Escolhendo o guarda-roupa de criança para o quarto

O guarda-roupa é indispensável para manter o dia a dia mais fácil, com tudo organizado e ter tudo ao alcance das mãos. Em quarto de criança não é diferente. O móvel pode, inclusive, ser útil para guardar não apenas roupas, como também acessórios, brinquedos e sapatos. O tamanho, o tipo de portas e as divisórias são algumas das escolhas que devem ser feitas na hora de pensar no guarda-roupa de criança ideal e, para além de casar com a decoração, questões como espaço e segurança também devem ser levadas em consideração.
Leia também
+ Aprenda a escolher o melhor travesseiro para um sono tranquilo
+ Bem-estar: óleos essenciais e incensos em casa ajudam na saúde
Na hora de escolher o guarda-roupa de criança, o primeiro ponto a ser levado em consideração é a dimensão do quarto. “O mobiliário, que costuma ocupar certo espaço, não deve comprometer a circulação ou ficar desproporcional. Respeitando as medidas do ambiente, é possível encontrar o guarda-roupa de criança ideal, com as divisórias corretas para o tipo de necessidade da família”, explica a arquiteta Bianca Tedesco, do escritório Tesak Arquitetura.
Para quartos menores, uma dica é optar por modelos com porta de correr, otimizando melhor o espaço. “Essa solução também traz segurança para os pequenos, evitando acidentes com as portas”, pontua a arquiteta Viviane Sakumoto, do mesmo escritório. No caso de quartos menores, mas sem rebaixo do forro, é possível aproveitar bem o espaço na altura. “O ideal é deixar os itens de uso menos frequente nas prateleiras mais altas, para mais praticidade”, acrescenta.

Necessidades determinam divisórias
Gavetas, cabideiros, prateleiras, existem várias opções de divisórias para o interior do guarda-roupa de criança. Não existe uma regra para escolher qual a melhor, já que as necessidades da família é que vão ser determinantes.
“Contando com prateleiras, divisórias, gavetas e área para pendurar roupas, a divisão interna versátil é ótima para organizar as diferentes peças das crianças. Nas gavetas ficam as peças dobráveis e acessórios, nos cabideiros, as mais delicadas, e prateleiras e nichos podem organizar o enxoval, fraldas e sapatos”, detalha Bianca, acrescentando que dispor de uma cômoda com gavetas extras para ajudar no armazenamento é uma boa opção.
Guarda-roupa para duas crianças
Algumas crianças compartilham o mesmo quarto e é preciso encontrar soluções para a questão do guarda-roupa. “O ideal seria ter um guarda-roupa para cada criança, permitindo que cada uma cuide de sua organização. Porém, caso isso não seja possível, é bom optar por uma porta para cada criança, deixando as roupas divididas e de fácil visualização”, diz Viviane.
Leia mais