Zap Móveis

Confira como restaurar piso de taco e dicas de conservação

como restaurar piso de taco - pessoa reformando piso de taco
Spread the love

Para quem vive em imóveis mais antigos, como restaurar piso de taco é uma dúvida muito comum e frequente. Feito de madeira, esse tipo de revestimento era bastante encontrado em casas e apartamentos entre as décadas de 50 e 60.

Com o passar do tempo, outros materiais apareceram, e o taco de madeira acabou perdendo o posto de preferência. No entanto, ainda são muitos os imóveis e os admiradores que possuem esse tipo de chão em suas residências.

Então, se você tem dúvidas de como restaurar piso de taco, chegou ao lugar certo. Prossiga com a leitura e descubra diversas formas e dicas de como mantê-los sempre bonitos e bem conservados. Aproveite para saber como restaurar aqueles tacos que sofreram mais com a passagem do tempo.

Como pintar o piso de taco de madeira?

Uma forma original de como restaurar piso de taco é pintá-lo. Essa ideia une o útil ao agradável, pois, na medida em que você renova a aparência deles, também pode conceder uma estética que seja mais a sua cara, a partir da escolha de cores que agradam e que combinam com a decoração do cômodo em questão.

Essa opção costuma ser viável e de ótimo custo-benefício, entretanto você também pode contar com a comodidade de mão de obra especializada. Caso decida por fazer você mesmo a tarefa, o segredo é, antes de partir para a pintura, lixar o piso de madeira.

Outra dica, caso invista nessa ideia, é aplicar uma resina ou verniz para maior proteção após a secagem da pintura. Paralelamente, também é preciso atenção ao escolher a tinta, sendo recomendável o uso de esmalte sintético ou tinta Epóxi.

Passo a passo para pintar tacos de madeiras

Se você está à procura de um tutorial de como restaurar piso de taco e tenha optado pela pintura no estilo “faça você mesmo”, confira as sugestões que preparamos. Se for casa alugada, não se esqueça de checar com o proprietário se ele aprova esse tipo de mudança.

  • Feche os buracos e os defeitos do piso a ser pintado com massa de calafetar, ou pó de serra misturado com cola para madeira;
  • Remova o revestimento antigo existente no piso. Para cera, use removedor, se for verniz, deve-se lixar até a madeira aparecer totalmente e ficar lisa;
  • Após o processo de remoção do produto antigo, efetue uma boa limpeza, retirando totalmente a poeira formada;
  • Na sequência, isole as paredes com fita crepe;
  • Inicie o processo pintando, primeiramente, as bordas com pincel de cerdas largo e macio. Na parte interna do ambiente, use um rolo de veludo rebaixado;
  • Depois de secar bem — o que vai depender do tempo — passe uma segunda mão da tinta;
  • Para maior proteção, após a secagem completa da tinta, passe uma camada de verniz à base de água.

Raspagem de tacos

como restaurar piso de taco - pessoa restaurando piso de taco

Agora, se você não quiser pintar o revestimento, é possível encontrar outras opções de como restaurar piso de taco. O procedimento de raspagem, por exemplo, é uma delas. Muitas empresas especializadas oferecem esse tipo de serviço, caso você não tenha tempo ou destreza para o trabalho.

A raspagem de tacos é feita com o uso de uma lixa grossa, de modo a retirar todo o verniz antigo e os eventuais riscos. Nesse momento, você também pode realizar a substituição de tacos quebrados e a limpeza de manchas com produtos específicos.

Na sequência, é preciso rejuntar o piso para que seja feita a vedação. É necessário delicadeza nessa etapa, pois é esse trabalho que mantém a uniformidade e o nivelamento do piso. Por fim, passar uma camada de verniz concede brilho ao resultado, além de aumentar a impermeabilidade e a durabilidade.

Dicas úteis para a restauração e conservação de pisos de madeira

Conhecer algumas dicas úteis é importante quando falamos sobre restauração de piso de madeira e sobre cuidados para manter o seu chão bonito por mais tempo. Medidas simples e limpezas periódicas podem aumentar a durabilidade do chão.

Lembre-se, uma casa bem conservada tende a ser mais valorizada no momento da venda do imóvel. Paralelamente a isso, nada como ter um lar receptivo e agradável, não é mesmo? Veja nossas sugestões:

  • o contato com a água prejudica e apodrece a madeira, portanto, evite;
  • antes de começar os processos de restauração ou pintura, afaste todos os móveis e proteja as paredes próximas;
  • após a etapa de lixar, passe aspirador de pó, retire toda a poeira e limpe bem a superfície. Só depois aplique o verniz;
  • use feltro na base dos móveis para evitar que eles arranhem o chão;
  • evite que o piso receba umidade para não criar bolor;
  • inspire-se com diferentes técnicas e cores, caso decida pintar o piso. É possível usar paletas coloridas e que criam contrastes interessantes. Pensar em formas geométricas e desenhos divertidos na disposição dos tacos também é uma ideia criativa.

Encontre casas com pisos de madeira no ZAP Imóveis!

É apaixonado por piso de madeira e sonha em se mudar para uma casa ou apartamento com esse tipo de revestimento? Não deixe de conferir as inúmeras opções que temos disponíveis no ZAP Imóveis!

Seja para compra, venda ou aluguel, em nossa plataforma, há imóveis para todos os gostos. Seguro, prático e completo, você consegue anunciar ou pesquisar propriedades de forma rápida e cômoda também pelo aplicativo. Conte conosco para encontrar o seu lar ideal!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas