Zap Móveis

Guia: cama box ou tradicional? Conheça os tipos de cama e faça sua escolha

Tipos de cama
Spread the love

De uma coisa ninguém discorda: a cama precisa ser confortável para uma boa noite de sono. Mas, além disso, ela é o destaque do quarto, o principal elemento do ambiente. O tipo de cama e os demais elementos para a composição, como cabeceira e iluminação, fazem toda a diferença na decoração. Conheça os tipos de cama e aprenda a escolher a ideal para você.

A arquiteta Patricia Penna ressalta que a qualidade da cama reflete na saúde e bem-estar das pessoas, por isso é preciso cuidado e muita pesquisa para escolher o modelo ideal. Como a cama ocupa o maior espaço no quarto, ela diz que é fundamental que o móvel esteja em harmonia com os demais elementos, assim como materiais e acabamentos aplicados.

Leia também

+ Aprenda a melhor forma de organizar o guarda-roupa infantil

+ Aprenda 7 dicas de como tirar o cheiro ruim da casa

“São dois aspectos a serem observados na escolha da cama: o prático e o estético. O prático considera questões como a ergonomia geral, altura, comprimento, largura, além dos materiais e a segurança do design. Costumo dizer que o trabalho vai muito além de simplesmente escolher a densidade do colchão, que também é importante”, detalha a arquiteta.

Em relação à parte estética, diz ela, a cama deve “conversar” com a proposta do ambiente. “Sob esta ótica, a cama deixa de ser um elemento de função técnica e passa a ter importância e funções plásticas, podendo ser a menina dos olhos de um quarto”, destaca Patricia.

Tipos de cama deve refletir gosto pessoal

É essencial que a cama represente intimamente o gosto pessoal de quem a utilizará, afirma a arquiteta. “Já tivemos clientes que queriam manter a cama anterior ou nos indicaram um modelo específico que gostariam de ter no novo dormitório. Nesses casos, os demais itens virão em consonância com o móvel. O cliente precisa sentir-se bem, afinal esse é o lugar de repouso dele”, pondera Patricia.

A cama precisa oferecer conforto e refletir o gosto pessoal

Após o tipo de cama definido, as dimensões precisam ser avaliadas. Segundo a profissional, quartos menores pedem camas proporcionais às suas dimensões. “É preciso que haja uma circulação de, no mínimo, 60 centímetros entre a cama e qualquer outra peça ou parede”, detalha. De acordo com a profissional, uma dica valiosa para dormitórios compactos é evitar camas com a chamada ‘quina viva’, que podem causar acidentes em circulações mais restritas.

Patricia acredita que, quando o assunto é tipos de cama, não existem tendências a serem seguidas. O que deve prevalecer é o estilo pessoal de cada um. Mas ela afirma que os modelos de cama box com saias lisas e cabeceira em tecido nunca sairão de moda. “O clássico e simples sempre seguirão em alta, o que não significa que esta seja uma regra a ser seguida à risca”.

Compacta, cama box é a mais usada

A cama box é, definitivamente, a mais popular hoje. O principal motivo é ser mais barata do que a tradicional e não exigir montagem. Ela também é mais compacta, porque não precisa de sustentações laterais, o que é um critério relevante diante de apartamentos construídos com ambientes cada vez menores. Ou seja, é indicada para quartos menores.

O tipo de cama box também não precisa de cabeceira, embora seja interessante adquirir a peça separadamente para compor a decoração. Um painel pode ser interessante para substituí-la ocupando um espaço menor. Além de tudo, esse tipo de cama pode ser comprado com baú, o que é bastante útil para quem tem pouco espaço e precisa guardar objetos.

Cama box é um dos tipos de cama mais popular

“A cama box tradicional foi adaptada da americana, mas a brasileira hoje é muito mais simples, confeccionada apenas com madeira e revestida com tecidos mais baratos. A americana é feita com a estrutura de aço e alguns modelos possuem até mola para ser harmonizada com alguns modelos de colchões”, explica Abdo Carim El Orra, CEO da Bed and Room, uma loja de camas e colchões em São Paulo.

Abdo diz que só trabalha com a base da cama de aço e pés em alumínio. “Também existe a base com baú simples, estrutura em madeira. Nós trabalhamos com a base do baú com estrutura em aço, inclusive o estrado onde o colchão é apoiado. A durabilidade é muito maior e não existe a possibilidade de rangidos, o que é bem comum na base de baú simples”, explica.

Modelo tem limitações na ergonomia e decoração

O tipo de cama box costuma ser conhecido ainda pelo conforto dos grandes colchões. Porém, nem tudo são flores. O modelo costuma ser muito mais alto que as camas tradicionais, o que acaba dificultando para pessoas mais baixas ou com problemas de mobilidade e coluna, como idosos.

E mesmo que seja o tipo preferido, o que se traduz em modernidade, esse tipo de cama não se destaca na decoração e vai precisar de complementos para ficar bonito, como uma boa cabeceira, mesas laterais e iluminação direcionada, que pode ser com pendentes. Além disso, é difícil de arrastar e limpar.

“A cabeceira vai variar de acordo com a necessidade e o gosto do cliente. Ela pode ser fixada na base da cama ou direto na parede, dependendo do projeto em questão. Na maioria das lojas existem bases e cabeceiras que podem ou não ser utilizadas no mesmo projeto”, lembra Abdo.

“É fundamental que as pessoas verifiquem todas as possibilidades para escolher bem, seja só a cama ou a cabeceira junto. Vale lembrar que também existe a possibilidade de fazer um painel sob medida, podendo revestir a parede toda até o teto”, diz o CEO da Bed and Room.

Cama tradicional ocupa mais espaço

Se o seu sonho é ter aquela boa cama tradicional, com estrado, veja se tem o espaço adequado e lembre-se que ela precisará de montagem no local. Esse tipo de cama pode ser feito com estrutura em madeira, cujo revestimento em laca, com valor maior, deixa a aparência mais bonita, ou metal – que geralmente é forrado com couro ou tecido.
O tipos de cama convencionais costumam ser mais baixos e podem ser usados, inclusive, para sentar confortavelmente com os pés apoiados no chão. Ou seja, é uma cama mais ergonômica.

Tipos de cama podem ser personalizados para o ambiente

As camas tradicionais têm acabamentos variados e podem ser feitas sob medida, se moldando à decoração pretendida no quarto. Neste caso, ela já é uma peça de decoração, porque vem junto com a cabeceira que pode ser o destaque do móvel. Esqueça aqueles desenhos antigos, hoje há modelos futuristas e até com características industriais.
Seja qual for o tipo de cama escolhido, box ou tradicional é sempre necessário se atentar às medidas do quarto e do móvel e à altura de base e colchão. “Os colchões e as bases ficaram cada vez mais altos, por isso é importante se preocupar com a altura antes de comprar. Nas lojas, normalmente não conseguimos ter a noção de como ficaria no nosso quarto”, orienta Abdo.

As camas tradicionais podem ser feitas sob medida

A maioria das fábricas no Brasil trabalha com as medidas americanas como padrão. No caso de cama de casal, as preferidas são a queen (1,58 metro de largura por 1,98 de comprimento) e a king size (1,93 de largura por 2,03 de comprimento). Normalmente, as pessoas optam pelo maior tamanho possível que cabe no quarto. Afinal, quem não quer de esparramar para relaxar e sonhar?

Leia mais

+ Cabideiros, ganchos de parede e mancebos podem ser ótimas soluções

+ Conheça os modelos de coifas e veja qual é a ideal para a sua casa

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas