Zap Móveis

Saiba o que fazer para manter um arranjo de flores por mais tempo

arranjo de flores
Spread the love
arranjo de flores
Dicas básicas ajudam a manter o arranjo por mais tempo (Foto: Shutterstock)

As flores naturais tornam os ambientes da casa mais bonitos, charmosos e cheios de vida. Embora elas tenham um tempo de duração limitado, é possível fazer algumas coisas para que seu arranjo fique vivo e belo por mais alguns dias.

+ Aprenda a decorar sua casa com flores naturais

+ Saiba quais flores colocar na varanda para trazer boas energias

A decoradora e florista da L&A Decorações, Lane Brancato, diz que o primeiro passo é a escolha da flor. “É importante procurar pela mais fechada, ou seja, aquela que foi colhida há menos tempo. Isso garante uma durabilidade maior da flor ou do arranjo”.

Lane lembra que as flores tropicais têm um tempo maior de vida e são mais resistentes. A helicônia, alpínia e estrelícia são alguns exemplos. Dentre as tradicionais, as que duram mais são astromélia, lírio e folhagem de um modo geral.

O local dos vasos também é um fator importante e devem ficar em ambientes que recebam iluminação natural, de forma indireta, e que não seja tão abafado. “O ideal é que fiquem próximos a uma janela, e não em um ambiente escuro ou somente onde haja iluminação artificial. O ar-condicionado resseca o ambiente e por consequência as flores, diminuindo muito a sua durabilidade se mantida no mesmo local”, orienta Lane.

flores azuis
Flores azuis na decoração da mesa (Foto: L&A Decorações)

Cuidados em casa

Não é preciso muito esforço para cuidar e deixar as flores lindas por até um mês. A primeira dica é um complemento da escolha da flor. A decoradora diz que é melhor optar por flores plantadas porque as flores de corte são mais utilizadas para elaboração de arranjos e, além disso, duram em média uma semana.

“As flores que vem plantadas em vasos, como a orquídea, por exemplo, duram cerca de um mês”, comenta.

A segunda dica é no manejo das flores e você precisa apenas de uma tesoura ou faca. “A cada três dias deve-se cortar aproximadamente 1 cm do cabo da flor, na diagonal, para que ela consiga absorver mais água e se manter hidratada”, conta Lane.

É preciso cuidar da água, que é um fator importante. A terceira dica serve, também, para os tempos de economia. Misture uma colher de sopa de água sanitária no vaso onde serão colocadas as flores. Isso vai garantir água limpa por mais tempo, evitando a troca constante.

A astromélia é uma das plantas que duram mais (Foto: L&A Decorações)
A astromélia é uma das plantas que duram mais (Foto: L&A Decorações)

Serviço de manutenção

Para aqueles que preferem chamar um profissional para cuidar dos arranjos, também é possível. Segundo Lane, o serviço é oferecido semanalmente, já que esse é o período médio de durabilidade de um arranjo.

As flores utilizadas não costumam ser especificadas, pois algumas são de época, ou não tem uma durabilidade confiável para ser utilizada. “O estilo do cliente é traçado na contratação do serviço e o bom gosto na escolha das flores e na elaboração do arranjo fica a critério da empresa”, diz Lane.

É um serviço que não pesa muito no bolso para quem gosta de ter flores sempre em casa. Os preços variam entre R$ 50 e R$ 100 por semana.

Veja também:

+ Conheça as plantas que podem melhorar o ar da casa

+ Transforme potes de molhos em vasos de flores sem gastar dinheiro

Decore sua casa com orquídeas e deixe os ambientes mais charmosos

+ Aprenda a transformar a varanda em jardim

+ Veja como utilizar plantas “fakes” na decoração

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas