las dividindo-as em cargas menores.

Tipos de cortina adequados para lavar na máquina?

Lavar a cortina na máquina pode não ser adequado para todas as peças. As cortinas de algodão, por exemplo, podem ser lavadas, contanto que não sejam muito delicadas ou contenham acessórios que possam danificar a máquina. Confira os tipos de cortinas que podem e não podem ser lavados dessa maneira.

Cortinas permitidas

  • cortinas de algodão;
  • cortinas de poliéster;
  • cortinas de linho;
  • cortinas de voil ou de tecidos leves;
  • cortinas de tecidos sintéticos resistentes.

Cortinas não permitidas

  • cortinas de seda;
  • cortinas de veludo;
  • cortinas com forro de borracha ou plástico;
  • cortinas com detalhes em contas, lantejoulas ou bordados;
  • cortinas com revestimentos especiais;
  • cortinas com acessórios não removíveis.

Passo a passo para lavar a cortina na máquina

Agora que você já sabe que pode lavar cortina na máquina, é hora de aprender sobre o processo. Comece separando os materiais, como o sabão em pó, os sacos de lavagem e o amaciante (opcional). Tendo tudo em mãos, leia as instruções da cortina e verifique se ela pode ser lavada na máquina.

Mulher colocando cortina em máquina de lavar

Passo 1: prenda a cortina em sacos de lavagem

Antes de prendê-las nos sacos de lavagem, remova os ganchos e quaisquer outros acessórios que ela possuir. Feito isso, coloque-as em sacos de lavagem ou nas fronhas de travesseiro para mantê-las protegidas durante todo o processo de lavagem.

Passo 2: selecione o ciclo de lavagem adequado

Escolha um ciclo de lavagem suave e adequado para os tecidos mais delicados, como o próprio ciclo de lavagem delicada ou de roupa de cama. Ajuste a temperatura de lavagem de acordo com as instruções do fabricante da cortina.

Passo 3: adicione o sabão em pó

Adicione a quantidade recomendada de sabão em pó na máquina de lavar. Lembrando que é recomendado evitar produtos agressivos ou alvejantes que possam danificar a cortina, evitando dores de cabeça futuras.

Passo 4: inicie o ciclo de lavagem

O passo seguinte para aprender como lavar cortina na máquina é iniciar o ciclo de lavagem. Insira a cortina no eletrodoméstico, certificando-se de não deixá-lo sobrecarregar, assim, as cortinas conseguem ser limpas de forma adequada.

Passo 5: adicione amaciante (opcional)

Esse passo para lavar cortina em casa é opcional. Não se esqueça de seguir as instruções do fabricante. A quantidade de amaciante varia de acordo com o tamanho e a quantidade de cortinas que você está lavando no momento. A dosagem padrão é de cerca de 50 a 100 ml.

Passo 6: secagem

Finalizada a lavagem da cortina, retire-a da máquina de lavar, tomando cuidado para evitar puxões ou rasgos acidentais. Sacuda as cortinas suavemente para reduzir vincos e pendure-as no varal ou linha de secagem. É recomendado secar as cortinas na sombra para evitar danos causados pelo sol. 

Se necessário, você também pode passar a cortina com um ferro em temperatura adequada. Certifique-se de verificar novamente as instruções do fabricante quanto a esse detalhe.

O imóvel dos seus sonhos está esperando por você no ZAP Imóveis

Tendo visto como lavar cortina na máquina, não deixe de conferir outras dicas de procedimentos caseiros no blog do ZAP Imóveis. Além de ajudar você a completar as tarefas do dia a dia, o blog é recheado de conteúdos sobre decoração, paisagismo, arquitetura e muito mais! 


Está em busca do imóvel dos seus sonhos? O ZAP Imóveis te ajuda! Visitando o nosso site, você consegue inserir a região/cidade/bairro onde deseja morar,e procurar por um imóvel que esteja de acordo com o que você sempre sonhou. É só utilizar os filtros e mudar a sua vida!

Mais vistos

Mais lidas