Não sabe como limpar o box de banheiro? Acompanhe nossas dicas!

como limpar o box do banheiro

O seu box tem sujeira acumulada, e você não sabe como limpá-lo? Não há nada mais incômodo que aquela manchinha que aparece de repente e insiste em permanecer independente do seu esforço para tirá-la. Deixe de preocupação: confira as nossas dicas de como limpar o box de banheiro para conseguir um ambiente novinho em folha!

Não é preciso muito para conseguir um ambiente limpo e fresquinho. Com poucos produtos caseiros, é possível conseguir uma mistura supereficiente para retirar a maior parte da sujeira que se acumula durante o dia a dia. Venha conosco aprender a limpar o box de banheiro!

Para cada material, uma limpeza diferente

Box de vidro, de acrílico, transparente… Todos requerem mais ou menos o mesmo cuidado. Entretanto, nem todos os produtos são aptos para limpar o seu banho. É preciso estar atento aos componentes de cada produto e aos materiais usados para a limpeza, evitando danificar a superfície do box.

Comece identificando o tipo de material para depois adquirir os produtos específicos necessários para limpar o box do banheiro. No caso dos vidros, também é importante ter os acessórios ideais a fim de, depois da limpeza, deixar a superfície brilhando e sem manchas dos dedos ou do próprio produto.

Comece pelo básico: água e sabão de limpeza

Para começar, devemos usar o material mais básico que temos em casa e, por vezes, o mais eficiente: o sabão. Junto à água, esse único produto é capaz de tirar grande parte da sujeira acumulada, uma forma fácil e muito econômica de limpar o banheiro.

Essa dica serve para todo tipo de box, independentemente do material de fábrica. Basta apenas uma gotinhas de detergente líquido na água para garantir uma higienização básica no dia a dia. Essa dupla é perfeita para a manutenção da limpeza e para evitar que se acumule muita sujeira.

A coisa se complica quando necessitamos de produtos específicos e mais potentes voltada a uma limpeza mais profunda, já que, nesses casos, é preciso estar atento ao tipo de material de fábrica com o propósito de evitar possíveis danos. Siga nossas dicas para saber que produtos usar e como limpar o box de banheiro com segurança.

Alquimia caseira: mesclando produtos de limpeza

como limpar o box de banheiro

Quer dicas para limpar o banheiro? Misture, em um borrifador, 200 ml de álcool, 100 ml de removedor de uso doméstico, do tipo desengordurante, e duas colheres de lustra-móveis. O líquido ficará bifásico. Misture bem, aplique sobre o vidro e, em seguida, passe um pano que esteja devidamente limpo.

Essa mescla é suficiente para manter o box limpo por uns 15 dias. Outra opção é passar cera automotiva com o box seco. O vidro ficará limpo e impermeabilizado durante toda a semana.

Bicarbonato de sódio e vinagre

Para desinfetar, use a mistura de 1 colher (sopa) de vinagre, 200 ml de álcool e água. Outra forma eficiente para tirar mancha de ferrugem e mofo é mesclar 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio, 1 colher (sopa) de sabão em pó ou algumas gotas de detergente neutro e 1 litro de água morna.

De acordo com o fabricante Ideia Glass, é essencial realizar uma limpeza mais profunda no espaço que fica nas frestas entre os trilhos inferiores de forma semanal. Em relação ao mofo, a fim de impedi-lo, use bicarbonato de sódio com o auxílio de uma esponja suave. Vale lembrar que, após o banho, o ideal é deixar a porta corrediça do box fechada para que o vapor não fique preso entre as folhas de vidro.

Usando o acessório adequado de limpeza

Já vimos que, com o tempo, a estrutura do box do banheiro (não só o vidro, como as ferragens) tende a acumular manchas e resíduos. Para mantê-lo limpo e com bom funcionamento, o ideal é realizar uma limpeza diária com água corrente logo após o banho, evitando, assim, o excesso de gordura, vapor, sabonete e mofo.

Para isso, é possível recorrer a soluções caseiras, mas lembre-se de que alguns produtos abrasivos (como lixas, buchas e água sanitária) tendem a danificar os perfis do box. Dê preferência aos produtos menos abrasivos e naturais, visando garantir que não esteja danificando nenhum componente ao limpar o box do banheiro.

Bucha vegetal e sabonete branco podem ser bons aliados para a limpeza diária e, de acordo com a personal organizer Karoline Bim, para limpar as marcas brancas do vidro, é possível usar palha de aço para esfregar a superfície totalmente seca, delicadamente. “Este processo soltará um farelo branco, que é a gordura saindo”.

Humidade: inimiga da limpeza

Uma das principais inimigas no combate à sujeira é a umidade. Ela tende a ocasionar o acúmulo de mofo e outras sujeiras no vidro do banheiro, bem como em outras estruturas do box. Por isso, é importante manter o seu banheiro sempre arejado, se possível com alguma janela ou com algum sistema de ventilação que garanta ar fresco.

Uma boa forma de limpar o box de banheiro é entender a necessidade de cada espaço, garantindo uma ventilação eficiente, principalmente no inverno, quando a umidade tende a se instalar e a permitir que agentes como o mofo atuem nas partes mais molhadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais vistos

Mais lidas