Zap Móveis

Conheça diferentes tipos de ventiladores e invista no ideal para sua casa

Tipos de ventiladores
Spread the love

O calor pode incomodar na hora de dormir ou de fazer outras atividades em repouso, como ler ou assistir TV. Diferentes tipos de ventiladores e ares-condicionados podem ser a solução para evitar que a alta temperatura atrapalhe. Não é segredo que eles deixam o ambiente com uma temperatura mais agradável.

É importante conhecer os modelos dos aparelhos para descobrir qual é o ideal para sua casa. A seguir apresentamos os tipos de ventiladores que existem nas lojas. Eles são uma opção mais barata em relação aos ares-condicionados e podem se tornar o melhor companheiro nos dias de temperatura elevada. Confira! 

Ventilador de Teto

Tipos de ventilador: ventilador de teto

O ventilador de teto é uma opção para quem deseja refrescar o cômodo de maneira uniforme. Esse modelo geralmente vem com pelo menos uma luminária em seu centro. Essa característica faz com que ele possa ser escolhido para combinar com a decoração do ambiente.

Existem ventiladores de teto fabricados para residências e outros para áreas comerciais. Eles costumam ter duas ou três pás na hélice. Alguns modelos podem ter mais. Para quem não gosta de dormir com o vento direto no corpo, esse tipo de ventilador tem um modo exaustor. Ele joga o ar frio para cima e mistura com o ar quente.

Quem quer ter a praticidade de não levantar para ir até o interruptor ligar, desligar ou controlar a velocidade, alguns modelos vem com controle remoto.

 

Ventilador de Mesa

Tipos de ventiladores: ventilador de mesa

Diferente do ventilador de teto, os modelos conhecidos como ventiladores de mesa são portáteis. Além da mesa, dá para colocar ele no chão ou em uma prateleira. Sua ventilação pode ser direcionada. É possível controlar velocidade, intensidade e auto rotação.

Os ventiladores de mesa também têm grades nas pás para evitar que as pessoas se machuquem, principalmente crianças ou animais de estimação. Nos últimos anos, as empresas têm fabricado modelos silenciosos.

 

Ventilador de Pedestal ou Coluna

Tipos de ventiladores: ventilador de pedestal

Este modelo é semelhante ao ventilador de mesa. A diferença é a de que ele tem uma coluna ou um pedestal que deixam suas hélices a uma distância maior do chão. Os ventiladores de pedestal ou coluna também permitem controle na velocidade, intensidade e auto rotação. 

Mesmo sendo um aparelho alto, ele também possui grades de proteção nas hélices. Os modelos podem impressionar pelo tamanho, mas eles também são portáteis.

 

Ventilador de Torre

Por ter o formato de uma torre, o vento desse modelo sai por toda sua extensão. É possível controlar a velocidade e intensidade. Alguns modelos giram de um lado para o outro e vem com timer para programar quando devem ser desligados. Uma das características dos ventiladores de torre é que eles são uma opção discreta para o ambiente.

 

Circulador de Ar

Apesar de parecer um ventilador, o circulador de ar funciona de maneira diferente. Os ventiladores jogam o ar para frente de forma direcionada. O circulador puxa o ar quente do ambiente e o devolve mais fresco, fazendo sua distribuição em todas as direções. Por isso é aconselhado para quem escolhe essa função posicionar o aparelho perto de saídas de ar.  

As semelhanças com o ventilador estão nas opções de regulação da velocidade, intensidade. Os circuladores de ar também vem com grades de proteção para as hélices e existem no formato de torre.

Leia mais:

 + Ácaros: saiba onde se escondem e como acabar com eles

+ Qual o melhor aquecedor portátil para sua casa?

+ 9 livros sobre organização que você precisa ler

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas