Zap Móveis

Aprenda a dar um toque masculino na decoração da cozinha

Spread the love

De uns tempos para cá, o ditado “lugar de mulher é na cozinha” andou perdendo força na boca do povo, não apenas pelo fato de que elas passam menos tempo dentro de casa e mais no trabalho, mas também pelo gosto que os homens adquiriram pela arte da culinária.

Público masculino anda muito exigente quanto aos espaços gourmets (Foto: Shutterstock)

Monte um bar e divirta-se em sua própria casa

Mark Zuckerberg compra terreno no Havaí por R$ 162 milhões

O blogueiro Ricardo Cobra, que mantém a página “Homem na Cozinha” na internet, diz que não existem pesquisas e estudos que comprovem o aumento da presença do público masculino no fogão. “Mas posso ver, dentre os leitores do site ou no meu facebook pessoal, que os homens assumem essa atividade em casa com mais frequência, sejam solteiros ou casados”, comenta.

Mas afinal, como deixar esse espaço com a cara deles? A designer de interiores Cristina Barbara recomenda o uso de vidros e revestimentos de cerâmica e madeira para tornar o ambiente mais sofisticado e moderno. Já a professora Rechilene Maia, do curso de Design de Interiores da Universidade Anhembi Morumbi, sugere os materiais de aço escovado, laca e corian para dar ao cômodo ares que remetem à tecnologia, muito requisitado por esse grupo. Para os que buscam mais urbanidade e aconchego, ela diz que vale explorar o cimento queimado e o efeito dos tijolinhos aparentes.

Cozinha projetada por Cristina Barbara para um cliente do sexo masculino (Foto: Cristina Barbara)

Na visão da arquiteta Andréa Parreira, o público masculino anda muito exigente quanto aos espaços gourmets e tem uma preocupação bastante significativa com a adega. Quanto aos materiais, os mais solicitados são madeira, vidro e aço. “Essa mistura, bastante contemporânea, agrada bastante em projetos destinados aos homens”, conta a especialista. “Eles desejam projetos ousados, que sejam também práticos e funcionais”, afirma.

Objetos decorativos – Ainda segundo a professora Rechilene, os homens podem deixar alguns utensílios de cozinha à vista para dar mais requinte ao local, como taças, garrafas de vinhos (organizadas em nichos) ou liquidificadores e trituradores com design exclusivo, como os da linha Kitchen Brastemp. Ricardo Cobra sugere um kit básico de dois ou três tipos de facas, um jogo de quatro panelas e uma frigideira, além de formas, assadeiras, bowls e frascos para armazenar os alimentos preparados na geladeira.

Deixar utensílios a vista é sempre uma boa opção para decorar a cozinha, mas é preciso tomar cuidado com a exposição ao vapor e à gordura (Foto: ShutterStock)

Contudo, o blogueiro alerta que objetos à mostra deixam a cozinha bonita, mas dependendo do tipo de arquitetura pode ser uma faca de dois gumes, pois os itens poderão sujar e engordurar, dificultando a conservação dos mesmos.

Quando perguntado sobre quais são seus utensílios de cozinha favoritos, Ricardo responde com a seguinte lista: faca do chef, pincéis, rolo de massa e caixa de temperos. Quanto aos essenciais para a cozinha do homem ele cita: um kit de facas com base de madeira, tábuas de carne e um quadro negro para anotações.

 

+ Luiz Bacci compra cobertura em São Paulo por R$ 3,5 milhões

+ Móveis inteligentes transformam um ambiente em cinco. Assista ao vídeo

+ Conheça os famosos que ainda moram de aluguel

+ Veja 18 truques de decoração para apartamentos de até 60 m²

+ Saiba como decorar um apartamento estúdio

+ Ashton Kutcher vende mansão onde viveu solteiro por 22 milhões de reais

 

 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas