Zap Móveis

Vizinhos barulhentos em apartamento: descubra como lidar

vizinhos barulhentos - imagem de pessoa incomodada com barulho
Spread the love

Conviver com vizinhos barulhentos é um grande desafio. O incômodo causa irritação, interfere no sono e atrapalha a concentração. Diante desse tipo de situação, o que pode ser feito?

Se você está se fazendo essa pergunta, chegou ao lugar certo! Existem diversas maneiras que podem resolver o problema de vizinho barulhento no apartamento. Contudo, é preciso saber exatamente o que diz a legislação e a quem recorrer.

Para ajudar você com essa tarefa, preparamos este conteúdo exclusivo. Prossiga com a leitura e descubra como lidar com vizinhos barulhentos. Afinal, esse problema é mais comum do que se imagina, principalmente em condomínios. Vamos lá? 

Como lidar com vizinho barulhento

Em primeiro lugar, quando falamos sobre vizinhos barulhentos, é preciso analisar a origem e o tipo de ruído. Por exemplo, não é possível controlar o choro de bebês. Além disso, será que vale mesmo a pena reclamar de uma festa pontual?

Por outro lado, barulhos recorrentes e que podem ser evitados são difíceis de tolerar. Nesses casos, procurar resolver a situação é importante. Entretanto, é preciso manter a calma nesse momento. Isso porque agir com grosseria e no calor da emoção pode gerar brigas e agravar o conflito com o vizinho. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas que ajudarão você a lidar com vizinhos barulhentos. A seguir, confira as nossas sugestões e saiba o que fazer nesse tipo de situação.

Converse com o vizinho

A melhor forma de como resolver vizinho barulhento é por meio do diálogo. Você pode se surpreender com o efeito gerado pela conversa. Para tanto, lembre-se de ser respeitoso e evite ser agressivo, por mais que esteja chateado.

Às vezes, o vizinho barulhento não está agindo com intenção de incomodar e talvez nem tenha percebido que está criando uma situação conflituosa. Nesses casos, apenas o diálogo costuma resolver o problema.

Procure o síndico

Se o diálogo não resolver, vale procurar o síndico para registrar a reclamação de vizinho barulhento. Explique a situação detalhadamente e, se possível, forneça provas. Investigue se outros moradores do prédio também estão incomodados e tente mobilizá-los para que eles também se juntem à causa.

Assim, a reclamação ganhará um peso maior, e o síndico perceberá que o problema é, de fato, grave. Normalmente, os condomínios possuem regras próprias e podem aplicar multas caso o barulho seja recorrente.

Junte provas

Para lidar com vizinhos barulhentos, é fundamental juntar provas. Dessa forma, você consegue colher registros do problema na hora de formalizar a reclamação. Para tanto, faça gravações de áudios e vídeos pelo smartphone, por exemplo. 

Invista em isolamento acústico

Existem janelas com isolamento acústico que reduzem de forma significativa o som externo. Caso tenha acabado de comprar o apartamento, vale considerar essa opção. A parede de drywall também costuma ser eficiente para diminuir os ruídos dos vizinhos.

Acione a Justiça

O artigo 42 da Lei nº 3.688 prevê que todo cidadão está suscetível ao pagamento de multa se perturbar o sossego alheio. Portanto, se o problema dos vizinhos barulhentos está fora de controle, vale acionar a Justiça para resolver a situação de vez.

Porém, lembre-se de que é fundamental que você tenha provas e argumentos bem construídos. Do contrário, é possível que você perca a causa e tenha que arcar com os prejuízos da ação.

O que você não deve fazer

vizinhos barulhentos - imagem de pessoa tampando o ouvido por conta de barulho

Diante de uma situação estressante, é comum responder de forma emocional e até mesmo agressiva. Sabendo disso, reunimos algumas práticas que você não deve ter ao lidar com vizinhos barulhentos. Confira.

Expor nas redes sociais

Expor o vizinho barulhento nas redes sociais ou no grupo de condomínio do WhatsApp pode ser usado como prova judicial contra você ou até mesmo em ações contra calúnia. Por isso, evite compartilhar o conflito para o público e pessoas que não estejam envolvidas.

Revidar na mesma proporção

Revidar o conflito e provocar barulho proposital apenas dificulta a busca pela solução e agrava o problema. Além disso, ao agir dessa maneira, você pode perturbar outros moradores do imóvel que não estão envolvidos na situação.

Como evitar vizinhos barulhentos?

Uma boa tática para evitar vizinhos barulhentos é procurar conhecer bem o local no momento em que está visitando imóveis para alugar ou comprar. Converse com os moradores do prédio e avalie o perfil dos inquilinos.

Caso note algum sinal de que aquele local pode oferecer problemas de qualquer natureza, descarte-o e prossiga com a busca. Vale também conhecer o regulamento interno antes da mudança.

Trabalha em home office e o silêncio é fundamental para você? Nesse caso, considere investir em isolamento acústico. Sobretudo, lembre-se de ser sempre gentil e respeitoso com os vizinhos. A busca pela convivência harmoniosa deve ser alimentada e constante.

Encontre o apartamento ideal no ZAP Imóveis!

Agora que você já sabe como lidar e evitar vizinhos barulhentos, está pronto para iniciar a busca pelo apartamento dos sonhos? Para tanto, conte com o ZAP Imóveis! Em nossa plataforma, você encontra centenas de anúncios de imóveis de todos os tipos.

Caso esteja interessado em alugar um apartamento, é possível personalizar a busca de acordo com as suas expectativas. Por exemplo, utilize o filtro “Pets” para localizar propriedades que aceitam a convivência com bichinhos de estimação. Viu como é fácil? Experimente a nossa ferramenta hoje mesmo!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas