Zap Móveis

Descubra qual é o tamanho de colchão ideal para você

Imagem de uma pessoa analisando o tamanho de um colchão
Spread the love

Depois de um dia corrido, uma boa noite de sono faz toda a diferença para recarregar as energias. Para isso, é essencial contar com uma cama aconchegante, e aspectos como o tamanho do colchão, a densidade dele, o espaço útil do ambiente ajudam a garantir o seu conforto.

A fim de ajudá-lo nessa escolha tão importante para sua casa, trouxemos algumas dicas que o Pense Imóveis ouviu de especialistas para escolher o tamanho de colchão ideal. Listaremos, também, outras características importantes na hora de montar a sua cama da maneira mais confortável possível. Confira!

Tamanho do colchão: existe um padrão?

A resposta para essa pergunta é sim. Existe um padrão para o tamanho dos colchões adotado pela maioria dos fabricantes. Porém, há certa divergência, já que alguns vendedores têm medidas específicas ou oferecem o serviço sob medida. Normalmente, é possível encontrar modelos com esse padrão:

  • Colchão de solteiro: 0,78 m x 1,88 m;
  • Colchão de viúva: 1,20 m x 2 m;
  • Colchão de casal: 1,38 m x 1,88 m;
  • Colchão queen: 1,58 m x 1,98 m;
  • Colchão king: 1,93 m x 2,03 m.

Tenha em mente que a nomenclatura dos colchões pode variar conforme o fabricante. É possível encontrar modelos com nomes como “solteirão”, “super king size”, entre outros.  Por isso, é importante checar com a loja escolhida e entender qual é o sistema de medidas e a nomenclatura adotados antes de comprar o modelo ideal.

Andreu Monteiro, responsável por treinar os funcionários da loja especializada Ortobom, usa apenas as referências solteiro e casal. “A empresa prefere identificar o tamanho pelas dimensões de altura e largura, assim evitamos confusões”, esclarece.

Já Lilian Schwarcz, proprietária de lojas da VivaBem Colchões em Porto Alegre, representante da outra marca, usa outros nomes para diferenciar as medidas: colchão de solteiro, colchão de casal, colchão de meio-casal, colchão queen size, colchão king size e colchão super king.

Profundidade: qual é a importância?

Lilian alerta: “a profundidade do colchão não interfere na qualidade do sono, mas deve ser levada em conta no caso de determinadas camas, por causa da altura da cabeceira, por exemplo”. Segundo ela, a medida vai depender do material do colchão (outro fator importante para a escolha). 

Normalmente, os modelos de colchão de casal, solteiro e outros feitos em espuma podem variar entre 12 cm e 25 cm, dependendo da densidade. Já os de mola ficam entre 20 cm e 40 cm.

Imagem de uma pessoa analisando um colchão

Por que é importante escolher o tamanho certo de colchão?

Talvez você não saiba, mas a hora do sono é muito importante para a nossa saúde, principalmente porque o nosso organismo usa esse tempo para realizar algumas tarefas importantes a fim de nos manter saudáveis, como liberação de hormônios e produção de anticorpos. Por isso, uma cama confortável é o primeiro passo para garantir uma boa noite de sono.

Se escolher um modelo no tamanho menor, você precisará se adequar às medidas do colchão, o que pode causar desconfortos musculares ou até mesmo insônia. Outro ponto importante é que o modelo correto tem o encaixe perfeito para a sua cama. Esse fator garante estabilidade para o sono. 

Lembre-se também de avaliar o espaço disponível no seu quarto. Monteiro alerta: “muitos clientes ficam seduzidos por camas grandes que não cabem no cômodo”. Isso, possivelmente, pode atrapalhar a qualidade do sono. Por isso, nada de sacrificar a mobilidade, certo?

Confira dois fatores que fazem a diferença na sua escolha

Agora que você já conhece a importância de saber qual é o tamanho de colchão adequado e como escolhê-lo, está na hora de conhecer duas características que podem influenciar a sua compra. O material é uma delas. Nesse caso, existem duas opções: modelos de mola e de espuma. 

Uma das principais vantagens do colchão de mola é sua durabilidade. Isso porque ele normalmente não se deforma com o peso do corpo, podendo durar até dez anos, dependendo do modelo. Além disso, oferece bastante conforto e aconchego. 

O modelo de espuma é mais conhecido e popular. Esse sucesso se dá ao conforto que oferece e ao fato de que oferece mais sustentação à coluna, pois ele se adapta melhor aos movimentos e à pressão do corpo durante a noite. Para escolher o seu, é preciso avaliar a densidade também. 

A densidade nada mais é do que a quantidade de espuma por metro cúbico. Assim, quanto maior é a densidade, mais peso o colchão aguenta. Por isso, é importante escolher o modelo correto com base no seu peso e na sua altura. Itens com densidade D20, por exemplo, são bem populares para camas infantis. 

Conheça o ZAP Imóveis!

Viu só? Escolher o tamanho de colchão ideal é determinante para a qualidade do sono. Aproveite que está por aqui e confira as opções de casas ou apartamentos disponíveis no ZAP Imóveis. Temos filtros disponíveis em nosso site que ajudam a encontrar o espaço perfeito sem perder tempo e com rapidez. Venha conhecer!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas