Zap Móveis

Self storage: antiga solução para pouco espaço está de cara nova

Self storage
Spread the love

O que mudança e reforma têm em comum? Nas duas situações exploramos cada cantinho da casa. Nas reformas evitamos que os objetos fiquem expostos a sujeira e na mudança nos desfazemos ou não de parte do mobiliário. Só que às vezes não temos como tirar um móvel do ambiente que está sendo reformado ou não queremos nos desfazer de uma mesa, cama ou armário. A solução? Mais espaço. É aqui onde entra o self storage. 

Como conseguir mais espaço? 

A publicitária Isabela Crepaldi encontrou a resposta quando precisou justamente passar por uma mudança. Durante o início do isolamento por conta da pandemia do coronavírus, ela devolveu o apartamento que alugava para morar com o namorado. Como parte da mobília não caberia na nova casa, Isabela adotou o serviço de self storage, que é o aluguel de um box para guardar objetos. “Foi uma alternativa para colocar quase todas as minhas coisas e vir para cá com poucos objetos. Eu só retirei o que precisava depois que me mudei”, disse.

Na verdade o serviço de self storage não é novo. Ele se popularizou nos Estados Unidos por volta dos anos 60 e, de acordo com dados da Self Storage Association, existem pelo mundo mais de 59.500 serviços para guardar objetos em boxes. Nos dias de hoje a tecnologia deu outra cara para esta solução, promovendo uma série de facilidades. No Brasil, a Associação Brasileira de Self Storage (Asbrass) representa as empresas voltadas para essa área. A entidade busca promover o setor e garantir a regulamentação e a integração entre os operadores do mercado.

Self storage nos dias de hoje: adeus ao cadeado físico

Para guardar seus móveis, Isabela alugou um box da M3storage. Dois motivos foram decisivos para a escolha da empresa: a oferta de um serviço online e a localização do box.  “A primeira coisa que busquei foi que estivesse em um lugar fácil de chegar, que eu conseguisse ir sozinha, estacionasse o carro de uma forma tranquila. O que aluguei especificamente fica no estacionamento de um supermercado”, comenta a publicitária. 

A M3storage surgiu no Chile e hoje tem presença na Colômbia e no Brasil. Luciano Montenegro, Country Manager da empresa, explica que a M3 é completamente digital. “A pessoa entra no site, escolhe o box, clica como se fosse um carrinho de compras e faz o pagamento. Depois que o contrato para locar o espaço é aceito, ela baixa o aplicativo, que é o cadeado digital, e já pode usar o box”, explica. Por meio do aplicativo, é possível cadastrar o CPF de outras pessoas para liberar o acesso delas ao box. Isabela usou dessa vantagem. “Minha cunhada foi buscar uma mesa e não precisei ir junto. De casa, usei o aplicativo para dar acesso a ela”, conta. 

A empresa instala seus boxes em espaços ociosos de prédios corporativos, grande varejo, hotéis e shoppings center, buscando estar mais dentro da cidade. “Diferente dos self storages tradicionais, que ficam nas grandes marginais ou afastados das grandes cidades, o nosso modelo é completamente diferente, a gente fica dentro da cidade”, diz Luciano. 

Self Storage: unidade da M3 na Faria Lima

Boxes da M3storage, unidade na Faria Lima, em São Paulo

Funcionamento, higienização e segurança

Luciano explica que o horário de acesso aos boxes acompanha o horário de cada estabelecimento. O contrato de aluguel de um espaço é para um mês inteiro. O valor de locação muda de acordo com algumas variáveis, entre elas: 

  • Tamanho do box que a pessoa deseja alugar 
  • Onde ele está localizado
  • Qual a categoria do seguro oferecido que será contratada.

Os boxes também são periodicamente higienizados. “Com frequência a gente faz manutenção e limpeza dos boxes. Temos sprinkler, sensor de fumaça, controle de pragas e monitoramento 24 horas por câmeras”, afirma Luciano. Além das pessoas que estão de mudança ou realizando reformas, quem tem pouco espaço em casa e até mesmo empresas, alugam um box. “No caso das empresas, elas geralmente alugam para guardar arquivo morto, brindes ou estoques”, exemplifica Luciano.

Para ficar atento: ao alugar um box de uma empresa de self storage, os contratos de seguro são obrigatórios. Ao escolher uma empresa, tire todas as dúvidas sobre cobertura e opções de upgrade. 

Leia mais:

+ Pets: perfil de moradia dos brasileiros que têm um bichinho de estimação

+ Conheça 10 truques que facilitam a limpeza da casa

+ Como escolher o sofá ideal para sala pequena

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas