Zap Móveis

Como evitar o mofo: não deixe ele se instalar no seu guarda-roupa

Como evitar o mofo
Spread the love

O cheiro de mofo ocorre em lugares úmidos e que ficam fechados por muito tempo, recebendo pouca ventilação. Dependendo da situação é preciso começar esvaziando o espaço todo, seja um ambiente, uma parede, armário, gaveta, enfim, tudo. O mofo pode provocar inclusive alergias respiratórias.  Tomando alguns cuidados, abra o ambiente para arejar, use máscaras e luvas para se proteger e mãos à obra. 

Leia também

+ Lavar cortina: como fazer a higienização correta

+ Escolhendo o guarda-roupa de criança para o quarto

O mofo em paredes e tetos pode ser resolvido misturando, num borrifador, partes iguais de água e água sanitária. Borrife e esfregue com uma bucha deixando agir por 20 minutos retirando bem com um pano úmido. Mas o problema é mesmo o guarda-roupa, comece esvaziando.

“Quando esvaziar, coloque uma vasilha com vinagre branco dentro do móvel por 24 horas. Depois, aproveite o mesmo vinagre e, com um pano úmido, aplique na madeira toda sem encharcar. Mantenha tudo aberto para secar bem antes de recolocar as coisas”, ensina a personal organizer Margarete Bernal.

Uma receita para limpar o mofo do guarda-roupas é usar água com vinagre branco

Mofo é sinônimo de umidade

Margarete ressalta que nunca é uma palavra que não existe quando o assunto é o famigerado mofo. Dependendo da região onde a umidade é alta, complica bastante, principalmente se a casa ficar num local pouco ventilado e estiver sempre fechada e, consequentemente, os armários também.

“É fundamental observar onde o guarda-roupa está posicionado, evitando paredes que fazem divisa com o banheiro ou com alguma área externa sujeita a umidade. Recomendo também manter o guarda-roupa afastado alguns centímetros da parede”.

Fique atento à umidade: ela facilita que o mofo apareça

Solução caseira para evitar mofo

Como Margarete já ensinou, uma receita simples de como evitar o mofo é misturar água com vinagre branco, na proporção de um para um. Basta passar a solução com um pano por todo o interior do armário, até nas gavetas. Se estiver com mofo, o procedimento deve ser feito uma vez por semana. 

“Depois de seco, aplicar uma camada de lustra-móveis sem cheiro em toda parte interna do móvel, para formar uma película protetora na madeira. Isso só se aplica em móveis de madeira natural”, detalha a profissional. 

As roupas fora de uso, como as peças de inverno que ficam guardadas por mais tempo, devem ser lavadas na mudança de estação ou antes do uso. Roupas de festas, casacos e afins da mesma forma, lavar, no mínimo, a cada seis meses.

Leia mais

+ Mesa embutida na parede: como e quando usar

+ Tapete para quarto: modelos e cuidados

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas