Zap Móveis

Aprenda como tirar mofo do guarda-roupa

Como tirar mofo do guarda-roupa. Mulher segurando roupas.
Spread the love

Provavelmente, existem peças menos utilizadas no seu armário, como casacos, vestidos de festa, cobertores e edredons. Como elas ficam guardadas por bastante tempo, podem aparecer fungos. Por isso, é importante saber como tirar mofo do guarda-roupa.

Se você mantém o guarda-roupa fechado por um longo período, não é de se estranhar que ele acumule mofo com o tempo. Afinal, falta circulação de ar e entrada de luz solar.

O que é mofo e por que ele é prejudicial à saúde?

Primeiro, é importante saber o que é o mofo e por que você deve eliminá-lo do seu guarda-roupa para entender os riscos que ele causa. Esse estágio do bolor é formado por microrganismos vivos que vêm de esporos (unidades de reprodução de fungos).

Então, o que causa o mofo no guarda-roupa? Há diversos motivos! Os mais comuns são os ambientes úmidos, fechados e escuros que, devido à falta de circulação do ar, favorecem o aparecimento de fungos que geram o mofo. Porém, tudo também depende da região em que você mora.

Entender como tirar mofo do guarda-roupa é indispensável, pois ele pode desencadear problemas alérgicos e respiratórios, como eczema e dermatite atópica. Caso o ambiente seja bastante úmido, ainda há risco do surgimento de irritações e alergias nas membranas das mucosas dos olhos, no nariz, na garganta e na pele.

Essas complicações ainda podem causar inflamações que se estendem para sinusite, bronquite ou asma. Logo, deu para perceber que é fundamental aprender como evitar mofo no guarda-roupa, certo?

Como evitar o aparecimento de mofo no guarda-roupa?

De acordo com a consultora pessoal Heloisa Sundfeld, da Help Personal Assistant, para aprender como acabar com o mofo no guarda-roupa, a principal dica é, mensalmente, colocar as peças do armário no sol por alguns minutos e, sempre que for possível, deixar as portas do armário abertas para o ar circular.

Antes de guardá-las, deixe as peças em lugar bem ventilado, durante, pelo menos, uma hora, para elas esfriarem. Também verifique sempre a ventilação do guarda-roupa: quanto maior for a circulação de ar, menores são as chances de o mofo se manifestar.

Quais produtos usar para evitar o mofo?

Quer mais dicas sobre como tirar mofo do guarda-roupa? Alguns produtos disponíveis em mercados prometem auxiliar no combate à umidade dentro dos armários e na prevenção ao fungo. Normalmente, eles são vendidos em embalagens com borrifador e precisam apenas de um pano para espalhar a solução.

Uma dica interessante é usar bolas ou pó de sândalo. Entretanto, o cheiro forte delas pode causar desconforto a pessoas alérgicas. Você pode optar por soluções caseiras, como a utilização de pedaços de giz de lousa ou comprimido efervescente. “Eles ajudam a absorver a umidade”, acrescenta Heloisa.

Como tirar mofo do guarda-roupa. Imagem interna de um guarda-roupa.

Além disso, na maioria dos mercados, há uma variedade de potes antiumidade prontos para uso. Uma alternativa mais econômica é reutilizar as embalagens e comprar o cloreto de cálcio avulso, produto que fica na parte superior da peça e absorve a umidade.

O ideal é frequentemente limpar o ambiente com produtos adequados. O vinagre branco, o bicarbonato de sódio, o limão, o óleo de melaleuca, a água com sal, o álcool e a água oxigenada são excelentes opções para tirar mofo do guarda-roupa.

Como tirar o cheiro de mofo do guarda-roupa e das peças?

Provavelmente, você já conhece alguma misturinha para tirar o cheiro de mofo do guarda-roupa, então como tirá-lo das peças de roupas? A primeira dica é umedecer a região com água e água oxigenada, depois colocar a peça para secar em local com luz solar. Lembre-se de deixá-la esfriar antes de retorná-la ao armário.

Para o mofo em tecido branco ou de cor resistente, é recomendado deixar a peça de molho em uma solução de água e água sanitária, por uma pequena quantidade de tempo. Em tecido colorido, umedeça com suco de limão. Em tecido sintético ou seda, molhe em um banho de leite.

Como manter o mofo longe do guarda-roupa?

Tem como tirar mofo do guarda-roupa e prevenir que ele volte a aparecer: deixe o ar circular por todo o ambiente sempre que for possível. Nos períodos chuvosos, não deixe as janelas abertas, para evitar a entrada de mais umidade.

Para preservar suas roupas, o ideal é, quando o inverno chegar ao fim, colocar as peças de frio guardadas em embalagens herméticas com uma válvula para a retirada do ar. Assim, elas ficam protegidas da umidade e das temidas traças.

ZAP Blog: mais dicas para seu bem-estar!

Gostou de saber sobre como limpar o mofo de guarda-roupa? Esperamos que sim! É muito fácil evitar esse tipo de imprevisto no seu guarda-roupa. Visitando o blog do ZAP Imóveis, você encontra outras dicas indispensáveis para manter o ambiente da sua casa cada vez mais confortável. Confira!

Além de aprender como tirar mofo do guarda-roupa, no ZAP Imóveis, é possível buscar imóveis à venda ou para alugar. Utilize os filtros e separe os resultados a partir da faixa de preço, do metro quadrado e do número de quartos, banheiros e vagas.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas