Zap Móveis

Saiba como escolher e instalar cooktop em sua cozinha

panela no cooktop
Spread the love
Cooktop na cozinha
Escolha o modelo do cooktop de acordo com o tamanho da bancada de sua cozinha (Fotos: Shutterstock)

Tem muita gente querendo trocar o fogão tradicional pelos modelos de fogão de mesa, o nosso conhecido cooktop. A instalação é simples, mas boa parte das reclamações de mau funcionamento recebidas pelos fabricantes tem a ver com erros na instalação.

+ Saiba escolher entre cooktop ou fogão

+ Veja qual coifa comprar e como instalar em casa

Escrevemos algumas dicas para escolher e instalar corretamente o produto e deixar sua cozinha bonita, funcional e segura.

Modelo do cooktop

A primeira escolha a ser feita é do modelo cooktop. Daí é hora de pensar na estética e escolher o mais bonito para você. Mas não se esqueça de pensar no tamanho. Há várias medidas de cooktops para você escolher. Tem de uma boca até com 5 bocas para famílias maiores. Leve o tamanho de sua cozinha em conta e pense se cabe na sua bancada, ou se vai ter que reformar tudo para colocá-lo.

Você pode comprar também cooktop a gás ou elétrico.

Cooktops a gás utilizam gás GLP ou gás de cozinha. É preciso escolher de acordo com o abastecimento de sua residência. Eles usam energia elétrica só para acender os queimadores automaticamente. Isso significa que você pode cozinhar mesmo sem luz na casa. Esse tipo de cooktop lembra muito um fogão tradicional, aquece normalmente os alimentos de qualquer tipo e pode ser utilizado qualquer panela nele (vidro, inox, alumínio, barro, cerâmica ou ferro).

panela no cooktop
Fique atento para utilizar as panelas corretas no cooktop

O cooktop elétrico , que utiliza energia elétrica, esquenta muito rápido e demora para esfriar, cuidado pra não se queimar. Para ele, é necessário usar panelas resistentes e com fundo reto. Um ponto positivo é que ele é preciso no controle de temperatura eesquenta qualquer tipo de alimento mais rápido do que o modelo a gás. Um lembrete importante: é preciso deixar uma tomada exclusiva pra o cooktop, se ele for elétrico.

Já no modelo elétrico por indução o calor vem de correntes eletromagnéticas acionadas pelo contato com a panela. Por isso precisa usar panelas próprias para ele: o fundo deve ter ferro ou liga de aço inox. Uma dica para saber se uma panela pode ser usada nesse tipo de fogão é testar com um ímã. Se ele fixar no fundo da sua panela, pode usar. Assim que é desligado, esse modelo esfria, e você não se queima. Por isso ele é bem mais seguro.

Bancada é importante

A bancada que recebe o cooktop deve ter de 2 a 6 centímetros de espessura para suportar o peso do eletrodoméstico e deve ser resistente a temperaturas altas. Geralmente são feitas em granito, mas há materiais como os compostos de pedra (Silestone e Limestone) que podem ser utilizados.

É importante ter as medidas do cooktop na hora de encomendar o balcão que vai na sua cozinha. Você deve prestar atenção na profundidade da bancada, que geralmente 65 cm: deve acomodar o cooktop com as sobras informadas pelo fabricante na frente e atrás. E também tem que deixar espaço nas laterais para servir como ventilação, apoio e área de trabalho.

O corte da bancada é feito no local e o ideal é já ter o eletrodoméstico para que o marmoreiro faça o recorte na pedra e garanta que ele está bem encaixado.

limpeza do cooktop
Confira se o fogão já esfriou antes de limpar

Atenção com os armários

Se já escolheu o modelo, o importante é fazer o armário respeitando os nichos e medidas indicados no manual de instalação do fabricante. Encomende os móveis levando em conta as dimensões e folgas exatas dos produtos escolhidos.

Você pode instalar o forno onde for mais prático. Se escolher logo abaixo do fogão, lembre-se de deixar entre 5 e 10 cm a partir do fundo do equipamento – o manual de instalação traz a medida exata. No caso do cooktop elétrico, essa distancia garante o fluxo de ar, que impede o superaquecimento. Já o cooktop a gás usa esse espaço para o posicionamento da mangueira que o alimenta. Se o forno for para outro local, o espaço abaixo do cooktop fica livre para armários.

Atenção também ao ponto de saída do gás, que deve estar do lado de fora da marcenaria a, no máximo, 1 m a partir do centro do cooktop.

Caso a pia esteja na mesma bancada, mantenha uma distância de 45 cm evitando, assim, respingos. É obrigatório que as tomadas fiquem fora do nicho, na alvenaria, e a pelo menos 30 cm do ponto de gás para evitar acidentes.

Mantenha a geladeira longe

A geladeira muito próxima pode aumentar o consumo de energia. Se a geladeira estiver ao lado, é preciso isolar e prever um afastamento de 10 cm e colocar uma divisória. Drywall ou madeira resolve a questão.

Fique alerta com problemas

Esses são os problemas mais comuns numa instalação de cooktop. Saiba quais são e evite que eles aconteçam.

– Escolher o modelo pela estética e não saber se ele atende suas necessidades;

– Comprar muito antes de instalar e perder a garantia;

– Instalar por conta própria e não chamar o instalador autorizado;

– Fazer o corte na bancada sem ter o cooktop e deixar o buraco maior, torto e descentralizado;

– Escolher um modelo que não cabe na cozinha;

– Encomendar o armário sem observar os espaços de ventilação e folgas recomendados no manual de instalação;

– Colocar tomada dentro do armário do cooktop;

– Mudar de ideia durante a obra.

Veja também:

+ Qual o tipo de cozinha ideal para sua casa?

+ Renove o visual da sua cozinha gastando 10 X R$ 75. Assista ao vídeo

+ Saiba como aproveitar cantos e vãos da cozinha para manter a organização

+ Parede torta é pepino na certa. Saiba como evitar

+ Rachaduras na parede – Saiba como identificar o perigo

* site parceiro do ZAP  (www.100pepinos.com.br)

 + Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas