Inspire-se e aprenda a fazer uma cozinha moderna
A cozinha foi o cômodo que mais sofreu modificações ao longo das décadas dentro de casas e apartamentos. O espaço ganhou status e se transformou em local de convívio e lazer. Também ficou mais tecnológica e passou a ser um ambiente sofisticado, em alguns casos. E uma cozinha pode ser classificada como moderna quando seu projeto inova em materiais, cores e texturas.
+ Faça seu cadastro no ZAP em Casa e fique por dentro das últimas de decoração
+ O ZAP em Casa quer a sua opinião: conte o que você quer ver por aqui
Para a arquiteta Cris Paola, do Studio Cris Paola, é possível fazer um projeto bacana em cozinhas de qualquer tamanho. De acordo com a especialista, quanto maior a área, o projeto cria novos espaços como despensa, prataria, adega com apoio para serviço de vinho, espaço degustação de café, entre outros. E quanto menor a área, modula-se o ambiente de forma criativa com equipamentos em torres para tirar proveito do espaço e sobrar pelo menos uma pequena bancada de apoio.
Alguns materiais classificam a cozinha como moderna. Vão desde texturas, laminados especiais, lacas, vidros serigrafados de última geração com acabamentos diversos, bancadas de corian, Silestone, Dekton, Nanoglass a granitos e madeiras maciças que aquecem o ambiente. Ainda estão na lista os revestimentos de parede como pastilhas, cerâmicas, papel de parede. Por fim, vale colorir a cozinha, colocar adesivos, e preenchê-la com equipamentos de ultima geração.
E não desanime caso a sua cozinha não seja exatamente nova. A notícia boa é que é possível modernizar um ambiente que já está pronto. Basta começar pela troca do revestimento dos móveis ou das portas dos armários, troca de bancada e se necessário da pia e torneiras. “Pode-se aplicar também vários tipos de revestimentos de parede. Um redesenho sempre é possível”, ensina a arquiteta.
A cor é parte importante desta decoração. Uma cozinha ‘gourmet’ tanto pode ser de uma única cor com texturas, brilhos e fosco, quanto pode ser multicolorida. “O desenho do mobiliário em conjunto com os eletrodomésticos é o que vai fazer a construção de sua imagem”, pontua a profissional. Existe ainda o uso dos estilos retrô ou vintage: o primeiro deles classifica um produto novo e fabricado agora, porém copiando o estilo ou design passado; já o outro se utiliza de peças antigas nas sua composição. Ah, e não esqueça da iluminação do local. “O ideal é o uso de lâmpadas brancas”, orienta o do arquiteto Júlio Beraldo, do escritório Iná Arquitetura.