Zap Móveis

Aprenda como tirar mancha de ferrugem com dicas simples e caseiras

como tirar mancha de ferrugem
Spread the love

Você já se perguntou como tirar mancha de ferrugem de alguma coisa na sua casa? Isso pode se tornar um problema e, muitas vezes, inviabilizar alguns itens. Por isso, é muito comum que as pessoas descartem os objetos quando isso acontece, mas existem algumas maneiras de recuperá-los.

Beatriz Moreira, da Water Dry (www.waterdry.com.br), afirma que é possível remover a ferrugem que se instala nos utensílios domésticos, nas peças decorativas e até no piso da sua casa. Por isso, o ZAP reuniu algumas dicas simples e eficazes para aprender como tirar mancha de ferrugem. Confira!

Como surgem as manchas de ferrugem em casa?

Antes de conhecer essas cinco técnicas para aprender como tirar ferrugem de piso, objetos e outros pontos, que tal saber como surgem essas manchas? Esse processo é uma combinação entre o ferro e o oxigênio presente no ar e na água. O contato acaba desgrudando a estrutura do objeto.

Pensando nisso, você pode observar que regiões litorâneas, ou seja, com bastante contato com água, têm grande presença de ferrugem nos objetos, espaços e nas roupas. Por isso, é muito importante aprender como tirar ferrugem de tecido, piso, entre outros; isso aumenta a durabilidade do item.

É possível fazer a prevenção da ferrugem limitando o contato com a água. Isso pode ser feito secando constantemente os objetos. A limpeza também contribui para evitar o aparecimento das manchas. Você também pode usar tintas especiais para essa proteção, mas lembre-se de checar as instruções do fabricante — tanto do item quanto da tinta.

5 dicas de como tirar mancha de ferrugem

como tirar mancha de ferrugem

Pronto! Você já sabe como surgem as manchas de ferrugem e agora está na hora de aprender como tirá-las. Para isso, confira nossa lista com cinco sugestões práticas e simples:

Bicarbonato de sódio

Se existe um produto multifuncional, ele é o bicarbonato de sódio, pois pode ser utilizado em diversas tarefas domésticas, inclusive para retirar a mancha de ferrugem de objetos. Nesse caso, ele é útil por interagir com as moléculas orgânicas da ferrugem e promover a dissolução de maneira rápida e fácil

Quer fazer um teste? Basta misturar o bicarbonato com água até formar uma pasta e depois passar na área enferrujada do objeto. Deixe a mistura agir por, pelo menos, dez minutos e, em seguida, retire com pouco de água ou apenas um pano úmido. Muito simples, não é mesmo?

Bebidas gaseificadas

Parece algo um pouco inusitado, certo? Todavia, as bebidas gaseificadas são uma maneira acessível para quem quer aprender como tirar mancha de ferrugem. Isso se dá pelo fato de que elas contam com ácido cítrico, bom para retirar a ferrugem e até para preveni-la.

Você só precisa passar um pano umedecido com a bebida na ferrugem e esfregar. Depois, lave a peça com água e sabão. A Coca-Cola é uma opção superpopular para essa tarefa, mas você pode escolher outras, se preferir.

Limão

O limão tem várias utilidades na cozinha, porém você sabia que ele também é muito útil para limpar ferrugem? Natural, cítrica e aromática, essa fruta é uma potente aliada nas tarefas domésticas e uma excelente alternativa para quem quer aprender como tirar essas manchas.

A fim de remover as manchas, corte um limão ao meio e o esfregue sobre a área até obter o resultado esperado. Caso a ferrugem esteja muito impregnada, jogue sal e limão na área e deixe a solução descansar por um dia. Em seguida, é só lavar e secar e pronto!

Batata

Um dos ingredientes mais utilizados na culinária e um dos preferidos de muita gente, a batata é uma grande aliada na hora de retirar a ferrugem. Contudo, fique atento! Ela é mais indicada para casos em que as manchas são leves e mais fáceis de serem retiradas.

Para eliminar manchas leves de ferrugem, corte a batata ao meio e a esfregue diretamente na área. Se quiser melhorar os resultados, transforme a batata em lixa, passando sal grosso nela.

Mistura de vinagre, limão e detergente

A blogueira Liz Busch (www.casadaliz.com.br) traz outra dica incrível para aprender como remover mancha de ferrugem. Ela teve que aprender isso quando teve uma obra em sua casa e encontrou uma mancha de ferrugem que ficou no porcelanato do banheiro.

“Acho que o pintor deixou a lata de aguarrás por lá e, quando eu fui ver, já estava manchado. Isso sem contar suportes de vasinhos de plantas na escada que, às vezes, esquecemos em algum lugar ou até naquele preguinho que ficou um tempão jogado no corredor. É mancha de ferrugem na certa”, diz.

O segredo para tirar essa mancha foi a mistura de 3 colheres de sopa de vinagre branco, 3 colheres de sopa de suco de limão e 1 colher de detergente incolor, três itens muito comuns em nosso dia a dia. É só colocar tudo na mancha e deixar agir. Se for uma mancha antiga, deixe por mais tempo. Depois, com a ajuda de uma bucha, retire tudo e pronto.

Conte com o ZAP Imóveis!

Pronto! Agora você já sabe como tirar mancha de ferrugem dos seus objetos e dos ambientes. Aproveite que está por aqui e acesse o site do ZAP Imóveis. Por lá, temos os principais imóveis à venda, para alugar, além de uma seção especial com novos empreendimentos na planta e em construção. Confira!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas