Zap Móveis

Inspire-se e aprenda a fazer uma cozinha moderna

Spread the love

A cozinha foi o cômodo que mais sofreu modificações ao longo das décadas dentro de casas e apartamentos. O espaço ganhou status e se transformou em local de convívio e lazer. Também ficou mais tecnológica e passou a ser um ambiente sofisticado, em alguns casos. E uma cozinha pode ser classificada como moderna quando seu projeto inova em materiais, cores e texturas.

+ Faça seu cadastro no ZAP em Casa e fique por dentro das últimas de decoração

+ O ZAP em Casa quer a sua opinião: conte o que você quer ver por aqui

Para a arquiteta Cris Paola, do Studio Cris Paola, é possível fazer um projeto bacana em cozinhas de qualquer tamanho. De acordo com a especialista, quanto maior a área, o projeto cria novos espaços como despensa, prataria, adega com apoio para serviço de vinho, espaço degustação de café, entre outros. E quanto menor a área, modula-se o ambiente de forma criativa com equipamentos em torres para tirar proveito do espaço e sobrar pelo menos uma pequena bancada de apoio.

Cozinha com decoração colorida

Vale colorir a cozinha, colocar adesivos, e preenchê-la com equipamentos de ultima geração (Foto: Shutterstock)

Alguns materiais classificam a cozinha como moderna. Vão desde texturas, laminados especiais, lacas, vidros serigrafados de última geração com acabamentos diversos, bancadas de corian, Silestone, Dekton, Nanoglass a granitos e madeiras maciças que aquecem o ambiente. Ainda estão na lista os revestimentos de parede como pastilhas, cerâmicas, papel de parede. Por fim, vale colorir a cozinha, colocar adesivos, e preenchê-la com equipamentos de ultima geração.

E não desanime caso a sua cozinha não seja exatamente nova. A notícia boa é que é possível modernizar um ambiente que já está pronto. Basta começar pela troca do revestimento dos móveis ou das portas dos armários, troca de bancada e se necessário da pia e torneiras. “Pode-se aplicar também vários tipos de revestimentos de parede. Um redesenho sempre é possível”, ensina a arquiteta.

Cozinha com decoração moderna

Uma cozinha moderna é também uma cozinha sustentável. Torneiras eficientes e fluxo controlado economizam água (Foto: Shutterstock)

A cor é parte importante desta decoração. Uma cozinha ‘gourmet’ tanto pode ser de uma única cor com texturas, brilhos e fosco, quanto pode ser multicolorida. “O desenho do mobiliário em conjunto com os eletrodomésticos é o que vai fazer a construção de sua imagem”, pontua a profissional. Existe ainda o uso dos estilos retrô ou vintage: o primeiro deles classifica um produto novo e fabricado agora, porém copiando o estilo ou design passado; já o outro se utiliza de peças antigas nas sua composição. Ah, e não esqueça da iluminação do local. “O ideal é o uso de lâmpadas brancas”, orienta o do arquiteto Júlio Beraldo, do escritório Iná Arquitetura.

Cozinha moderna com decoração vermelha

A cozinha ficou mais tecnológica e passou a ser um ambiente sofisticado, em alguns casos (Foto: Shutterstock)

Uma cozinha moderna é também uma cozinha sustentável. Torneiras eficientes e fluxo controlado economizam água. Uma dica valiosa é procurar ter iluminação e ventilação para que não seja necessário compensar essas ausências com mais equipamentos como ar-condicionado e muitas luminárias. Fique atento ainda na utilização do projeto para alocação dos equipamentos de forma a reduzir o consumo de energia. “O fogão não deve ser instalado ao lado da geladeira, pois este aquece o aparelho e faz com que ela tenha que resfriar mais para fazer a compensação”, diz Cris.

Na opinião de Júlio, a sustentabilidade não esta na cozinha em si, mas nos hábitos dos moradores. “Bons exemplos são a separação dos lixos orgânico e reciclável, e o cultivo de uma horta na janela da cozinha. Acho que não tem coisa mais moderna do que cultivar o próprio alimento”, conclui.

Cozinha com decoração moderno em preto

A cor é parte importante desta decoração. Uma cozinha ‘gourmet’ tanto pode ser de uma única cor com texturas, brilhos e fosco, quanto pode ser multicolorida (Foto: Shutterstock)

+ Leve bom humor para a cozinha com acessórios divertidos

+ Veja como escolher a bancada de cozinha

+ Cozinha americana: veja como ter uma em casa

+ Aprenda a decorar uma cozinha pequena em 24 passos

+ Aprenda a escolher a cortina ideal para a sua cozinha

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas