Zap Móveis

Especialistas em organização dão dicas para manter a casa arrumada

Spread the love
Armário organizado pela especialista Silvia Balbi, da OZ! (Foto: Divulgação)

Armário organizado pela especialista Silvia Balbi, da OZ! (Foto: Divulgação)

Rio de Janeiro – A casa está uma bagunça e você não tem tempo e nem sabe por onde começar a organizá-la. Além disso, é comum nessas horas bater aquela preguiça e a vontade de deixar a arrumação para o dia seguinte. Mas há especialistas, conhecidos como personal organizers, que prometem dar um jeito na bagunça toda. Depois de fazer uma avaliação do ambiente e da rotina do morador, eles traçam um plano de arrumação. E dão dicas para manter a organização da casa.

“O segredo da organização é manter cada coisa em seu lugar. Ao entrar em casa, por exemplo, é importante que você tenha um lugar especifico para deixar a bolsa. Temos que tentar dar funcionalidade aos ambientes. Assim, mesmo quando você estiver no escuro, vai conseguir encontrar o que procura”, explica a personal organizer Silvia Balbi, parceira da OZ!, Sistemas de Organização.

De todos os cômodos e móveis da casa, Maria Silvia aponta a área de serviço e os armários como os mais difíceis de organizar. Segundo ela, os espaços pequenos tendem a perder a funcionalidade pela dificuldade de encontrar móveis em tamanhos adequados. Já os armários, por terem a capacidade de esconder entulhos, acabam se tornando vilões para os que não têm tempo ou vontade de arrumar a casa. Luciana Menezes, personal organizer há quatro anos, acrescenta outros aposentos que apresentam problemas de organização por parte de quem a procura.

“Geralmente, o quarto e a cozinha são cômodos difíceis de manter organizados, por serem ambientes de uso de rotina. Alguns materiais podem facilitar a organização da casa. Caixas com divisórias para guardar papéis e pequenos objetos; sacos de TNT para proteger roupas; cestos e cabides específicos para cada tipo de roupa são alguns acessórios que podem ajudar”, alerta Luciana Menezes.

Arrumação de sapatos em armário pela personal organizer Silvia Balbi, da OZ!

Arrumação de sapatos em armário pela personal organizer Silvia Balbi, da OZ!

Se desapegar de contas antigas, recados escritos em guardanapos e apontantamentos em papéis avulsos, que surgem sem se saber a origem, é problemático para alguns. Sílvia Balbi propõe uma limpeza geral do que não serve mais. O que pode ser bastante difícil, mas não custa, ao menos, tentar.

“É impressionante a quantidade de papel que as pessoas costumam guardar. Para dar uma sensação de organização, algumas delas começam a empilhar as coisas. Mas isso não ajuda, pelo contrário. Pois vai ser difícil encontrar algo no meio do entulho. Para isso, é bom ter pastas. Uma para contas, outra para desenhos dos filhos, para cartas ou projetos”, aconselha a especialista em organização.
 
Por mais que alguns já saibam o que e como fazer para manter a casa arrumada, o fato é que a falta de tempo e a preguiça básica pode complicar toda a organização dos ambientes. Por isso, antes de esconder sapatos e roupas debaixo da cama ou jogá-los de qualquer forma dentro do armário para receber uma visita de surpresa, uma boa dica é ter alguns apetrechos – como os indicados por Silvia Balbi e Luciana Menezes – para facilitar a arrumação ou um especialista para ensinar a manter sempre a casa em ordem.

Quer saber mais? Siga o ZAP no Twitter

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas