Zap Móveis

Como tirar mancha de sofá: veja algumas dicas práticas e rápidas

como tirar mancha de sofá
Spread the love

Tirar manchas de móveis, tapetes e roupas nem sempre é tarefa fácil. Isso porque é preciso aliar os produtos certos a uma aplicação adequada para ter sucesso. Por isso, preparamos algumas orientações para você aprender como tirar a mancha de sofá de forma fácil e eficiente.

Para ajudá-lo nessa atividade, contamos com as sugestões da Ana Paula Barcena, sócia da Rede Natureza & Limpeza, empresa especializada em serviços de limpeza ecológica. Além das dicas para limpar o sofá, ainda preparamos informações extras de limpeza do dia a dia.

Dicas para tirar mancha de sofá

Para quem possui criança ou animais, tirar manchas do sofá é uma tarefa comum. Afinal, é inevitável ter sujeiras de café, chicletes e até urina de gato ou cachorro nesse item da casa.

Como tirar manchas de café do sofá

Derramou café no sofá? Evite o uso de produtos para limpar carpetes ou álcool em gel, pois esses dois produtos podem danificar ainda mais o tecido do móvel. Nesse caso, faça a limpeza do sofá com o uso de uma pedra de gelo sobre o local que foi afetado. Com o tempo, o tecido do sofá irá voltar para sua cor original.

Como tirar mancha de sangue do sofá?

Muitas pessoas acreditam no mito de que não é possível tirar sangue de superfícies de pano. Na verdade, a limpeza da mancha de sofá pode ser feita com a aplicação de água oxigenada no local. O ideal é deixar a substância agir por 15 minutos e, logo depois, passar um pano seco.

Como tirar mancha de chiclete do sofá?

Para retirada de chicletes, basta usar um secador de cabelo na sua temperatura máxima. Em seguida, é só tirar a goma com a ajuda de um plástico. Se permanecerem alguns farelos, você pode usar uma escovinha de cerdas macias, detergente e pano seco para remover.

Como tirar mancha de urina de animais do sofá?

Outra dúvida muito comum é como limpar o sofá em caso de urina de animais. Saiba que é possível tirar essas manchas com a ajuda de um produto solidificador. Depois, basta passar o aspirador de pó na área.

Confira mais dicas para o dia a dia

como tirar mancha de sofá

Além dessas orientações de como tirar a mancha de sofá, também preparamos outras recomendações que podem facilitar sua limpeza em roupas, carpetes e até peças de couro.

Como tirar manchas de vinho da roupa?

O primeiro passo é colocar sal e suco de limão em cima da mancha assim que o líquido cair na peça. Logo depois, você poderá esfregar normalmente com a ajuda de um sabão. Lembre-se de sempre conferir, na etiqueta da roupa, as contraindicações de substâncias.

Caso você esteja fora de casa e não for possível seguir as orientações acima, o ideal é colocar gelo sobre o tecido para que a bebida não seja absorvida. Quando chegar em casa, siga as instruções citadas para remover a marca indesejada.

Como remover manteiga de cadeiras?

Para remoção de substâncias de gordura, como é o caso da manteiga, basta aplicar talco no móvel. Se, mesmo assim, o resíduo não sair, tente passar um pano umedecido com água e sabão. Em seguida, lave as cadeiras e impermeabilize para evitar acidentes futuros.

Como tirar marca de sapato no carpete?

Esse tipo de situação pode acontecer em carpetes mais velhos que tenham acima de cinco anos de uso e nunca passaram por uma limpeza para remoção de ácaros e bactérias. Nesse caso, o mais indicado é a contratação de uma empresa especializada para fazer uma limpeza profunda e acabar com todos os germes.

Essa tarefa deve ser feita a cada seis meses para quem sofre de alergia e, no mínimo, uma vez por ano para quem não tem condições alérgicas. Além disso, também é necessário fazer a aspiração semanalmente, bem como evitar o uso de produtos que acumulem resíduos prováveis de manchar o carpete.

Como tirar manchas de peças de couro?

As peças de couro também exigem um cuidado especial na hora da limpeza. Evite limpar cadeiras, sofás, jaquetas e puffs que tenham o material com água, vinagre e condicionador de cabelo, visto que essas substâncias domésticas podem danificar o tecido e até formar rachaduras.

O ideal é fazer uma limpeza profunda com a ajuda de uma empresa que trabalhe com couro, pois a higienização correta trará a cor de volta sem rachaduras. Outra dica é: utilize o hidratante corporal na superfície do couro a cada 6 meses para que ele se mantenha hidratado.

Conheça o ZAP Imóveis e encontre a casa dos seus sonhos

Agora que você já sabe como tirar mancha de sofá em vários casos, que tal encontrar o imóvel dos sonhos com a ajuda do ZAP? Em nosso catálogo, você encontra casa, apartamentos, kitnets, lofts, salas comerciais e muitos outros espaços para alugar ou comprar.

Além disso, é possível contar com os nossos filtros de valores, tamanhos e quantidade de quartos, banheiros e vagas na garagem. Assim, você encontra, de forma mais rápida, o imóvel ideal para a sua necessidade.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas