Zap Móveis

Ler contos de fadas ajuda no desenvolvimento da criança

Spread the love

Ler contos de fadas ajuda crianças a combater o medo, principalmente em voz alta. Além disso, possui inúmeros benefícios como promover o crescimento e o bem-estar emocional. “Ouvir as histórias é um alimento para a psique da criança”, comenta a psicóloga Rachele Bindi, especialista em terapia de livros. “Através de histórias e personagens, emoções e imaginação, a criança tem uma maneira de acessar o sentido e a compreensão do mundo. Ouvir as histórias também lhe permite adquirir melhores habilidades linguísticas e uma maior propensão à criatividade ao longo do tempo”, afirma a especialista.

Mas as vantagens também são outras. “A leitura fortalece a relação entre adulto e criança. De fato, ambos podem se beneficiar dessa atividade. Durante a leitura, o adulto consegue se desconectar das preocupações diárias e relaxar. Por outro lado, a criança se sente profundamente cuidada e protegida, diz Rachele.

Ler contos de fadas ajuda crianças

Aproveite o tempo em casa e leia para as crianças (Foto: Shutterstock)

Listamos 2 benefícios da leitura em voz alta dos contos de fadas e como torná-la mais atraente para as crianças.

Promove relaxamento

As crianças, especialmente em momentos difíceis, precisam das histórias contadas pelos adultos para experimentar melhor sentimentos, emoções, situações e experiências. “Ouvir um conto de fadas ou um conto de fadas para a criança torna-se um pequeno ritual. O conto de fadas, em particular com sua atmosfera fantástica e linguagem imaginativa, cria uma sensação de magia compartilhada, que dá à criança uma sensação imediata de relaxamento. Enquanto imagina o que está sendo lido, a criança transforma a palavra em uma imagem mental. Este pequeno exercício lhe permite desenvolver melhores habilidades de resolução de problemas ao longo do tempo”.

Ajuda a gerenciar emoções

“Enquanto ouve o conto de fadas, a criança se identifica com os personagens. Dessa maneira, ele consegue dar voz às emoções mais profundas, como o medo, e contar a elas. Através das histórias, você aprende a reconhecê-las, a dar-lhes um nome e, consequentemente, a gerenciá-las melhor na vida cotidiana”, afirma a psicóloga. “Em um nível puramente auditivo, o tom da voz do leitor o ajuda a conter suas ansiedades e a se sentir mais seguro. Uma boa maneira de entender se é a história certa é observar a reação que ela tem durante a leitura. Se ele está envolvido demais ou, pelo contrário, não está envolvido, não é a história certa para o momento em que vive”, conclui.

Os truques a seguir apresentam ideias de como deixar o momento da leitura em casa mais envolvente para as crianças.

Ler contos de fadas ajuda crianças

A leitura ajuda no desenvolvimento da criança (Foto: Shutterstock)

Leia devagar

A leitura de contos de fadas deve seguir o ritmo de compreensão da criança. Leia devagar, tentando entender se a criança está seguindo bem ou não.

Varie o tom da sua voz

Uma leitura monótona é facilmente entediada. Tente com sua voz interpretar as emoções e as vozes dos diferentes personagens.

Explique o significado das novas palavras para ele

Ao ler a história, olhe para a criança para ver se ela entendeu todas as palavras.

Recrie as configurações das histórias

Para envolvê-lo mais na leitura, crie as configurações da história usando os brinquedos ou bonecas como personagens.

Favor ouvir emoções

Tente estimular a criança durante a leitura. Pergunte a ele o que ele ama na história e como ele se sente ao ouvi-la.

Leia Mais:

+ Ideias para falar sobre o uso das máscaras de proteção com as crianças

+ Procurando um novo imóvel? Comece sua busca sem sair de casa

 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas