Zap Móveis

Conheça as melhores plantas para varandas

Spread the love

As plantas são excelentes na decoração e dão leveza à casa. Também ajudam na sensação de bem-estar dos moradores. Em alguns ambientes fechados, porém, é mais difícil cultivá-las, já que precisam de luz solar. Nesse sentido, plantas para varandas ou sacadas podem ser opções práticas e deixam o local muito mais ‘vivo’.  

“A definição das melhores plantas para varandas se dá pela insolação e o espaço do local. Todas ficam bonitas em uma varanda, podemos usar folhagens verdes ou coloridas, frutíferas, com flores”, diz o paisagista Edu Bianco. 

Leia também

+ Qual a posição ideal do modem em casa para distribuir sinal.

+ Duchas: conheça a diferença entre modelos e escolha a melhor para seu banheiro

+ Saiba como deixar seu apartamento seguro para gatos

Segundo ele, nas varandas abertas, as plantas costumam ter um desenvolvimento melhor, por estarem expostas ao clima natural. Mas é importante prestar atenção para não exagerar nas regas, já que elas naturalmente receberão água da chuva, e a maioria não suporta terra encharcada. “O controle das regas é fundamental para o sucesso, além de uma adubação anual”, explica o paisagista.  

Nas varandas abertas, as plantas ficam expostas ao clima natural e é importante prestar atenção na hora de regar, pois elas já estarão levando água da chuva
Nas varandas abertas, as plantas ficam expostas ao clima natural e é importante prestar atenção na hora de regar, pois elas já estarão levando água da chuva

Há várias maneiras de aproveitar bem a varanda para plantas. Se o espaço for grande, é possível colocar vasos maiores, com arbustos verdes que fazem toda a diferença na decoração. Em locais menores, um jardim vertical, preso na parede, pode ser a solução. As flores também ficam super bem nos parapeitos de sacadas. Neste caso, opte por vasinhos menores e fique atento à segurança – se não tiver rede na varanda, certifique-se de que não causará um acidente deixando vasos caírem. 

Veja algumas plantas indicadas para varandas: 

1 – Jabuticabeira – boa para varandas ensolaradas e requer rega diária. É uma planta linda, que produz frutos e vai bem em vasos.  

2 – Limão siciliano – deve ficar em local com pouca circulação de pessoas, pois tem espinhos. É resistente e produz frutos muito decorativos. 

3 – Pitangueira – árvore frondosa, que atrai pássaros e que precisa de poucos cuidados. 

4 – Cereja do Rio Grande – tem um tronco muito bonito, além de produzir belas frutas e ser uma planta bem verticalizada, ocupando pouco espaço. 

5 – Pleomele variegata – planta arbustiva muito utilizada no paisagismo e bastante resistente ao sol. 

6 – Dracena limão ou verde – resistentes e fáceis de cuidar, são verticalizadas, ocupam pouco espaço e fazem um bom fechamento de áreas. 

7 – Filodendros, costela de adão e guaimbê – plantas para varandas sombreadas e com um bom espaço. Formam um belo volume. 

8 – Pacová – planta para sombra total e um bom espaço para ocupar. Ficam ótimas coroando vasos altos. 

Leia Mais

+ Aprenda a decorar cozinha conectada á copa

+ Saiba como escolher bares e adegas para casa

+ Como compras pisos para áreas molhadas

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas