Zap Móveis

Como organizar a casa bagunçada com bebês e crianças pequenas

Como organizar a casa com crianças - Projeto PB Arquitetura - Foto: Eric Romero
Spread the love

Ter um cantinho da casa para as crianças brincarem e bagunçarem é o sonho dos pequenos e também dos pais. Mas, com os imóveis cada vez menores, nem sempre é possível reservar um espaço com essa finalidade. Mesmo não sendo uma missão simples, é possível manter a casa arrumada. Saiba como organizar a casa com bebês e crianças pequenas.

Leia mais

+ Colchão ideal: como fazer a escolha certa para uma boa noite de sono

+ 5 dicas para usar o vinagre na limpeza da casa e economizar

O ideal, segundo a arquiteta Priscila Tressino, do escritório PB Arquitetura, é que as casas com crianças tenham uma brinquedoteca para guardar brinquedos, livros e acessórios. “Isso não é uma tarefa fácil, principalmente por uma questão de espaço. Mas é possível manter a ordem com algumas ferramentas simples. Chamo de ‘cada coisa em seu lugar’. Caixas e cestos organizadores são bons para juntar coisas de um mesmo tipo, como blocos de montar, carrinhos e bonecas”, diz. Ela aponta que nichos de marcenaria planejados para brinquedos são uma alternativa de como organizar a casa e agregar na decoração. “Se tiverem uma coleção, ficam lindo todos expostos e organizados”, completa.

Decoração deve manter todos os elementos dentro de uma mesma paleta de cores – Projeto: PB Arquitetura – Foto: Eric Romero

Quarto da bagunça decorado

Manter todos os elementos dentro de uma mesma paleta de cores e do mesmo estilo é uma dica para conciliar brinquedos ao tema da decoração. “É possível viajar desde o provençal, clássico de tons neutros, até os mais rústicos, ou lúdicos e coloridos. O enxoval de cama, como almofadas, cortinas, papel de parede, deve seguir uma mesma padronização”, explica.

A organização deve mudar conforme as crianças vão crescendo. “Como elas ganham mais autonomia, uma sugestão é colocar os objetos ao alcance delas, sem abrir mão da segurança. Isto é a principal proposta do método Montessoriano. Livros e brinquedos ficam expostos em locais baixos, caminha no chão, cadeirinhas e mesas do tamanho apropriado, para incentivar o uso”, afirma. 

Método Montessoriano propõe colocar objetos ao alcance das crianças com segurança – Projeto: PB Arquitetura – Foto: Eric Romero

Organização do tempo e do espaço na educação infantil

Ter uma brinquedoteca garante mais tranquilidade em relação à bagunça. “Podem bagunçar à vontade porque é um lugar feito para isso. É só fechar a porta e não vai atrapalhar a decoração”, pontua. Porém, ainda assim, deve-se educar as crianças quanto a organização. “Eduque as crianças desde cedo com o princípio de ‘cada coisa em seu lugar’. Se eles aprenderem a brincar e guardar, todo mundo sai ganhando. Torne a hora de guardar uma brincadeira. As crianças aprendem tudo com uma facilidade enorme. E o hábito se fortalece com constância e paciência”, conclui.

Leia também

+ Como escolher modelos de cortinas para casa

+ Cuide da sua saúde mental harmonizando os ambientes da casa

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas